Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luis Gustavo Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-05092023-165235/
Resumo: Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socio-educacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar Custo de Vida, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos.
id USP_892dfd3797839aa055a3c7bf65f5cd06
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092023-165235
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias AtivasReflections and Practices for a Transformative Education: Reports of Mathematics Teaching Experiences through Active Learning.Active methodologiesAprendizagem matemáticaIntegrated projectsMath learningMetodologias ativasPrática transformadaProjetos integradosTransformed practiceReflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socio-educacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar Custo de Vida, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos.Reflections and Practices for a Transformative Education, joining a huge academic debate about the need for change in education, comes to question, raise, reflect, and describe educational experiences, especially on math teaching in middle school. Aiming to develop an autonomy of personalized math learning and provide a critical view of the students considering the inter-relation between school and society, this work talks about the process of elaboration, application and analysis of activities using active methods in different models of teaching. Hence, this work brings a critical and theoretical analysis about the applications of these methods, considering the social and educational differences in Brazil. In addition, it provides lesson plans and projects that involve active methodologies on learning math that can be adapted for a diversity of contexts. In this dissertation, the project Cost of Living is a highlight, chosen as main analysis material, being its purpose to produce a family plan based on specific variables. Through the analysis of content and qualitative research, it could be noticed how collaboration projects and teacher mediation impact on proposal development, autonomy, and students learning. Finally, it appears that learning with integrated projects favors a resignification of what is being worked on and proposed and provides a transformed practice for studentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZapata, Juan Fernando ZapataSoares, Luis Gustavo Marques2023-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-05092023-165235/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-05092023-165235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Reflections and Practices for a Transformative Education: Reports of Mathematics Teaching Experiences through Active Learning.
title Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
spellingShingle Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Soares, Luis Gustavo Marques
Active methodologies
Aprendizagem matemática
Integrated projects
Math learning
Metodologias ativas
Prática transformada
Projetos integrados
Transformed practice
title_short Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
title_full Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
title_fullStr Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
title_full_unstemmed Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
title_sort Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
author Soares, Luis Gustavo Marques
author_facet Soares, Luis Gustavo Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zapata, Juan Fernando Zapata
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luis Gustavo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Active methodologies
Aprendizagem matemática
Integrated projects
Math learning
Metodologias ativas
Prática transformada
Projetos integrados
Transformed practice
topic Active methodologies
Aprendizagem matemática
Integrated projects
Math learning
Metodologias ativas
Prática transformada
Projetos integrados
Transformed practice
description Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socio-educacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar Custo de Vida, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-05092023-165235/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-05092023-165235/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256744698314752