Relação entre risco de disfonia e qualidade vocal em estudantes de artes cênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Eloisa Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-14062022-114817/
Resumo: Introdução: Por meio da voz podemos dar vida a um personagem, como é o caso dos atores. Os atores precisam mudar componentes de sua voz, para transmitir expressão emocional, e utilizar uma projeção vocal efetiva, enquanto usam o mínimo esforço vocal. Além disso, fatores como hábitos vocais prejudiciais, condições ambientais, e questões de saúde geral e psicológica interferem na voz do ator, e podem ser observados nessa categoria profissional desde o período de formação. Objetivo: Analisar a relação entre o risco de disfonia e a qualidade vocal em estudantes de graduação em Artes Cênicas. Métodos: Estudo transversal observacional com 38 estudantes de graduação em Artes Cênicas de uma universidade pública. Foram aplicados protocolos de rastreio de risco de disfonia geral e específico para atores, e realizadas gravações das seguintes tarefas: emissão sustentada da vogal /a/, fala espontânea e leitura de um texto, para análise perceptivo-auditiva efetuada por três avaliadores com o uso da escala GRBASI. Após testes de confiabilidade intra e inter-avaliadores foi criada uma classificação final do grau do desvio vocal para cada participante. Foram feitas análise descritiva de subitens dos protocolos e comparações de grupos considerando o sexo, questões, subitens dos protocolos e a partir da classificação final do grau geral do desvio vocal. Resultados: A maioria dos estudantes apresentou alto risco para disfonia. Na análise perceptivo-auditiva todos apresentaram alteração vocal, com predominância de grau leve. Nas comparações, houve mais estudantes sexo masculino atuando profissionalmente. Os estudantes que tinham outra profissão ou atividade com uso da voz obtiveram maior pontuação no protocolo específico para atores, e na soma desse protocolo com o protocolo de rastreio geral. Não houve relação entre o grau de alteração vocal e o risco de disfonia. Os estudantes que ainda não atuavam profissionalmente apresentaram mais alterações vocais de grau moderado ou severo, e os que atuavam profissionalmente alteração de grau leve. Conclusão: A maior parte da amostra de estudantes apresentou alto risco para disfonia. Todos apresentaram alteração vocal, com predomínio de grau leve. Não houve relação entre o risco de disfonia e o grau de alteração vocal
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Foram aplicados protocolos de rastreio de risco de disfonia geral e específico para atores, e realizadas gravações das seguintes tarefas: emissão sustentada da vogal /a/, fala espontânea e leitura de um texto, para análise perceptivo-auditiva efetuada por três avaliadores com o uso da escala GRBASI. Após testes de confiabilidade intra e inter-avaliadores foi criada uma classificação final do grau do desvio vocal para cada participante. Foram feitas análise descritiva de subitens dos protocolos e comparações de grupos considerando o sexo, questões, subitens dos protocolos e a partir da classificação final do grau geral do desvio vocal. Resultados: A maioria dos estudantes apresentou alto risco para disfonia. Na análise perceptivo-auditiva todos apresentaram alteração vocal, com predominância de grau leve. Nas comparações, houve mais estudantes sexo masculino atuando profissionalmente. Os estudantes que tinham outra profissão ou atividade com uso da voz obtiveram maior pontuação no protocolo específico para atores, e na soma desse protocolo com o protocolo de rastreio geral. Não houve relação entre o grau de alteração vocal e o risco de disfonia. Os estudantes que ainda não atuavam profissionalmente apresentaram mais alterações vocais de grau moderado ou severo, e os que atuavam profissionalmente alteração de grau leve. Conclusão: A maior parte da amostra de estudantes apresentou alto risco para disfonia. Todos apresentaram alteração vocal, com predomínio de grau leve. Não houve relação entre o risco de disfonia e o grau de alteração vocalIntroduction: Through the voice we can give life to a character, like the actors. Actors need to change components of their voice to convey emotional expression, and use effective vocal projection, while using minimal vocal effort. Moreover, factors such as harmful vocal habits, environmental conditions, and general health and psychological issues interfere with the actor\'s voice, and can be observed in this professional category since the training period. Objective: To analyse the relationship between the risk of dysphonia and vocal quality in undergraduate students in Performing Arts. Methods: Observational crosssectional study with 38 undergraduate students in Performing Arts at a public university. We applied screening protocols for general and specific risk of dysphonia for actors, and made recordings of the following tasks: sustained emission of the vowel /a /, spontaneous speech and reading a text, for auditoryperceptual analysis of three evaluators using the GRBASI scale. After intra and inter-rater reliability tests, a final classification of the degree of vocal deviation was created for each participant. Descriptive analysis of protocol sub-items and group comparisons were made considering gender, questions, protocol subitems and the final classification of the overall degree of vocal deviation. Results: Most of students were classified as at high risk for dysphonia. In the perceptualauditory analysis all of them presented vocal alteration, with a predominance of mild degree. There were more male students working professionally. Students who had another profession or activity with voice use scored higher in the specific protocol for actors, and in the sum of this protocol with the general screening protocol. There was no relationship between the degree of vocal alteration and the risk of dysphonia. Students who did not yet work professionally had more moderate or severe vocal alterations, and those who worked professionally had mild alterations. Conclusion: Most of the student sample was at high risk for dysphonia. All of them had vocal alteration, with a predominance of mild alteration. There was no relationship between the risk of dysphonia and the degree of vocal alterationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNemr, Nair KatiaFerrari, Eloisa Pinheiro2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-14062022-114817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-22T16:43:06Zoai:teses.usp.br:tde-14062022-114817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-22T16:43:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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