Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeuti, Bruno Toshikazu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17112023-195812/
Resumo: Nos últimos anos, a piora dos indicadores educacionais tem levado a a buscar alternativas inovadoras para enfrentar problemas que levam ao abandono e à evasão escolar. Em 2019, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo lançou o programa Inova Educação que trouxe a possibilidade do ensino de empreendedorismo, enquanto disciplina eletiva, para os mais de 2 milhões de alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas da rede estadual. Neste trabalho, o empreendedorismo é compreendido como a mobilização de habilidades, competências e atitudes que podem ser ensinadas e praticadas, a fim de capacitar o indivíduo a aproveitar oportunidades e criar e gerenciar atividades que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Considerando a escala e o impacto dessa mudança, identificou-se a oportunidade de investigar a temática. Deste modo, o objetivo principal foi realizar uma análise crítica da disciplina eletiva de empreendedorismo na educação básica enquanto potencial solução para o aumento do aprendizado e a diminuição da evasão escolar. Os objetivos secundários foram: analisar as mudanças institucionais que influenciaram e permitiram a implementação desta política pública; avaliar a recepção, a pertinência e as condições objetivas que permitiram a implementação dessa inovação na rede pública de ensino; e identificar possíveis pontos de melhoria para implementação desta política pública na rede estadual e em outras redes de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados primários valeu-se de entrevistas com gestões públicos e partes interessadas, assim como questionários aplicados às escolas do Programa de Educação Integral (PEI) e às Escolas de Tempo Integral (ETI) e às escolares regulares (gestores escolares, docentes e discentes). Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, análise de discurso e estatística descritiva. Os resultados demonstraram que a eletiva de empreendedorismo é apenas mais uma ferramenta dentre várias outras necessárias para combater o abandono e a evasão escolar, visto que contribui para a pauta das competências educacionais, razão que levou à criação do programa Inova Educação. Além disso, também demonstram que as escolas e os professores carecem de suporte para a implementação da política, embora ela tenha sido bem recebida e exista demanda por parte dos estudantes. Também foi possível constatar que a temática de empreendedorismo cumpre o papel da formação para o mercado de trabalho; que aparenta ser mais adequada para os estudantes do ensino médio do que para os do ensino fundamental e que a rede escolar deseja a continuidade do programa, o que abre espaço para o aperfeiçoamento da política e para a possibilidade de evolução da pauta de empreendedorismo nas redes públicas de ensino.
id USP_8ca3442f5d8a7f5b78186b12b28de276
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17112023-195812
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política públicaEntrepreneurship as social transformation: analysis of an innovative public policy proposalEducaçãoEducationEmpreendedorismoEntrepreneurshipEvasão EscolarInova Educação ProgramPolítica públicaPrograma Inova EducaçãoPublic PolicySchool DropoutNos últimos anos, a piora dos indicadores educacionais tem levado a a buscar alternativas inovadoras para enfrentar problemas que levam ao abandono e à evasão escolar. Em 2019, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo lançou o programa Inova Educação que trouxe a possibilidade do ensino de empreendedorismo, enquanto disciplina eletiva, para os mais de 2 milhões de alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas da rede estadual. Neste trabalho, o empreendedorismo é compreendido como a mobilização de habilidades, competências e atitudes que podem ser ensinadas e praticadas, a fim de capacitar o indivíduo a aproveitar oportunidades e criar e gerenciar atividades que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Considerando a escala e o impacto dessa mudança, identificou-se a oportunidade de investigar a temática. Deste modo, o objetivo principal foi realizar uma análise crítica da disciplina eletiva de empreendedorismo na educação básica enquanto potencial solução para o aumento do aprendizado e a diminuição da evasão escolar. Os objetivos secundários foram: analisar as mudanças institucionais que influenciaram e permitiram a implementação desta política pública; avaliar a recepção, a pertinência e as condições objetivas que permitiram a implementação dessa inovação na rede pública de ensino; e identificar possíveis pontos de melhoria para implementação desta política pública na rede estadual e em outras redes de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados primários valeu-se de entrevistas com gestões públicos e partes interessadas, assim como questionários aplicados às escolas do Programa de Educação Integral (PEI) e às Escolas de Tempo Integral (ETI) e às escolares regulares (gestores escolares, docentes e discentes). Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, análise de discurso e estatística descritiva. Os resultados demonstraram que a eletiva de empreendedorismo é apenas mais uma ferramenta dentre várias outras necessárias para combater o abandono e a evasão escolar, visto que contribui para a pauta das competências educacionais, razão que levou à criação do programa Inova Educação. Além disso, também demonstram que as escolas e os professores carecem de suporte para a implementação da política, embora ela tenha sido bem recebida e exista demanda por parte dos estudantes. Também foi possível constatar que a temática de empreendedorismo cumpre o papel da formação para o mercado de trabalho; que aparenta ser mais adequada para os estudantes do ensino médio do que para os do ensino fundamental e que a rede escolar deseja a continuidade do programa, o que abre espaço para o aperfeiçoamento da política e para a possibilidade de evolução da pauta de empreendedorismo nas redes públicas de ensino.In recent years, the deterioration of educational indicators has led public management to seek innovative alternatives to address problems that contribute to school dropout and evasion. In 2019, the Secretary of Education of the State of São Paulo launched the Inova Educação program, which brought the possibility of teaching entrepreneurship as an elective subject to more than 2 million students in the final years of elementary and high school in public schools within the state network. In this study, entrepreneurship is understood as the mobilization of skills, competencies, and attitudes that can be taught and practiced to empower individuals to seize opportunities and create and manage activities that promote sustainable socioeconomic development. Considering the scale and impact of this change, the opportunity to investigate the subject was identified. Thus, the main objective was to conduct a critical analysis of the elective subject of entrepreneurship in basic education as a potential solution to enhance learning and reduce school dropout. The secondary objectives were to analyze the institutional changes that influenced and allowed the implementation of this public policy, evaluate the reception, relevance, and objective conditions that enabled the implementation of this innovation in the public education system, and identify possible areas for improvement in the implementation of this public policy in the state network and other education networks. For this purpose, a qualitative and quantitative exploratory research was conducted, based on bibliographic and documentary research. Primary data collection involved interviews with public management and stakeholders, as well as questionnaires applied to schools in the Full Education Program (PEI), Full-Time Schools (ETI), and regular schools (school managers, teachers, and students). The collected data were analyzed using content analysis, discourse analysis, and descriptive statistics. The results demonstrated that the entrepreneurship elective is just one tool among several others needed to combat school dropout and evasion, as it contributes to the agenda of educational competencies, which led to the creation of the Inova Educação program. Furthermore, the results also showed that schools and teachers lack support for the implementation of the policy, although it was well-received and there is demand from students. It was also possible to as certain that the entrepreneurship theme fulfills the role of preparing students for the job market, appears to be more suitable for high school students than for elementary school students, and that the school network desires the continuation of the program, which creates opportunities for the improvement of the policy and the potential evolution of the entrepreneurship agenda in public education networks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranca, Ana Cristina LimongiIkeuti, Bruno Toshikazu2023-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17112023-195812/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-08T18:24:03Zoai:teses.usp.br:tde-17112023-195812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-08T18:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
Entrepreneurship as social transformation: analysis of an innovative public policy proposal
title Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
spellingShingle Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
Ikeuti, Bruno Toshikazu
Educação
Education
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Evasão Escolar
Inova Educação Program
Política pública
Programa Inova Educação
Public Policy
School Dropout
title_short Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
title_full Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
title_fullStr Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
title_full_unstemmed Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
title_sort Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
author Ikeuti, Bruno Toshikazu
author_facet Ikeuti, Bruno Toshikazu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franca, Ana Cristina Limongi
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikeuti, Bruno Toshikazu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Evasão Escolar
Inova Educação Program
Política pública
Programa Inova Educação
Public Policy
School Dropout
topic Educação
Education
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Evasão Escolar
Inova Educação Program
Política pública
Programa Inova Educação
Public Policy
School Dropout
description Nos últimos anos, a piora dos indicadores educacionais tem levado a a buscar alternativas inovadoras para enfrentar problemas que levam ao abandono e à evasão escolar. Em 2019, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo lançou o programa Inova Educação que trouxe a possibilidade do ensino de empreendedorismo, enquanto disciplina eletiva, para os mais de 2 milhões de alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas da rede estadual. Neste trabalho, o empreendedorismo é compreendido como a mobilização de habilidades, competências e atitudes que podem ser ensinadas e praticadas, a fim de capacitar o indivíduo a aproveitar oportunidades e criar e gerenciar atividades que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Considerando a escala e o impacto dessa mudança, identificou-se a oportunidade de investigar a temática. Deste modo, o objetivo principal foi realizar uma análise crítica da disciplina eletiva de empreendedorismo na educação básica enquanto potencial solução para o aumento do aprendizado e a diminuição da evasão escolar. Os objetivos secundários foram: analisar as mudanças institucionais que influenciaram e permitiram a implementação desta política pública; avaliar a recepção, a pertinência e as condições objetivas que permitiram a implementação dessa inovação na rede pública de ensino; e identificar possíveis pontos de melhoria para implementação desta política pública na rede estadual e em outras redes de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados primários valeu-se de entrevistas com gestões públicos e partes interessadas, assim como questionários aplicados às escolas do Programa de Educação Integral (PEI) e às Escolas de Tempo Integral (ETI) e às escolares regulares (gestores escolares, docentes e discentes). Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, análise de discurso e estatística descritiva. Os resultados demonstraram que a eletiva de empreendedorismo é apenas mais uma ferramenta dentre várias outras necessárias para combater o abandono e a evasão escolar, visto que contribui para a pauta das competências educacionais, razão que levou à criação do programa Inova Educação. Além disso, também demonstram que as escolas e os professores carecem de suporte para a implementação da política, embora ela tenha sido bem recebida e exista demanda por parte dos estudantes. Também foi possível constatar que a temática de empreendedorismo cumpre o papel da formação para o mercado de trabalho; que aparenta ser mais adequada para os estudantes do ensino médio do que para os do ensino fundamental e que a rede escolar deseja a continuidade do programa, o que abre espaço para o aperfeiçoamento da política e para a possibilidade de evolução da pauta de empreendedorismo nas redes públicas de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17112023-195812/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17112023-195812/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257054982438912