Entre consultores e experts, empresariado e Estado: os professores da EAESP-FGV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomei, Francesco Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18092018-163340/
Resumo: A pesquisa analisa as formas e estratégias de expansão da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), tanto em sua relação com o Estado brasileiro quanto com o mundo empresarial e educacional na atualidade. De início, apresentam-se alguns aspectos da trajetória histórica da FGV visando situar a criação da EAESP e, nela, os cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública. Essa moldura permite demonstrar a construção simbólica do nome da FGV em relação aos cursos citados, inquirindo acerca de questões relativas à tradição desses cursos e dos grupos sociais que os frequentam como também a proximidade da instituição com outros campos sociais (estatal, empresarial, educacional). Os dados relativos aos professores atuais dos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública constituem a base para a construção dos seus perfis profissionais, demonstrando a multiposicionalidade em esferas estatais e privadas, bem como a variação desses perfis no interior da instituição. Assim, a EAESP aparece como exemplo da vinculação entre o processo de formação universitária (mercado educacional), o setor profissional e as funções do Estado. Nesse sentido, acredita-se que a FGV reflete um modo de relação entre o Estado, o setor empresarial e o mercado educacional que constitui a fonte de seu valor simbólico.
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