Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19022010-171755/ |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os filmes Pueblerina, Flor Silvestre e Enamorada do diretor Emílio Fernández, consagrado cineasta mexicano. Estes são considerados os mais importantes filmes desse diretor, todos realizados na década de 1940, ele um dos mais expressivos realizadores da história do cinema mexicano. As questões político-sociais, a violência são exploradas indiretamente nesses trabalhos e evidenciar este fato nosso principal ponto de conflito com a critica de cinema tradicional que sempre caracterizou estes filmes como isentos deste tipo de conteúdo nossa intenção é recolocar os filmes no lugar de obras feitas de maneira coletiva e com fim coletivo/ social, portanto, é pertinente que a sua maneira o diretor e sua equipe tenham explorado tais problemas. |
id |
USP_8b93f43f2f19c016ba807771fcae196a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19022010-171755 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940Emilio \'Indio\' Fernández: conciliation of classes and social policy in Mexico of the 1940\'sCinema mexicanoDécada 1940Mexican moviesMexican politicsMexican societyPolítica mexicanaSociedade mexicanaThe 1940'sEste trabalho tem por objetivo analisar os filmes Pueblerina, Flor Silvestre e Enamorada do diretor Emílio Fernández, consagrado cineasta mexicano. Estes são considerados os mais importantes filmes desse diretor, todos realizados na década de 1940, ele um dos mais expressivos realizadores da história do cinema mexicano. As questões político-sociais, a violência são exploradas indiretamente nesses trabalhos e evidenciar este fato nosso principal ponto de conflito com a critica de cinema tradicional que sempre caracterizou estes filmes como isentos deste tipo de conteúdo nossa intenção é recolocar os filmes no lugar de obras feitas de maneira coletiva e com fim coletivo/ social, portanto, é pertinente que a sua maneira o diretor e sua equipe tenham explorado tais problemas.This work intends to study three movies by a Mexican director Emilio Fernández who was very famous in the forties in Mexico and Latin America with his melodramas. He is considerate one of the most expressive director in Mexico cinema history for the critics. Eanamorada, Flor Silvestre and Puebelrina are his most important movies; it is why we choose them to study. Through these movies, we will analyze politic and social problems in Mexico that the director and his staff deal with the movies. This is the most important difference between our analysis and the critics analyses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCapelato, Maria Helena RolimBeltrame, Aline Boldrin2009-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19022010-171755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-19022010-171755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 Emilio \'Indio\' Fernández: conciliation of classes and social policy in Mexico of the 1940\'s |
title |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
spellingShingle |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 Beltrame, Aline Boldrin Cinema mexicano Década 1940 Mexican movies Mexican politics Mexican society Política mexicana Sociedade mexicana The 1940's |
title_short |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
title_full |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
title_fullStr |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
title_full_unstemmed |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
title_sort |
Emilio \'Indio\' Fernández: conciliação de classes e política social no México dos anos 1940 |
author |
Beltrame, Aline Boldrin |
author_facet |
Beltrame, Aline Boldrin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capelato, Maria Helena Rolim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrame, Aline Boldrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema mexicano Década 1940 Mexican movies Mexican politics Mexican society Política mexicana Sociedade mexicana The 1940's |
topic |
Cinema mexicano Década 1940 Mexican movies Mexican politics Mexican society Política mexicana Sociedade mexicana The 1940's |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar os filmes Pueblerina, Flor Silvestre e Enamorada do diretor Emílio Fernández, consagrado cineasta mexicano. Estes são considerados os mais importantes filmes desse diretor, todos realizados na década de 1940, ele um dos mais expressivos realizadores da história do cinema mexicano. As questões político-sociais, a violência são exploradas indiretamente nesses trabalhos e evidenciar este fato nosso principal ponto de conflito com a critica de cinema tradicional que sempre caracterizou estes filmes como isentos deste tipo de conteúdo nossa intenção é recolocar os filmes no lugar de obras feitas de maneira coletiva e com fim coletivo/ social, portanto, é pertinente que a sua maneira o diretor e sua equipe tenham explorado tais problemas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19022010-171755/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-19022010-171755/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257125916508160 |