As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-20072009-180604/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações comunicacionais da Universidade de São Paulo (USP) com seus públicos visitantes, por meio do estudo de seus perfis socioeconômicos e de suas representações sobre a instituição a partir de uma metodologia comparativa desenvolvida para responder às questões formuladas. Para tanto, o estudo se baseou nas idéias e nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici. A partir de questionários e outros instrumentos, o estudo detectou diferentes representações entre os públicos visitantes da USP (físicos e virtuais, incluindo os leitores-visitantes) a partir das formas como se relacionam com a instituição por meio do Centro de Visitantes ou do Portal da Universidade na Internet , assim como as representações da instituição que foram publicadas pela imprensa durante a greve de 2007. |
id |
USP_8a1756b1efc427ef7b3ed289b2395636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20072009-180604 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensaAs representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensaComunicação SocialHistóriaHistoryInteractivityInteratividadeLeitores-VisitantesReaders-VisitorsRepresentaçõesRepresentationsSocial CommunicationEsta pesquisa teve como objetivo analisar as relações comunicacionais da Universidade de São Paulo (USP) com seus públicos visitantes, por meio do estudo de seus perfis socioeconômicos e de suas representações sobre a instituição a partir de uma metodologia comparativa desenvolvida para responder às questões formuladas. Para tanto, o estudo se baseou nas idéias e nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici. A partir de questionários e outros instrumentos, o estudo detectou diferentes representações entre os públicos visitantes da USP (físicos e virtuais, incluindo os leitores-visitantes) a partir das formas como se relacionam com a instituição por meio do Centro de Visitantes ou do Portal da Universidade na Internet , assim como as representações da instituição que foram publicadas pela imprensa durante a greve de 2007.This research had as objective to analyze the comunicacionais relations of the University of São Paulo (USP) with its visitant publics, through of the study of theirs socials and economics profiles and of theirs representations on the institution from a comparative methodology developed to answer to the formulated questions. The study was based on ideas and concepts of social representations of Serge Moscovici. From questionnaires and other instruments, the study detected different visions between the visitant publics of the USP (personal and virtual visitors, including the readers-visitors) from the forms as they relate with the institution through of the Visitors Centre or of the Portal of the University on the Internet , as well the representations of the institution that were published by the press in the time of the turn-out occurred in 2007.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPProenca, Jose LuizMartins, Leandra Rajczuk2008-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-20072009-180604/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-20072009-180604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
title |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
spellingShingle |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa Martins, Leandra Rajczuk Comunicação Social História History Interactivity Interatividade Leitores-Visitantes Readers-Visitors Representações Representations Social Communication |
title_short |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
title_full |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
title_fullStr |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
title_full_unstemmed |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
title_sort |
As representações da USP nos seus públicos visitantes e na imprensa |
author |
Martins, Leandra Rajczuk |
author_facet |
Martins, Leandra Rajczuk |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Proenca, Jose Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Leandra Rajczuk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Social História History Interactivity Interatividade Leitores-Visitantes Readers-Visitors Representações Representations Social Communication |
topic |
Comunicação Social História History Interactivity Interatividade Leitores-Visitantes Readers-Visitors Representações Representations Social Communication |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações comunicacionais da Universidade de São Paulo (USP) com seus públicos visitantes, por meio do estudo de seus perfis socioeconômicos e de suas representações sobre a instituição a partir de uma metodologia comparativa desenvolvida para responder às questões formuladas. Para tanto, o estudo se baseou nas idéias e nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici. A partir de questionários e outros instrumentos, o estudo detectou diferentes representações entre os públicos visitantes da USP (físicos e virtuais, incluindo os leitores-visitantes) a partir das formas como se relacionam com a instituição por meio do Centro de Visitantes ou do Portal da Universidade na Internet , assim como as representações da instituição que foram publicadas pela imprensa durante a greve de 2007. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-20072009-180604/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-20072009-180604/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090893775372288 |