Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Fabricia Vancim Frachone
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160131/
Resumo: Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que operam no comércio eletrônico é de garantir a fidelidade de seus clientes. Devido a este fato, as empresas têm se preocupado cada vez mais na utilização de uma ferramenta capaz de integrar os dados distribuídos em banco de dados operacionais, para transformar suas informações em diferencial competitivo. Desta forma, a aplicabilidade da ferramenta Data Warehouse no comércio eletrônico, juntamente com a estratégia do Customer Relationship Management (CRM), surge como um elemento central da empresa focada no cliente, pois é capaz de fornecer informações competitivas e essenciais aos responsáveis pelas decisões estratégicas. Assim, através da ferramenta Data Warehouse sustentada pela estratégia de CRM, toda a \"sequência de cliques\" realizada pelos clientes do comércio eletrônico é armazenada historicamente, possibilitando a retenção destes com a empresa. Portanto o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, visando o CRM analítico. O trabalho contribui também para mostrar às empresas que a integração entre tecnologia de informação (Data Warehouse) e marketing (CRM) em um ambiente Web oferece diferentes oportunidades de coleta de dados a respeito dos clientes, promovendo desta forma a personalização de produtos e serviços, garantindo maior lealdade destes com a empresa e, conseqüentemente, maior lucratividade.
id USP_8d97e1159fef821cdefc79218cb566b3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10042017-160131
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analíticoAn analysis of applicability of Data Warehouse in electronic commerce, with emphasis on the analytical CRMComércio eletrônicoCRMCRMData miningData miningData WarehouseData WarehouseElectronic commerceOLAPOLAPAtualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que operam no comércio eletrônico é de garantir a fidelidade de seus clientes. Devido a este fato, as empresas têm se preocupado cada vez mais na utilização de uma ferramenta capaz de integrar os dados distribuídos em banco de dados operacionais, para transformar suas informações em diferencial competitivo. Desta forma, a aplicabilidade da ferramenta Data Warehouse no comércio eletrônico, juntamente com a estratégia do Customer Relationship Management (CRM), surge como um elemento central da empresa focada no cliente, pois é capaz de fornecer informações competitivas e essenciais aos responsáveis pelas decisões estratégicas. Assim, através da ferramenta Data Warehouse sustentada pela estratégia de CRM, toda a \"sequência de cliques\" realizada pelos clientes do comércio eletrônico é armazenada historicamente, possibilitando a retenção destes com a empresa. Portanto o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, visando o CRM analítico. O trabalho contribui também para mostrar às empresas que a integração entre tecnologia de informação (Data Warehouse) e marketing (CRM) em um ambiente Web oferece diferentes oportunidades de coleta de dados a respeito dos clientes, promovendo desta forma a personalização de produtos e serviços, garantindo maior lealdade destes com a empresa e, conseqüentemente, maior lucratividade.Currently, one of the greatest challenges faced by companies that operate in the electronic commerce is to guarantee their customers\' fidelity. Due to this fact, these companies have been considering the employment of tools capable of integrating distributed data onto operational databases in order to transform information into a competitive and distinguishing asset. Thus, the applicability of Data Warehouse tools in Electronic Commerce, together with the strategy of Customer Relationship Management (CRM), appear as a key element for customer-oriented companies, since they are capable of supplying the ones responsible for strategic decisions with competitive and essential information . Hence, through Data Warehouse tools supported by the CRM strategy, all the \"clickstream\" carried out by the customers in electronic commerce, can be historically stored, making it possible, through further analyses, to identify potential customers, as well as keeping them with the company. The objective of the present research is to consider the applicability of Data Warehouse in Electronic Commerce, aiming at the analytical CRM. The research also shows companies that Data Warehouse, when combined with the CRM in a Web environment, offers alternative means for customer-related data collection, thus, providing the customization of products and services, reassuring clients\' loyalty to the company and, consequently, greater profits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirNeves, Fabricia Vancim Frachone2001-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160131/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-10042017-160131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
An analysis of applicability of Data Warehouse in electronic commerce, with emphasis on the analytical CRM
title Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
spellingShingle Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
Neves, Fabricia Vancim Frachone
Comércio eletrônico
CRM
CRM
Data mining
Data mining
Data Warehouse
Data Warehouse
Electronic commerce
OLAP
OLAP
title_short Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
title_full Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
title_fullStr Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
title_full_unstemmed Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
title_sort Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico
author Neves, Fabricia Vancim Frachone
author_facet Neves, Fabricia Vancim Frachone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cazarini, Edson Walmir
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Fabricia Vancim Frachone
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
CRM
CRM
Data mining
Data mining
Data Warehouse
Data Warehouse
Electronic commerce
OLAP
OLAP
topic Comércio eletrônico
CRM
CRM
Data mining
Data mining
Data Warehouse
Data Warehouse
Electronic commerce
OLAP
OLAP
description Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que operam no comércio eletrônico é de garantir a fidelidade de seus clientes. Devido a este fato, as empresas têm se preocupado cada vez mais na utilização de uma ferramenta capaz de integrar os dados distribuídos em banco de dados operacionais, para transformar suas informações em diferencial competitivo. Desta forma, a aplicabilidade da ferramenta Data Warehouse no comércio eletrônico, juntamente com a estratégia do Customer Relationship Management (CRM), surge como um elemento central da empresa focada no cliente, pois é capaz de fornecer informações competitivas e essenciais aos responsáveis pelas decisões estratégicas. Assim, através da ferramenta Data Warehouse sustentada pela estratégia de CRM, toda a \"sequência de cliques\" realizada pelos clientes do comércio eletrônico é armazenada historicamente, possibilitando a retenção destes com a empresa. Portanto o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, visando o CRM analítico. O trabalho contribui também para mostrar às empresas que a integração entre tecnologia de informação (Data Warehouse) e marketing (CRM) em um ambiente Web oferece diferentes oportunidades de coleta de dados a respeito dos clientes, promovendo desta forma a personalização de produtos e serviços, garantindo maior lealdade destes com a empresa e, conseqüentemente, maior lucratividade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160131/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160131/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090574785970176