A nova morada do samba: os conflitos nas escolas de samba no contexto dos novos mercados e espaços de sociabilidade: o Zicartola, o G.R.A.N.E.S e o Cacique de Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concagh, Daniel Sean Bosi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26052023-121405/
Resumo: Nos anos 1950, 60 e 70, houve um intenso deslocamento de compositores das escolas de samba para outros espaços. A migração esteve associada a processos de transformação dentro das agremiações, levando nomes como Cartola, Carlos Cachaça, Ismael Silva, Candeia, muitos dos quais fundadores e personagens centrais na história das escolas, a saírem e buscarem outros lugares. Por conseguinte, alguns jovens sambistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Elton Medeiros também não encontraram o espaço que procuravam nas escolas, e passaram a defender a bandeira da crítica à realidade comercial do carnaval. Este processo gerou uma transformação na rede de sociabilidade de diversos artistas, que se espalhou por bares, festas alternativas, encontros em casas e “fundos de quintais”. Particularmente na pesquisa, elegemos três: o Zicartola, o Grêmio Recreativo Arte Negra e Quilombo (G.R.A.N.E.S) e o Cacique de Ramos. A análise da transformação nas escolas de samba foi pesquisada por alguns estudos, principalmente nas décadas de 1970 e 80, mas geralmente sob o prisma de paradigmas universalistas: a espoliação das classes médias, a autenticidade, a desapropriação; privilegiando uma visão hegemônica da imposição das camadas brancas sobre os sambistas negros, e construindo uma narrativa de mão única. O objetivo é criticar estes paradigmas, procurando considerar o impacto das transformações nas escolas, sem deixar de observar a agência dos personagens envolvidos, inclusive no próprio processo de mudança. Portanto, trata-se de um estudo sobre um fenômeno histórico e ao mesmo tempo da análise feita sobre ele, ou seja, sua historiografia.
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spelling A nova morada do samba: os conflitos nas escolas de samba no contexto dos novos mercados e espaços de sociabilidade: o Zicartola, o G.R.A.N.E.S e o Cacique de RamosThe new house of samba: conflicts in samba schools in the context of new markets and spaces of sociability: Zicartola, G.R.A.N.E.S and Cacique de RamosEscolas de SambaNetworks of SociabilityParadigmasParadigmsRedes de SociabilidadeSambaSambaSamba SchoolsNos anos 1950, 60 e 70, houve um intenso deslocamento de compositores das escolas de samba para outros espaços. A migração esteve associada a processos de transformação dentro das agremiações, levando nomes como Cartola, Carlos Cachaça, Ismael Silva, Candeia, muitos dos quais fundadores e personagens centrais na história das escolas, a saírem e buscarem outros lugares. Por conseguinte, alguns jovens sambistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Elton Medeiros também não encontraram o espaço que procuravam nas escolas, e passaram a defender a bandeira da crítica à realidade comercial do carnaval. Este processo gerou uma transformação na rede de sociabilidade de diversos artistas, que se espalhou por bares, festas alternativas, encontros em casas e “fundos de quintais”. Particularmente na pesquisa, elegemos três: o Zicartola, o Grêmio Recreativo Arte Negra e Quilombo (G.R.A.N.E.S) e o Cacique de Ramos. A análise da transformação nas escolas de samba foi pesquisada por alguns estudos, principalmente nas décadas de 1970 e 80, mas geralmente sob o prisma de paradigmas universalistas: a espoliação das classes médias, a autenticidade, a desapropriação; privilegiando uma visão hegemônica da imposição das camadas brancas sobre os sambistas negros, e construindo uma narrativa de mão única. O objetivo é criticar estes paradigmas, procurando considerar o impacto das transformações nas escolas, sem deixar de observar a agência dos personagens envolvidos, inclusive no próprio processo de mudança. Portanto, trata-se de um estudo sobre um fenômeno histórico e ao mesmo tempo da análise feita sobre ele, ou seja, sua historiografia.In the 1950s, 60s and 70s, there was an intense displacement of composers from samba schools to other spaces. Migration was associated with transformation processes within the schools, leading names such as Cartola, Carlos Cachaça, Ismael Silva, Candeia, many of whom were founders and central characters in the history of schools, to leave and look for other places. Consequently, some young samba musicians such as Paulinho da Viola, Martinho da Vila and Elton Medeiros also did not find the space they were looking for in schools, and began to defend the banner of criticism of the commercial reality of carnival. This process generated a transformation in the sociability network of several artists, which spread through bars, alternative parties, meetings in houses and “backyards”. Particularly in the research, we chose three: Zicartola, Grêmio Recreativo Arte Negra e Quilombo (G.R.A.N.E.S) and Cacique de Ramos. The analysis of the transformation in samba schools was researched by some studies, mainly in the 1970s and 80s, but generally under the prism of universalist paradigms: the spoliation of the middle classes, authenticity, expropriation; privileging a hegemonic view of the imposition of white layers on black sambistas, and building a one-way narrative. The objective is to criticize these paradigms, trying to consider the impact of transformations in schools, while observing the agency of the characters involved, including in the change process itself. Therefore, it is a study about a historical phenomenon and at the same time the analysis made about it, that is, its historiography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEugênio, Marcos Francisco Napolitano deConcagh, Daniel Sean Bosi2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26052023-121405/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-14T20:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-26052023-121405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-14T20:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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