Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ailton dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-093843/
Resumo: O design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface designer e o Web designer. O design, mesmo que historicamente exista há muito mais tempo do que a sua institucionalização como profissão independente no Brasil, firma-se na modernidade e ganha-se força neste momento contemporâneo, até definindo, em algumas situações e questões econômicas de mercado. Há uma singularidade no design que aglutina virtualmente duas características: facilitação da leitura e informação - que é o Web design, pois ao mesmo tempo em que informa o conteúdo de um Web site, demonstra o caminho a ser navegado e toda a sua interatividade. Com a disposição das novas mídias digitais¹, é salutar acompanhar o crescimento vertiginoso e preponderante que as informações permeiam com mais amplitude, permitindo a cada instante ganhar o aperfeiçoamento e a descoberta de novos meios de explicitar a mensagem com rapidez e objetividade oriundos num mundo moderno e globalizado em que vivemos. As universidades e faculdades, como facilitadoras de aprendizagem, investem em novas tecnologias para disseminar seus cursos, seus produtos, sua infraestrutura, e também utiliza dos recursos da Web para oferecer cursos on-line². Nessa linha de raciocínio, sobre o que é funcional, eficaz e ao mesmo tempo audacioso em um Web site, é analisado neste trabalho 80 instituições de ensino superior brasileiras, objetivando uma inovação no que diz respeito a usabilidade, baseado numa arquitetura de informação estruturada. A metodologia adotada baseia-se numa sequência de ítens de maior relevância, do ponto de vista técnico e operacional de usabilidade, juntamente com assuntos de interesse comuns apontados pelo público alvo. A análise remete a um diagrama de ordem quantitativa e, posteriormente, qualitativa, que evidencia aspectos inerentes ao interface design.
id USP_8d1fd88524ca8aac5f6e39eb3b199a36
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052010-093843
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidadeDesign and architecture of information to educational web sites: an useful studyingArquivo de informaçãoInformation architectureInterface designInterface designUsabilidadeUsabilityWeb designWeb designO design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface designer e o Web designer. O design, mesmo que historicamente exista há muito mais tempo do que a sua institucionalização como profissão independente no Brasil, firma-se na modernidade e ganha-se força neste momento contemporâneo, até definindo, em algumas situações e questões econômicas de mercado. Há uma singularidade no design que aglutina virtualmente duas características: facilitação da leitura e informação - que é o Web design, pois ao mesmo tempo em que informa o conteúdo de um Web site, demonstra o caminho a ser navegado e toda a sua interatividade. Com a disposição das novas mídias digitais¹, é salutar acompanhar o crescimento vertiginoso e preponderante que as informações permeiam com mais amplitude, permitindo a cada instante ganhar o aperfeiçoamento e a descoberta de novos meios de explicitar a mensagem com rapidez e objetividade oriundos num mundo moderno e globalizado em que vivemos. As universidades e faculdades, como facilitadoras de aprendizagem, investem em novas tecnologias para disseminar seus cursos, seus produtos, sua infraestrutura, e também utiliza dos recursos da Web para oferecer cursos on-line². Nessa linha de raciocínio, sobre o que é funcional, eficaz e ao mesmo tempo audacioso em um Web site, é analisado neste trabalho 80 instituições de ensino superior brasileiras, objetivando uma inovação no que diz respeito a usabilidade, baseado numa arquitetura de informação estruturada. A metodologia adotada baseia-se numa sequência de ítens de maior relevância, do ponto de vista técnico e operacional de usabilidade, juntamente com assuntos de interesse comuns apontados pelo público alvo. A análise remete a um diagrama de ordem quantitativa e, posteriormente, qualitativa, que evidencia aspectos inerentes ao interface design.The design is approached in this paper work since its criation with Bauhaus, having its definitions and concepts , this way it also shows technological advances in the field of information technology in special to the graphic information technology as an important salutary tool to the graphic designer. The digital world brings to the designer new segments of perfomance such as interface designer and the web designer. The design, even existing such a long time before its intitutionalisation as an independent profession in Brazil, it gets strengh in both modern time and at this contemporary moment, and also in some situations and economic points in the market. There is such singularity in design that joins virtually two features: an easy way of reading and information - which is the web design field, though at the same time it informs all there is in a web site , shows the way to browse and all its interactivity. With all the display of new media , it is necessary to be aquainted with the growth and the manner that the information broadens with an opening way, allowing the user at every moment gain improvement and the discovery of new forms to set out the message fast and originating goals in this present and globalised world in which we live. The universities and colleges, places for getting knowledgement, invest in technology to broaden their courses, products, structure, they also make use of resources from the web to offer on line courses. In this line of approach what is functional, effective in a web site, in this paper work is analysed 80 institutions such as universities and colleges, getting the point of inovation about the use based on an structered information architecture. The metodology adopted is based on a sequence of items of important points of technical views and operational use, together with subjects of interest pointed by the target audience. The analysis sends to a quantitative diagram and further to a qualifying diagram that displays inherent aspects to the interface design.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Carlos Roberto ZibelSilva, Ailton dos Santos2008-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-093843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-20052010-093843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
Design and architecture of information to educational web sites: an useful studying
title Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
spellingShingle Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
Silva, Ailton dos Santos
Arquivo de informação
Information architecture
Interface design
Interface design
Usabilidade
Usability
Web design
Web design
title_short Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
title_full Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
title_fullStr Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
title_full_unstemmed Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
title_sort Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
author Silva, Ailton dos Santos
author_facet Silva, Ailton dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Carlos Roberto Zibel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ailton dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivo de informação
Information architecture
Interface design
Interface design
Usabilidade
Usability
Web design
Web design
topic Arquivo de informação
Information architecture
Interface design
Interface design
Usabilidade
Usability
Web design
Web design
description O design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface designer e o Web designer. O design, mesmo que historicamente exista há muito mais tempo do que a sua institucionalização como profissão independente no Brasil, firma-se na modernidade e ganha-se força neste momento contemporâneo, até definindo, em algumas situações e questões econômicas de mercado. Há uma singularidade no design que aglutina virtualmente duas características: facilitação da leitura e informação - que é o Web design, pois ao mesmo tempo em que informa o conteúdo de um Web site, demonstra o caminho a ser navegado e toda a sua interatividade. Com a disposição das novas mídias digitais¹, é salutar acompanhar o crescimento vertiginoso e preponderante que as informações permeiam com mais amplitude, permitindo a cada instante ganhar o aperfeiçoamento e a descoberta de novos meios de explicitar a mensagem com rapidez e objetividade oriundos num mundo moderno e globalizado em que vivemos. As universidades e faculdades, como facilitadoras de aprendizagem, investem em novas tecnologias para disseminar seus cursos, seus produtos, sua infraestrutura, e também utiliza dos recursos da Web para oferecer cursos on-line². Nessa linha de raciocínio, sobre o que é funcional, eficaz e ao mesmo tempo audacioso em um Web site, é analisado neste trabalho 80 instituições de ensino superior brasileiras, objetivando uma inovação no que diz respeito a usabilidade, baseado numa arquitetura de informação estruturada. A metodologia adotada baseia-se numa sequência de ítens de maior relevância, do ponto de vista técnico e operacional de usabilidade, juntamente com assuntos de interesse comuns apontados pelo público alvo. A análise remete a um diagrama de ordem quantitativa e, posteriormente, qualitativa, que evidencia aspectos inerentes ao interface design.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-093843/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20052010-093843/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090888295514112