As voltas do compasso: um estudo retórico da obra espiritual de Alexandre de Gusmão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Scremin da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-22052023-151617/
Resumo: Esta dissertação tem como matéria os impressos do jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724), tipografados em Portugal entre os séculos XVII e XVIII. Compõem o corpus desta pesquisa os títulos a seguir, datados em suas primeiras impressões: Escola de Bethlem, JESVS nascido no Prezepio (1678); Historia do Predestinado Peregrino, e sev Irmão Precito (1682); Arte de crear bem os Filhos na Idade da Puericia (1685); Sermão que pregou na Cathedral da Bahia de Todos os Santos (1686); Meditaços para Todos os Dias da Semana, pelo Exercício das Tres Potencias da Alma (1689); Rosa de Nazareth nas Montanhas de Hebron (1715); Eleyçam entre o Bem, & Mal Eterno (1720); O Corvo, e a Pomba da Arca de Noé (1734) e Arvore da Vida, Jesus Crucificado (1734). Propõe-se, aqui, uma análise que privilegie os aspectos retóricos norteadores da composição e da recepção desses discursos, considerando-os enquanto obras produzidas por um artífice que fundou o Seminário de Belém da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e atuou como Provincial, reitor e instrutor de noviços em diferentes instituições da Companhia de Jesus em solo brasílico. Assim, este trabalho vai dividido em três partes. Na primeira, recuperam-se circunstâncias da pregação de Gusmão, com atenção a momentos em que o jesuíta menciona explicitamente seu presente enunciativo. Na segunda, consideram-se dois tópicos: o primeiro relativo a certos efeitos discursivos visados por Gusmão, como os de sinceridade, simplicidade e humildade; o segundo relacionado à noção de prudência e aos diferentes gêneros e subgêneros instrutivos praticados pelo jesuíta. Na terceira parte, destaca-se a importância da imagem para a constituição dos impressos de Gusmão, estruturados sob lógica emblemática que acomoda seus intuitos doutrinários à máxima do ut pictura poesis e aos objetivos horacianos de prodesse e delectare. Uma imagem, por fim, cose este texto: a do compasso com sua ponta fixa no centro e suas hastes a darem voltas, metáfora para o princípio de imitação que aparece nas três partes deste estudo e que faz com que a instituição retórica, em Gusmão, assuma uma mesma e variada face
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spelling As voltas do compasso: um estudo retórico da obra espiritual de Alexandre de GusmãoTwists of a compass: a rhetorical study of Alexandre de Gusmão\'s spiritual workAlexandre de GusmãoAlexandre de GusmãoCompanhia de JesusRetóricaRhetoricSéculos XVII e XVIIIThe 17th and 18th centuriesThe Society of JesusEsta dissertação tem como matéria os impressos do jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724), tipografados em Portugal entre os séculos XVII e XVIII. Compõem o corpus desta pesquisa os títulos a seguir, datados em suas primeiras impressões: Escola de Bethlem, JESVS nascido no Prezepio (1678); Historia do Predestinado Peregrino, e sev Irmão Precito (1682); Arte de crear bem os Filhos na Idade da Puericia (1685); Sermão que pregou na Cathedral da Bahia de Todos os Santos (1686); Meditaços para Todos os Dias da Semana, pelo Exercício das Tres Potencias da Alma (1689); Rosa de Nazareth nas Montanhas de Hebron (1715); Eleyçam entre o Bem, & Mal Eterno (1720); O Corvo, e a Pomba da Arca de Noé (1734) e Arvore da Vida, Jesus Crucificado (1734). Propõe-se, aqui, uma análise que privilegie os aspectos retóricos norteadores da composição e da recepção desses discursos, considerando-os enquanto obras produzidas por um artífice que fundou o Seminário de Belém da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e atuou como Provincial, reitor e instrutor de noviços em diferentes instituições da Companhia de Jesus em solo brasílico. Assim, este trabalho vai dividido em três partes. Na primeira, recuperam-se circunstâncias da pregação de Gusmão, com atenção a momentos em que o jesuíta menciona explicitamente seu presente enunciativo. Na segunda, consideram-se dois tópicos: o primeiro relativo a certos efeitos discursivos visados por Gusmão, como os de sinceridade, simplicidade e humildade; o segundo relacionado à noção de prudência e aos diferentes gêneros e subgêneros instrutivos praticados pelo jesuíta. Na terceira parte, destaca-se a importância da imagem para a constituição dos impressos de Gusmão, estruturados sob lógica emblemática que acomoda seus intuitos doutrinários à máxima do ut pictura poesis e aos objetivos horacianos de prodesse e delectare. Uma imagem, por fim, cose este texto: a do compasso com sua ponta fixa no centro e suas hastes a darem voltas, metáfora para o princípio de imitação que aparece nas três partes deste estudo e que faz com que a instituição retórica, em Gusmão, assuma uma mesma e variada faceThis work has as subject the books attributed to Alexandre de Gusmão (1629-1724, SJ), and printed between the 17th and 18th centuries in Portugal. The corpus of this research is: Escola de Bethlem, JESVS nascido no Prezepio (1678); Historia do Predestinado Peregrino, e sev Irmão Precito (1682); Arte de crear bem os Filhos na Idade da Puericia (1685); Sermão que pregou na Cathedral da Bahia de Todos os Santos (1686); Meditaços para Todos os Dias da Semana, pelo Exercício das Tres Potencias da Alma (1689); Rosa de Nazareth nas Montanhas de Hebron (1715); Eleyçam entre o Bem, & Mal Eterno (1720); O Corvo, e a Pomba da Arca de Noé (1734) e Arvore da Vida, Jesus Crucificado (1734). An analysis of some rhetorical aspects that orientated Gusmãos discourses is aimed here, considering him as a jesuit father who had founded a Seminary in Belém da Cachoeira (Bahia, Brazil) and who had acted as a Provincial, a rector and a master of novices inside the Society of Jesus in Portuguese America. Hence, this research has three parts. The first one is dedicated to some circumstances of Gusmãos preaching, that is, some moments about the present of his enunciation. The second one is composed of two topics: 1) some discursive effects aimed by Gusmão, like sincerity, simplicity and humbleness; 2) some rhetorical and theological notions of prudence according to the instructive genres imitated by Gusmão. The third part discusses the importance of images for Gusmãos work, since his printed books were written under an emblematic logic and guided by Horaces precepts of ut pictura poesis, prodesse ac delectare. Finally, an image sews this research: the compass with its needle still, and its arms revolving a circle metaphore to the principle of imitation, and to the rhetorical institution that frames Gusmão\'s discoursesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuhana, Adma FadulSilva, Isabel Scremin da2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-22052023-151617/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T18:19:50Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-151617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T18:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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