Elaboração do custo alvo no desenvolvimento de produtos automotivos pela análise funcional da engenharia do valor.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19022024-104134/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para a elaboração do Custo-Alvo de produtos automotivos através da Análise Funcional da Engenharia do Valor aplicada na fase de desenvolvimento do produto. A determinação desse Custo-Alvo de um veículo é o somatório dos Custos-Alvo dos seus Grupos de Projeto, tais como motor, eixos, freios, suspensão, quadro, arrefecimento, carroceria, elétrica, entre outros. Esse Custo-Alvo visa atender o Preço-Alvo e o Lucro-Alvo do produto. Baseando-se em um modelo de um veículo comercial que está em fabricação e tomando seus custos por Grupos de Projeto, distribui-se funcionalmente os custos por Grupos de Componentes que formam cada Grupo de Projeto. Isto é feito através da Análise Funcional da Engenharia do Valor com o estudo das principais funções dos componentes, com a determinação dos seus Graus de Necessidades e a distribuição dos custos dos componentes por suas funções que foram definidas. Como resultado, obtêm-se os custos por funções para o determinado Grupo de Projeto. Esses custos são estabelecidos como Custos-Alvo e servem de referência para o projeto de novos produtos. Como aplicação, demonstram-se dois estudos de caso. Esta metodologia tem como objetivo conciliar inovação, mínimo custo e desempenho técnico satisfatório. |
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Elaboração do custo alvo no desenvolvimento de produtos automotivos pela análise funcional da engenharia do valor.Untitled in englishAutomotive industryCusto industrialDesenvolvimento de produtosEngenharia e análise do valorEngineering and value analysisIndústria automobilísticaIndustrial costProduct developmentEste trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para a elaboração do Custo-Alvo de produtos automotivos através da Análise Funcional da Engenharia do Valor aplicada na fase de desenvolvimento do produto. A determinação desse Custo-Alvo de um veículo é o somatório dos Custos-Alvo dos seus Grupos de Projeto, tais como motor, eixos, freios, suspensão, quadro, arrefecimento, carroceria, elétrica, entre outros. Esse Custo-Alvo visa atender o Preço-Alvo e o Lucro-Alvo do produto. Baseando-se em um modelo de um veículo comercial que está em fabricação e tomando seus custos por Grupos de Projeto, distribui-se funcionalmente os custos por Grupos de Componentes que formam cada Grupo de Projeto. Isto é feito através da Análise Funcional da Engenharia do Valor com o estudo das principais funções dos componentes, com a determinação dos seus Graus de Necessidades e a distribuição dos custos dos componentes por suas funções que foram definidas. Como resultado, obtêm-se os custos por funções para o determinado Grupo de Projeto. Esses custos são estabelecidos como Custos-Alvo e servem de referência para o projeto de novos produtos. Como aplicação, demonstram-se dois estudos de caso. Esta metodologia tem como objetivo conciliar inovação, mínimo custo e desempenho técnico satisfatório.This work is aimed at presenting a methodology for the Target Cost elaboration of automotive products, through Value Engineering Functional Analysis, to be applied at the product development stage. The Target Cost definition of a vehicle is the sum of its Project Groups Target Costs, such as engine, axles, brakes, suspension, frame, cooling, body, electric, etc. The Target Cost aims to meet the Target Price and Target Profit of the product. Based on a commercial vehicle model which is being manufactured and the analysis of its costs in Project Groups, the costs are functionally broken down into Components Groups, which form each Project Group. This is done through Functional Analysis of Value Engineering, the study of the main roles of the components, the definition of its needs and the components costs distribution relative to its defined functions. As a result, the costs are achieved per function for the defined Project Groups. These costs are taken as Target-Costs and can be a reference to new products. In terms of application, two case studies are presented. This methodology is targeted at the combination of innovation, minimum costs and satisfactory technical performance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassarani, MarceloFurlanetto, Odair2005-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-19022024-104134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-19T13:48:03Zoai:teses.usp.br:tde-19022024-104134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-19T13:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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