A serpente na narrativa de Gênesis 3: interpretações e tradições judaicas na Antiguidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-13072021-182315/ |
Resumo: | Na Bíblia Hebraica, a narrativa de Gênesis 3 apresenta a queda da humanidade por intermédio da tentação da serpente. A pesquisa tem como objetivo o aprofundamento do estudo do papel da serpente em um episódio que representa, segundo a Bíblia, o início da história humana. Nossa análise foi conduzida levando em conta a literatura judaica da Antiguidade, por meio dos documentos não rabínicos. Estudamos, então, a figura da serpente e a narrativa da \"Queda\" presente no livro pseudoepígrafo de Jubileus, no livro deuterocanônico de Sabedoria, nas obras do filósofo Fìlon e do historiador Josefo, além dos livros da literatura apocalíptica Apocalipse de Abraão, 2 Henoc e 3 Baruc, e das recensões de Vida de Adão e Eva. Assim, apresentamos um conjunto de interpretações judaicas sobre a serpente de Gn 3, para uma melhor compreensão dos fundamentos das tradições correlatas à essa figura que permeia o imaginário da humanidade até os dias atuais. A figura da serpente foi interpretada de diversas maneiras ao longo do tempo, ora como animal e ora como o próprio Satan, o Adversário de Deus. Mapeamos essas diferentes perspectivas e apresentamos algumas considerações gerais sobre o contexto na qual foram tecidas. |
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A serpente na narrativa de Gênesis 3: interpretações e tradições judaicas na AntiguidadeThe serpent in the narrative of Genesis 3: Jewish interpretations and traditions in AntiquityAntiguidadeAntiquityBibleBíbliaBiblical exegesisExegese bíblicaGenesisGênesisSerpentSerpenteNa Bíblia Hebraica, a narrativa de Gênesis 3 apresenta a queda da humanidade por intermédio da tentação da serpente. A pesquisa tem como objetivo o aprofundamento do estudo do papel da serpente em um episódio que representa, segundo a Bíblia, o início da história humana. Nossa análise foi conduzida levando em conta a literatura judaica da Antiguidade, por meio dos documentos não rabínicos. Estudamos, então, a figura da serpente e a narrativa da \"Queda\" presente no livro pseudoepígrafo de Jubileus, no livro deuterocanônico de Sabedoria, nas obras do filósofo Fìlon e do historiador Josefo, além dos livros da literatura apocalíptica Apocalipse de Abraão, 2 Henoc e 3 Baruc, e das recensões de Vida de Adão e Eva. Assim, apresentamos um conjunto de interpretações judaicas sobre a serpente de Gn 3, para uma melhor compreensão dos fundamentos das tradições correlatas à essa figura que permeia o imaginário da humanidade até os dias atuais. A figura da serpente foi interpretada de diversas maneiras ao longo do tempo, ora como animal e ora como o próprio Satan, o Adversário de Deus. Mapeamos essas diferentes perspectivas e apresentamos algumas considerações gerais sobre o contexto na qual foram tecidas.In the Hebrew Bible, the Genesis 3 narrative describes the Fall of mankind by means of the serpent\'s temptation. Our research aims to deepen the study of the serpent\'s role in an episode that, according to the Bible, represents the beginning of human history. An analysis was conducted taking into account ancient Jewish literature, using non-rabbinic documents. We then studied the figure of the serpent and the narrative of the Fall featured in the pseudo-epigraph of Jubilees, in the Deuterocanonical book of Wisdom, in the works of the philosopher Philo and the historian Josephus, as well as apocalyptic literature works Apocalypse of Abraham, 2 Enoch and 3 Baruc, and the recensions of Life of Adam and Eve. Thus, we present a set of Jewish interpretations concerning the serpent of Gn 3, for a further understanding of the fundamentals of the traditions related to this figure that permeates the imaginary of humankind to this day. The figure of the serpent has been interpreted in different ways over time, sometimes as an animal and others as Satan himself, The Adversary of God. We mapped these different perspectives and provide some general considerations about the context in which they were woven.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Reginaldo Gomes deSilva, Christiane Tavares Ferreira da2021-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-13072021-182315/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-14T01:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-13072021-182315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-14T01:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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