Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Celso Alberto Saibel
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22082024-100633/
Resumo: Sistemas maciçamente paralelos baseados no paradigma de passagem de mensagens apresentam-se como uma das principais alternativas para alcançar um grande desempenho com baixos custos. Um dos principais fatores limitantes de desempenho nestas estruturas é a latência da rede interconexão. Este trabalho apresenta um algoritmo de roteamento adaptativo para redes em malha tridimensional, com características de ausência de travamentos e bloqueios ativos, que tenta reduzir a latência pela utilização equilibrada das ligações e dos canais virtuais. Foram realizadas diversas simulações com o objetivo de determinar a influência do tamanho das mensagens, do número de canais virtuais implementados e da política de seleção de saída no comportamento do algoritmo. Foram traçadas curvas de latência média para os diferentes padrões de tráfego aplicados, as quais foram usadas na comparação do algoritmo adaptativo proposto com o tradicional algoritmo estático ordenado por dimensões.
id USP_89b08e0a249b9b12e711c542516c4100
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082024-100633
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.Untitled in englishAlgorithmsAlgoritmosSistemas maciçamente paralelos baseados no paradigma de passagem de mensagens apresentam-se como uma das principais alternativas para alcançar um grande desempenho com baixos custos. Um dos principais fatores limitantes de desempenho nestas estruturas é a latência da rede interconexão. Este trabalho apresenta um algoritmo de roteamento adaptativo para redes em malha tridimensional, com características de ausência de travamentos e bloqueios ativos, que tenta reduzir a latência pela utilização equilibrada das ligações e dos canais virtuais. Foram realizadas diversas simulações com o objetivo de determinar a influência do tamanho das mensagens, do número de canais virtuais implementados e da política de seleção de saída no comportamento do algoritmo. Foram traçadas curvas de latência média para os diferentes padrões de tráfego aplicados, as quais foram usadas na comparação do algoritmo adaptativo proposto com o tradicional algoritmo estático ordenado por dimensões.Massively parallel processing systems based on the message passing paradigma are a good choice to obtain high performance by low cost. A constraint fator of those architectures is the interconnection network latency. This work presents a deadlock e livelock free algorithm for three-dimensional meshes in which latency is reduced by balancing the use of links and virtual channels. Simulations were run to determine the influence of the following parameters on the algorithm performance message length, number of virtual channels and output selection policy. The algorithm was applied under several traffic pattern conditions and the corresponding mean latency curves were traced. These curves allowed the comparison of the proposed algorithm to the well known dimension ordered algorithm.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuffo, Joao AntonioSantos, Celso Alberto Saibel1994-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22082024-100633/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T13:35:03Zoai:teses.usp.br:tde-22082024-100633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T13:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
Untitled in english
title Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
spellingShingle Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
Santos, Celso Alberto Saibel
Algorithms
Algoritmos
title_short Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
title_full Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
title_fullStr Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
title_full_unstemmed Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
title_sort Um algoritmo de roteamento adaptativo em malhas tridimensionais.
author Santos, Celso Alberto Saibel
author_facet Santos, Celso Alberto Saibel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuffo, Joao Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Celso Alberto Saibel
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithms
Algoritmos
topic Algorithms
Algoritmos
description Sistemas maciçamente paralelos baseados no paradigma de passagem de mensagens apresentam-se como uma das principais alternativas para alcançar um grande desempenho com baixos custos. Um dos principais fatores limitantes de desempenho nestas estruturas é a latência da rede interconexão. Este trabalho apresenta um algoritmo de roteamento adaptativo para redes em malha tridimensional, com características de ausência de travamentos e bloqueios ativos, que tenta reduzir a latência pela utilização equilibrada das ligações e dos canais virtuais. Foram realizadas diversas simulações com o objetivo de determinar a influência do tamanho das mensagens, do número de canais virtuais implementados e da política de seleção de saída no comportamento do algoritmo. Foram traçadas curvas de latência média para os diferentes padrões de tráfego aplicados, as quais foram usadas na comparação do algoritmo adaptativo proposto com o tradicional algoritmo estático ordenado por dimensões.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22082024-100633/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22082024-100633/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090994005606400