Narrativas audiovisuais de cientistas youtubers: intertextualidades entre arte e ciência na divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuma, Ana Beatriz Camargo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08072022-101527/
Resumo: Em meados do século XX, o literato e cientista C. P. Snow (2015) reacendeu o problema histórico da falta de comunicação entre a cultura científica, voltada para a ciência, e a cultura humanista, para a arte. A discussão sobre as chamadas duas culturas prossegue até os dias atuais, em nível global, e é por isso que temos como fio condutor desta tese investigar como os cientistas youtubers produzem cruzamentos intertextuais entre ciência e arte em suas narrativas audiovisuais de divulgação científica (DC) e quais são as percepções dos internautas sobre isso. Para tanto, selecionamos como nossos objetos de estudo cinco canais do Science Vlogs Brasil (SVBR) que abordam distintas áreas do conhecimento: 1) Universo Narrado; 2) Arqueologia pelo Mundo; 3) Canal do Pirulla; 4) Dragões de Garagem; e 5) Colecionadores de Ossos. Nosso percurso teórico-metodológico é calcado, especialmente, na tríplice mimese (RICOEUR, 1994) e na noção de intertextualidade (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012; KOCH, 2018a; KOCH, 2018b) entre arte e ciência, a qual perpassa a análise dos três momentos, mais precisamente, tempos da atividade mimética (prefiguração, configuração e refiguração). Mimese I, assim, possibilitou que compreendêssemos o contexto em que surgem as narrativas audiovisuais de DC por meio de entrevistas em profundidade semiabertas realizadas com os cientistas youtubers dos cinco vlogs. Já em mimese II, detemo-nos na análise imagética e verbal de um vídeo veiculado em 2020 em cada canal. Por fim, em mimese III, investigamos os comentários dos internautas sobre as referidas narrativas, buscando compreender suas percepções sobre elas. Por meio deste percurso, desenvolvemos uma metodologia própria para a análise de produtos audiovisuais, principalmente as narrativas publicadas no YouTube, e que poderá ser replicada por mais pesquisadores. Além disso, identificamos que os principais cruzamentos intertextuais entre arte e ciência, promovidos pelos cientistas youtubers em seus vídeos de divulgação científica, podem ser colocados em duas categorias, que demonstram haver uma aproximação entre a cultura científica e a cultura humanista por meio da cultura audiovisual. Na primeira, este uso é mais voltado para a forma com que o vídeo é apresentado, com a inserção de elementos visuais e sonoros, como fotografias e trilhas sonoras, que, principalmente, indicam aos espectadores o que está sendo dito pelos cientistas youtubers ou evidenciam algum aspecto da mensagem transmitida (exemplo, sua seriedade ou antiguidade). A segunda categoria, por seu turno, é mais voltada para o conteúdo da narrativa audiovisual em que o desenvolvimento dela conta, em parte ou no todo, com a utilização de pelo menos uma manifestação artística, como um filme, para elucidar ou exemplificar o tema abordado ou determinado aspecto dele. No que tange às percepções dos internautas sobre os vídeos, verificamos, entre outros, um expressivo número de elogios, denotando que a ciência se torna mais palatável e atrativa quando em diálogo com a arte. Dessa maneira, esta pesquisa aponta caminhos que podem ser seguidos por divulgadores científicos que produzem conteúdo para plataformas como o YouTube.
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Para tanto, selecionamos como nossos objetos de estudo cinco canais do Science Vlogs Brasil (SVBR) que abordam distintas áreas do conhecimento: 1) Universo Narrado; 2) Arqueologia pelo Mundo; 3) Canal do Pirulla; 4) Dragões de Garagem; e 5) Colecionadores de Ossos. Nosso percurso teórico-metodológico é calcado, especialmente, na tríplice mimese (RICOEUR, 1994) e na noção de intertextualidade (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012; KOCH, 2018a; KOCH, 2018b) entre arte e ciência, a qual perpassa a análise dos três momentos, mais precisamente, tempos da atividade mimética (prefiguração, configuração e refiguração). Mimese I, assim, possibilitou que compreendêssemos o contexto em que surgem as narrativas audiovisuais de DC por meio de entrevistas em profundidade semiabertas realizadas com os cientistas youtubers dos cinco vlogs. Já em mimese II, detemo-nos na análise imagética e verbal de um vídeo veiculado em 2020 em cada canal. Por fim, em mimese III, investigamos os comentários dos internautas sobre as referidas narrativas, buscando compreender suas percepções sobre elas. Por meio deste percurso, desenvolvemos uma metodologia própria para a análise de produtos audiovisuais, principalmente as narrativas publicadas no YouTube, e que poderá ser replicada por mais pesquisadores. Além disso, identificamos que os principais cruzamentos intertextuais entre arte e ciência, promovidos pelos cientistas youtubers em seus vídeos de divulgação científica, podem ser colocados em duas categorias, que demonstram haver uma aproximação entre a cultura científica e a cultura humanista por meio da cultura audiovisual. Na primeira, este uso é mais voltado para a forma com que o vídeo é apresentado, com a inserção de elementos visuais e sonoros, como fotografias e trilhas sonoras, que, principalmente, indicam aos espectadores o que está sendo dito pelos cientistas youtubers ou evidenciam algum aspecto da mensagem transmitida (exemplo, sua seriedade ou antiguidade). A segunda categoria, por seu turno, é mais voltada para o conteúdo da narrativa audiovisual em que o desenvolvimento dela conta, em parte ou no todo, com a utilização de pelo menos uma manifestação artística, como um filme, para elucidar ou exemplificar o tema abordado ou determinado aspecto dele. No que tange às percepções dos internautas sobre os vídeos, verificamos, entre outros, um expressivo número de elogios, denotando que a ciência se torna mais palatável e atrativa quando em diálogo com a arte. Dessa maneira, esta pesquisa aponta caminhos que podem ser seguidos por divulgadores científicos que produzem conteúdo para plataformas como o YouTube.In the mid-20th century, the writer and scientist C. P. Snow (2015) rekindled the historical problem of the lack of communication between the scientific culture, focused on science, and the humanist culture, focused on art. The discussion about the so-called two cultures continues to the present day, on a global level, and that is why we have as a guiding principle for this thesis to investigate how YouTuber scientists produce intertextual intersections between science and art in their audiovisual narratives of science communication (SC) and what are the perceptions of internet users about it. To this end, we selected as our objects of study five Science Vlogs Brasil (SVBR) channels that address different areas of knowledge: 1) Universo Narrado; 2) Arqueologia pelo Mundo; 3) Canal do Pirulla; 4) Dragões de Garagem; 5) Colecionadores de Ossos. Our theoretical-methodological path is based, especially, on the triple mimesis (RICOEUR, 1994) and on the notion of intertextuality (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012; KOCH, 2018a; KOCH, 2018b) between art and science, which permeates the analysis of the three moments, more precisely, times of mimetic activity (prefiguration, configuration, and refiguration). Mimesis I, thus, made it possible for us to understand the context in which SCs audiovisual narratives emerge through semi-open in-depth interviews carried out with the YouTuber scientists of the five vlogs. In mimesis II, we focus on the imagery and verbal analysis of a video aired in 2020 on each channel. Finally, in mimesis III, we investigated Internet users comments on these narratives, seeking to understand their perceptions about them. Through this path, we have developed our own methodology for the analysis of audiovisual products, especially the narratives published on YouTube, which more researchers can replicate. In addition, we identified that the main intertextual intersections between art and science, promoted by YouTuber scientists in their science communication videos, can be placed in two categories, which demonstrate that there is an approximation between scientific culture and humanist culture through audiovisual culture. In the first one, this use is more focused on the way the video is presented, with the insertion of visual and sound elements, such as photographs and soundtracks, which, mainly, indicate to the viewers what is being said by YouTuber scientists or evidence some aspect of the message conveyed (e.g., its seriousness or antiquity). The second category is more focused on the content of the audiovisual narrative in which the development of it counts, in part or in whole, with the use of at least one artistic manifestation, such as a film, to elucidate or exemplify the theme addressed or a particular aspect of it. Regarding the perceptions of Internet users about the videos, we found, among others, an expressive number of compliments, denoting that science becomes more palatable and attractive when in dialogue with art. In this way, this research points out paths that can be followed by science communicators who produce content for platforms such as YouTubeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Mayra RodriguesTuma, Ana Beatriz Camargo2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08072022-101527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T22:23:03Zoai:teses.usp.br:tde-08072022-101527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T22:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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