Estudo para a capacitação profissional - análise das não conformidades das solicitações de hemocomponentes aos Serviços de Hemoterapia no Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Maria Eny Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17155/tde-24022021-115020/
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar os pedidos de componentes sanguíneos e identificar as não-conformidades. Foram avaliados os pedidos encaminhados para dois hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro, de janeiro a dezembro de 2012. A metodologia foi desenvolvida de acordo com o modelo de pesquisa ex post facto, descritivo, com a evolução da técnica do estudo qualitativo e quantitativo. Nós também fizemos uma pesquisa para identificar como as escolas de medicina oferecem o curso de hemoterapia, como um curso separado, nas grades curriculares, no Brasil. Somente três instituições de ensino superior têm hemoterapia em seus currículos a nível nacional, como disciplina isolada, e no Rio de Janeiro apenas um (UFRJ). Foi aplicado um questionário entre estudantes de medicina (n = 146) e os resultados indicaram que 99,32% ≤ µ (9,3) obteve taxa de sucesso inferior ou igual à média das pontuações para os 95% (8, 4-10,2 p ≤ 0,05). Em relação à coleta de dados de não-conformidades o HOSP1 recebeu apenas 3,76% dos pedidos conformes e HOSP2 12,94%. Em relação às categorias dos diferentes profissionais, as não-conformidades foram de 100% para R1, de 88,89% para R2, de 87,09% para R3 e 94,1% para os Staff. Conclui-se que existem graves deficiências na formação de profissionais em nível acadêmico e institucional. Alterações urgentes na estrutura dos cursos de medicina são necessários para melhorar a formação em hemoterapia. Essas modificações devem incluir um conjunto de ações pedagógicas relacionadas com o planejamento institucional que visa o desenvolvimento integral dos profissionais.
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spelling Estudo para a capacitação profissional - análise das não conformidades das solicitações de hemocomponentes aos Serviços de Hemoterapia no Estado do Rio de JaneiroStudy for vocational training - analysis of non-compliance of requests to blood products hemotherapy services in Rio de Janeiro stateBlood components applicationsCapacitação profissionalHigher education institutionsInstituições de ensino superiorNão conformidadesNon-complianceProfessional trainingSolicitações de hemocomponentesO objetivo deste trabalho foi estudar os pedidos de componentes sanguíneos e identificar as não-conformidades. Foram avaliados os pedidos encaminhados para dois hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro, de janeiro a dezembro de 2012. A metodologia foi desenvolvida de acordo com o modelo de pesquisa ex post facto, descritivo, com a evolução da técnica do estudo qualitativo e quantitativo. Nós também fizemos uma pesquisa para identificar como as escolas de medicina oferecem o curso de hemoterapia, como um curso separado, nas grades curriculares, no Brasil. Somente três instituições de ensino superior têm hemoterapia em seus currículos a nível nacional, como disciplina isolada, e no Rio de Janeiro apenas um (UFRJ). Foi aplicado um questionário entre estudantes de medicina (n = 146) e os resultados indicaram que 99,32% ≤ µ (9,3) obteve taxa de sucesso inferior ou igual à média das pontuações para os 95% (8, 4-10,2 p ≤ 0,05). Em relação à coleta de dados de não-conformidades o HOSP1 recebeu apenas 3,76% dos pedidos conformes e HOSP2 12,94%. Em relação às categorias dos diferentes profissionais, as não-conformidades foram de 100% para R1, de 88,89% para R2, de 87,09% para R3 e 94,1% para os Staff. Conclui-se que existem graves deficiências na formação de profissionais em nível acadêmico e institucional. Alterações urgentes na estrutura dos cursos de medicina são necessários para melhorar a formação em hemoterapia. Essas modificações devem incluir um conjunto de ações pedagógicas relacionadas com o planejamento institucional que visa o desenvolvimento integral dos profissionais.The objective of this work was to study the blood component requests and identify the nonconformities. We evaluated the requests send to 2 public hospitals in the state of Rio de Janeiro, from January to December 2012. The methodology was developed in accordance with the research model ex post facto, descriptive, with the evolution of qualitative and quantitative study of the technique. We also made a survey to identify if medical schools offer hemotherapy as a separate course in Brazil. Only three higher education institutions have hemotherapy in their curricula nationwide and in Rio de Janeiro, only one (UFRJ). We applied a questionnaire among medical students (n = 146) and the results indicated that 99.32% ≤ µ (9.3) achieved success rate below or equal to the average of the scores for the 95% (8, 4 to 10.2 p ≤0,05). Regarding the data collection of nonconformities HOSP1 received only 3.76% of compliant requests and HOSP2 12.94%. Regarding the different professionals the nonconformities were 100% for R1, 88,89% for R2, 87,09% for R3 and 94,1% for Staff members. We concluded that there are severe deficiencies in the training of professionals in the academic and institutional level. Urgent modifications in the structure of medical courses are needed to improve training in hemotherapy. These modifications must include a set of pedagogical actions related to institutional planning aimed at the integral development of professionals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimoes, Belinda PintoQueiroz, Maria Eny Vargas2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17155/tde-24022021-115020/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-05T16:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-24022021-115020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-05T16:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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