Pandemonium: processo criativo, experimentação e acaso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-27092019-143310/ |
Resumo: | Em Paraíso perdido, de John Milton, Pandemonium é a capital do inferno, local onde todos os demônios se encontram em conselho para discutir seus planos. É também significado de confusão, caos e balbúrdia. Tal metáfora pode ser utilizada para descrever o processo criativo do designer gráfico, cuja mente funciona como um caldeirão fervilhante de informações interligadas em uma rede complexa. Ao contrário do que se imagina, as ideias não surgem de uma inspiração divina ou um pensamento ordenado e previsível. Nascem da prática repetitiva, do esforço e da experimentação, constituídos a partir do repertório particular de cada designer. O objetivo desta tese foi compreender o processo criativo em design gráfico no qual o acaso e a experimentação estão inseridos. A tese foi construída a partir de uma pesquisa prática e teórica e consiste de reflexões a partir da bibliografia sobre design e processos de criação, de entrevistas realizadas com designers gráficos e de experimentos que apresentam, na prática, o processo de criação em design, que é único para cada um, pois envolve inúmeros aspectos que determinarão o resultado final, e somente um envolvimento profundo faz com que oportunamente elementos não premeditados colaborem nesse processo. Por isso, Pandemonium foi montado como um caderno de experimentos e vivências que pode ser lido por inteiro ou folheado livremente. É uma pesquisa que leva em consideração as referências pessoais e os relatos do aprendizado teórico e prático de um estudante, designer e professor. Baseou-se nas oito fases do processo criativo descritos por Robert Keith Sawyer, que pesquisa a criatividade há mais de vinte anos. Essas fases constituem a estrutura da tese e visam a propiciar clareza e entendimento de todo o processo de criação, que não ocorre de maneira linear, e, portanto, as oito fases não acontecem necessariamente na ordem apresentada nesta tese. O processo criativo constitui-se conforme o projeto se desenvolve, havendo sempre desvios, erros, improvisações e surpresas que ajudam a construí-lo. |
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Pandemonium: processo criativo, experimentação e acasoPandemonium: Creative process, experimentation and chanceAcasoChanceCreative processCreativityCriatividadeDesign gráficoExperimentaçãoExperimentationGraphic designProcesso criativoEm Paraíso perdido, de John Milton, Pandemonium é a capital do inferno, local onde todos os demônios se encontram em conselho para discutir seus planos. É também significado de confusão, caos e balbúrdia. Tal metáfora pode ser utilizada para descrever o processo criativo do designer gráfico, cuja mente funciona como um caldeirão fervilhante de informações interligadas em uma rede complexa. Ao contrário do que se imagina, as ideias não surgem de uma inspiração divina ou um pensamento ordenado e previsível. Nascem da prática repetitiva, do esforço e da experimentação, constituídos a partir do repertório particular de cada designer. O objetivo desta tese foi compreender o processo criativo em design gráfico no qual o acaso e a experimentação estão inseridos. A tese foi construída a partir de uma pesquisa prática e teórica e consiste de reflexões a partir da bibliografia sobre design e processos de criação, de entrevistas realizadas com designers gráficos e de experimentos que apresentam, na prática, o processo de criação em design, que é único para cada um, pois envolve inúmeros aspectos que determinarão o resultado final, e somente um envolvimento profundo faz com que oportunamente elementos não premeditados colaborem nesse processo. Por isso, Pandemonium foi montado como um caderno de experimentos e vivências que pode ser lido por inteiro ou folheado livremente. É uma pesquisa que leva em consideração as referências pessoais e os relatos do aprendizado teórico e prático de um estudante, designer e professor. Baseou-se nas oito fases do processo criativo descritos por Robert Keith Sawyer, que pesquisa a criatividade há mais de vinte anos. Essas fases constituem a estrutura da tese e visam a propiciar clareza e entendimento de todo o processo de criação, que não ocorre de maneira linear, e, portanto, as oito fases não acontecem necessariamente na ordem apresentada nesta tese. O processo criativo constitui-se conforme o projeto se desenvolve, havendo sempre desvios, erros, improvisações e surpresas que ajudam a construí-lo.In John Milton\'s Paradise Lost, Pandemonium is the capital of hell, the place where demons have a board meeting in order to discuss their plans. It also means confusion, chaos, and commotion. Such a metaphor can be used to describe the creative process of a graphic designer, whose mind functions as an overflown cauldron filled with interconnected information in a complex network. Contrary to popular belief, ideas are not a result of divine inspiration or orderly and predictable thinking. They come to life due to repetitive practice, effort and experimentation, which are characteristics of the designer´s own repertoire. The purpose of this dissertation was to understand chance and experimentation inserted in the creative process of graphic design. This dissertation was based on the lines of a practical and theoretical research and consists of reflections from the bibliography on processes of design and creation, interviews with graphic designers and experiments that present, in practice, the design creation process, which is unique for each person, since it involves many aspects that will determine the final result. Thus, only deep involvement might eventually prove that unpremeditated elements collaborate in this process. Therefore, Pandemonium was organized as a notebook of experiments and experiences that can be read in full or leafed through freely. It is a research that takes the personal references and the reports of the theoretical and practical learning of a student, designer and professor into account. It was based on the eight stages of the creative process described by Robert Keith Sawyer, who has studied creativity for more than twenty years. These stages form the structure of the dissertation and aim to provide clarity and understanding of the whole creative process, which does not occur in a linear way; therefore, the eight stages do not necessarily happen in the order presented in this work. Creative process is formed along with project development as there are always deviations, mistakes, improvisations and surprises which promote its shapeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGil Filho, VicenteLeal, Leopoldo Augusto2019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-27092019-143310/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:49:35Zoai:teses.usp.br:tde-27092019-143310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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