Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-24012019-212610/ |
Resumo: | Para alunos de cursos superiores de Sistemas de Informação e afins, aprender a programar computadores é fundamental. No entanto, ensinar programação por meio de métodos tradicionais tem se tornado cada vez mais desafiante devido a fatores recentes, tais como transformações na maneira de aprender das novas gerações e o surgimento de novas máquinas computacionais. Neste contexto, a aprendizagem baseada em projeto possui potencial para beneficiar a educação em programação. Há especial relevância para a abordagem Ágil de projetos, por possuir destaque no mercado de trabalho e origem atrelada ao próprio desenvolvimento de softwares. Por outro lado, foram encontrados poucos estudos de relevância internacional relatando a utilização da aprendizagem baseada em projeto ágil (APjBL) no contexto do ensino superior brasileiro. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os benefícios de um método APjBL para os alunos de programação no ensino superior brasileiro quando comparado ao método tradicional de ensino, principalmente com relação a quatro benefícios de interesse desta pesquisa: o rendimento escolar, a motivação para aprender, a comunicação verbal e a exploração vocacional dos alunos. Nesta pesquisa empírica e de natureza aplicada, foi feita a opção pelo quase-experimento em um curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante o primeiro semestre de 2018. A análise foi quali-quantitativa e os critérios de comparação foram os quatro benefícios mencionados. Como intervenção educacional APjBL, foi escolhido o método Agile Model for Projects in Computing Education (AMoPCE) e adaptado ao contexto. Participaram desta pesquisa 151 alunos e cinco professores, divididos em grupos de experimento e controle. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário eletrônico sobre três benefícios: motivação para aprender, comunicação verbal e exploração vocacional. Foram coletadas as notas e as frequências dos alunos, além das percepções dos professores por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Dados históricos das disciplinas foram coletados para ajudar a explicar os fenômenos. Conclui-se que, no contexto geral da pesquisa, para a disciplina de conteúdo predominantemente procedural (prático), AMoPCE beneficiou a motivação extrínseca, a frequência escolar e a escuta ativa na comunicação. Para a disciplina altamente procedural, AMoPCE apresentou mais dois benefícios: motivação para aprender intrínseca e exploração vocacional intrínseca. Em suma, foi verificada uma hipótese de pesquisa, AMoPCE beneficia a motivação para aprender, na disciplina altamente procedural |
id |
USP_8b41fd99cf54728114d0808a60ece6e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24012019-212610 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiroAgile project-based learning to cope with the computer programming education at Brazilian higher educationAgile project-based learnAprendizagem baseada em projeto ágilComputer programmingComputing educationEducação computacionalProgramação de computadoresPara alunos de cursos superiores de Sistemas de Informação e afins, aprender a programar computadores é fundamental. No entanto, ensinar programação por meio de métodos tradicionais tem se tornado cada vez mais desafiante devido a fatores recentes, tais como transformações na maneira de aprender das novas gerações e o surgimento de novas máquinas computacionais. Neste contexto, a aprendizagem baseada em projeto possui potencial para beneficiar a educação em programação. Há especial relevância para a abordagem Ágil de projetos, por possuir destaque no mercado de trabalho e origem atrelada ao próprio desenvolvimento de softwares. Por outro lado, foram encontrados poucos estudos de relevância internacional relatando a utilização da aprendizagem baseada em projeto ágil (APjBL) no contexto do ensino superior brasileiro. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os benefícios de um método APjBL para os alunos de programação no ensino superior brasileiro quando comparado ao método tradicional de ensino, principalmente com relação a quatro benefícios de interesse desta pesquisa: o rendimento escolar, a motivação para aprender, a comunicação verbal e a exploração vocacional dos alunos. Nesta pesquisa empírica e de natureza aplicada, foi feita a opção pelo quase-experimento em um curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante o primeiro semestre de 2018. A análise foi quali-quantitativa e os critérios de comparação foram os quatro benefícios mencionados. Como intervenção educacional APjBL, foi escolhido o método Agile Model for Projects in Computing Education (AMoPCE) e adaptado ao contexto. Participaram desta pesquisa 151 alunos e cinco professores, divididos em grupos de experimento e controle. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário eletrônico sobre três benefícios: motivação para aprender, comunicação verbal e exploração vocacional. Foram coletadas as notas e as frequências dos alunos, além das percepções dos professores por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Dados históricos das disciplinas foram coletados para ajudar a explicar os fenômenos. Conclui-se que, no contexto geral da pesquisa, para a disciplina de conteúdo predominantemente procedural (prático), AMoPCE beneficiou a motivação extrínseca, a frequência escolar e a escuta ativa na comunicação. Para a disciplina altamente procedural, AMoPCE apresentou mais dois benefícios: motivação para aprender intrínseca e exploração vocacional intrínseca. Em suma, foi verificada uma hipótese de pesquisa, AMoPCE beneficia a motivação para aprender, na disciplina altamente proceduralTo learn computer programming is an essential topic to undergraduate students at Information System and related higher education courses. However, teaching programming using traditional methods have become much more challenging due to recent reasons, like changes in the manner that the new generation is now prone to learn, and the arising of new programmable devices. The Project-Based Learn may offer potential benefits to the computer programming education, especially the Agile approach, given its origin at the software development process. And yet there were found a few relevant international studies regarding the Agile Project-Based Learn (APjBL) to cope with the computer programming education at Brazilian Information System higher education. The research leading objective was to analyze the main benefits of the APjBL teaching method when compared to the traditional teaching method, mainly the following four students benefits: academic performance, motivation to learn, verbal communication and vocational inquiry aspects. As the comparison criterion, we selected these four benefits through specific instruments adapted to this research. We also chose the Agile Model for Projects in Computing Education (AMoPCE) as the APjBL teaching method, which was originated from previous researches and that we adapted to this context. This research adopted an experimental approach via a quasi-experiment at the System Development and Analysis higher education course, during the first semester of 2018. A total of 151 students and five teachers participated in this research. By the end of the experiment, the students replied to an electronic questionnaire regarding three benefits: motivation to learn, verbal communication and vocational inquiry aspects. Five professors participated in an individual interview. Students grades and frequency and their historical data were also collected. As results, we found that for procedural (practical) content, AMoPCE presented at least the following benefits: extrinsic motivation, class frequency, and verbal communication via active listening. Even further, when the class is highly procedural, AMoPCE presents two benefits more: intrinsic motivation to learn and intrinsic vocational inquiry. In summary, the hypothesis that AMoPCE benefits the motivation was confirmed at highly procedural classesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrado, Edmir Parada VasquesGrotta, Alexandre2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-24012019-212610/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-24012019-212610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro Agile project-based learning to cope with the computer programming education at Brazilian higher education |
title |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro Grotta, Alexandre Agile project-based learn Aprendizagem baseada em projeto ágil Computer programming Computing education Educação computacional Programação de computadores |
title_short |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
title_full |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projeto ágil para educação em programação de computadores no ensino superior brasileiro |
author |
Grotta, Alexandre |
author_facet |
Grotta, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Edmir Parada Vasques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grotta, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agile project-based learn Aprendizagem baseada em projeto ágil Computer programming Computing education Educação computacional Programação de computadores |
topic |
Agile project-based learn Aprendizagem baseada em projeto ágil Computer programming Computing education Educação computacional Programação de computadores |
description |
Para alunos de cursos superiores de Sistemas de Informação e afins, aprender a programar computadores é fundamental. No entanto, ensinar programação por meio de métodos tradicionais tem se tornado cada vez mais desafiante devido a fatores recentes, tais como transformações na maneira de aprender das novas gerações e o surgimento de novas máquinas computacionais. Neste contexto, a aprendizagem baseada em projeto possui potencial para beneficiar a educação em programação. Há especial relevância para a abordagem Ágil de projetos, por possuir destaque no mercado de trabalho e origem atrelada ao próprio desenvolvimento de softwares. Por outro lado, foram encontrados poucos estudos de relevância internacional relatando a utilização da aprendizagem baseada em projeto ágil (APjBL) no contexto do ensino superior brasileiro. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os benefícios de um método APjBL para os alunos de programação no ensino superior brasileiro quando comparado ao método tradicional de ensino, principalmente com relação a quatro benefícios de interesse desta pesquisa: o rendimento escolar, a motivação para aprender, a comunicação verbal e a exploração vocacional dos alunos. Nesta pesquisa empírica e de natureza aplicada, foi feita a opção pelo quase-experimento em um curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante o primeiro semestre de 2018. A análise foi quali-quantitativa e os critérios de comparação foram os quatro benefícios mencionados. Como intervenção educacional APjBL, foi escolhido o método Agile Model for Projects in Computing Education (AMoPCE) e adaptado ao contexto. Participaram desta pesquisa 151 alunos e cinco professores, divididos em grupos de experimento e controle. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário eletrônico sobre três benefícios: motivação para aprender, comunicação verbal e exploração vocacional. Foram coletadas as notas e as frequências dos alunos, além das percepções dos professores por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Dados históricos das disciplinas foram coletados para ajudar a explicar os fenômenos. Conclui-se que, no contexto geral da pesquisa, para a disciplina de conteúdo predominantemente procedural (prático), AMoPCE beneficiou a motivação extrínseca, a frequência escolar e a escuta ativa na comunicação. Para a disciplina altamente procedural, AMoPCE apresentou mais dois benefícios: motivação para aprender intrínseca e exploração vocacional intrínseca. Em suma, foi verificada uma hipótese de pesquisa, AMoPCE beneficia a motivação para aprender, na disciplina altamente procedural |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-24012019-212610/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-24012019-212610/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091031506878464 |