Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Veronica Reis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13052024-153929/
Resumo: Os contextos da contemporaneidade estão passando por transformações no tempo e no espaço, caracterizadas, entre outros, pela abundância informacional, pela desconfiança de parte da sociedade pelas Universidades públicas, pela desinformação e pelas fake news, pela redução de investimentos no ensino e na pesquisa e por movimentos negacionistas contra a ciência todos fenômenos que colocam em xeque as narrativas das universidades públicas. Diante de tal cenário, o objetivo desta tese foi identificar e compreender de que maneira a comunicação pública pode contribuir para a defesa da universidade pública. O arcabouço teórico que dá sustentação a esta tese foi organizado em três grandes níveis: a reflexão, em nível macro, dos contextos econômico, social, político, tecnológico, comunicacional e dos sujeitos; a análise mais circunscrita dos cenários enfrentados pelas universidades públicas e, finalmente, o exame dos desafios contemporâneos para uma comunicação pública de Estado. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, com a adoção do método de estudo de caso e, para análise e interpretação dos dados, da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do modelo de matriz para análise ritual (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). Na etapa empírica, realizou-se a análise das transcrições dos depoimentos dos reitores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sobre a gestão das Universidades Públicas de 2019. Na etapa de exploração das 287 páginas de material, identificaram-se 401 trechos dos depoimentos para a análise e interpretação dos resultados. Constatou-se a presença de temas legitimadores de utilidade, compatibilidade e boa governança nas narrativas dos reitores de USP, UNESP e UNICAMP, bem como a predominância de narrativas essencialmente impessoais e com o objetivo de fornecer informações, prestar contas e esclarecer processos acadêmicos, administrativos e financeiros. Ficou evidente a necessidade de que comunicação pública universitária contemple, para além de estratégias de divulgação científica, uma ação mais robusta de advocacy da universidade pública, compreendida como uma causa a ser defendida junto aos órgãos públicos, a agentes internacionais, a setores da iniciativa privada e às entidades da sociedade civil, a fim de criar conscientização, influenciar políticas públicas e contribuir para mudanças de impacto social.
id USP_8d771c5e6c9a6a9977fb3970d06a4983
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052024-153929
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistasNarratives in public communication: a case study in three universities of the State of São PauloAdvocacyAdvocacyCommunicationComunicaçãoComunicação públicaInstitutional and governmental relationsMemória organizacionalOrganizational memoryPublic communicationPublic universityRelações institucionais e governamentaisUniversidade públicaOs contextos da contemporaneidade estão passando por transformações no tempo e no espaço, caracterizadas, entre outros, pela abundância informacional, pela desconfiança de parte da sociedade pelas Universidades públicas, pela desinformação e pelas fake news, pela redução de investimentos no ensino e na pesquisa e por movimentos negacionistas contra a ciência todos fenômenos que colocam em xeque as narrativas das universidades públicas. Diante de tal cenário, o objetivo desta tese foi identificar e compreender de que maneira a comunicação pública pode contribuir para a defesa da universidade pública. O arcabouço teórico que dá sustentação a esta tese foi organizado em três grandes níveis: a reflexão, em nível macro, dos contextos econômico, social, político, tecnológico, comunicacional e dos sujeitos; a análise mais circunscrita dos cenários enfrentados pelas universidades públicas e, finalmente, o exame dos desafios contemporâneos para uma comunicação pública de Estado. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, com a adoção do método de estudo de caso e, para análise e interpretação dos dados, da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do modelo de matriz para análise ritual (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). Na etapa empírica, realizou-se a análise das transcrições dos depoimentos dos reitores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sobre a gestão das Universidades Públicas de 2019. Na etapa de exploração das 287 páginas de material, identificaram-se 401 trechos dos depoimentos para a análise e interpretação dos resultados. Constatou-se a presença de temas legitimadores de utilidade, compatibilidade e boa governança nas narrativas dos reitores de USP, UNESP e UNICAMP, bem como a predominância de narrativas essencialmente impessoais e com o objetivo de fornecer informações, prestar contas e esclarecer processos acadêmicos, administrativos e financeiros. Ficou evidente a necessidade de que comunicação pública universitária contemple, para além de estratégias de divulgação científica, uma ação mais robusta de advocacy da universidade pública, compreendida como uma causa a ser defendida junto aos órgãos públicos, a agentes internacionais, a setores da iniciativa privada e às entidades da sociedade civil, a fim de criar conscientização, influenciar políticas públicas e contribuir para mudanças de impacto social.Contemporary contexts are changing time and space as we know: information overload, distrust from a share of society of Public universities, misinformation and fake news, the reduction of investments in teaching and research and denialist movements against science are all current phenomena that are putting into question the narratives of public universities. Given this scenario, the objective of this thesis was to identify and understand how public communication can contribute to the defense of the Public University in Brazil. The theoretical framework that supports this thesis was organized into three major levels: reflection, at a larger scale, of the economic, social, political, technological, communication and of individuals\' contexts; the specific analysis of the scenarios faced by Brazilian public Universities and, finally, the closest exam of contemporary challenges for public communication by State and governments. The methodology chosen was qualitative research, in particular, the case study method. For data analysis and interpretation, the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the ritual model of analysis (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). In the empirical research step, it was analyzed the transcripts of the statements of the deans of USP, UNESP and UNICAMP during investigations by the Parliamentary Commission of Inquiry (CPI) of the Legislative Assembly of the State of São Paulo (ALESP) into the management of public universities in 2019. In the exploration stage of the 287 pages of material, 401 excerpts from the statements were identified for analysis and interpretation of the results. The presence of legitimizing themes of usefulness, compatibility and good governance was verified in the narratives of the USP, UNESP and UNICAMP deans, as well as the predominance of essentially impersonal narratives with the aim of providing information, accountability and clarifying about internal procedures. For conclusion, it was pointed that university public communication needs to include, in addition to scientific dissemination strategies, a more robust advocacy action towards Brazilian public University, understood as a cause to be defended along with public bodies, international agents, private sector and civil society entities, in order to create awareness, influence public policies and contribute to social impact changes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Paulo Roberto Nassar deCristo, Veronica Reis2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13052024-153929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T23:30:03Zoai:teses.usp.br:tde-13052024-153929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T23:30:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
Narratives in public communication: a case study in three universities of the State of São Paulo
title Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
spellingShingle Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
Cristo, Veronica Reis
Advocacy
Advocacy
Communication
Comunicação
Comunicação pública
Institutional and governmental relations
Memória organizacional
Organizational memory
Public communication
Public university
Relações institucionais e governamentais
Universidade pública
title_short Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
title_full Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
title_fullStr Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
title_full_unstemmed Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
title_sort Narrativas para uma comunicação pública nas universidades: um estudo em três universidades públicas paulistas
author Cristo, Veronica Reis
author_facet Cristo, Veronica Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Veronica Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Advocacy
Advocacy
Communication
Comunicação
Comunicação pública
Institutional and governmental relations
Memória organizacional
Organizational memory
Public communication
Public university
Relações institucionais e governamentais
Universidade pública
topic Advocacy
Advocacy
Communication
Comunicação
Comunicação pública
Institutional and governmental relations
Memória organizacional
Organizational memory
Public communication
Public university
Relações institucionais e governamentais
Universidade pública
description Os contextos da contemporaneidade estão passando por transformações no tempo e no espaço, caracterizadas, entre outros, pela abundância informacional, pela desconfiança de parte da sociedade pelas Universidades públicas, pela desinformação e pelas fake news, pela redução de investimentos no ensino e na pesquisa e por movimentos negacionistas contra a ciência todos fenômenos que colocam em xeque as narrativas das universidades públicas. Diante de tal cenário, o objetivo desta tese foi identificar e compreender de que maneira a comunicação pública pode contribuir para a defesa da universidade pública. O arcabouço teórico que dá sustentação a esta tese foi organizado em três grandes níveis: a reflexão, em nível macro, dos contextos econômico, social, político, tecnológico, comunicacional e dos sujeitos; a análise mais circunscrita dos cenários enfrentados pelas universidades públicas e, finalmente, o exame dos desafios contemporâneos para uma comunicação pública de Estado. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, com a adoção do método de estudo de caso e, para análise e interpretação dos dados, da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do modelo de matriz para análise ritual (NASSAR; FARIAS; RIBEIRO, 2019). Na etapa empírica, realizou-se a análise das transcrições dos depoimentos dos reitores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sobre a gestão das Universidades Públicas de 2019. Na etapa de exploração das 287 páginas de material, identificaram-se 401 trechos dos depoimentos para a análise e interpretação dos resultados. Constatou-se a presença de temas legitimadores de utilidade, compatibilidade e boa governança nas narrativas dos reitores de USP, UNESP e UNICAMP, bem como a predominância de narrativas essencialmente impessoais e com o objetivo de fornecer informações, prestar contas e esclarecer processos acadêmicos, administrativos e financeiros. Ficou evidente a necessidade de que comunicação pública universitária contemple, para além de estratégias de divulgação científica, uma ação mais robusta de advocacy da universidade pública, compreendida como uma causa a ser defendida junto aos órgãos públicos, a agentes internacionais, a setores da iniciativa privada e às entidades da sociedade civil, a fim de criar conscientização, influenciar políticas públicas e contribuir para mudanças de impacto social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13052024-153929/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-13052024-153929/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256935102939136