Educação médica e saúde: limites e possibilidades das propostas de mudança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-06042020-114350/ |
Resumo: | Este estudo, inserido no campo do desenvolvimento de recursos humanos em saúde (rhs), visou à compreensão das propostas de mudança na educação médica latino-americana durante os anos 90. Buscou-se identificar e analisar motivações políticas, concepções teórico-metodológicas, estruturas de sustentação e estratégias preconizadas/empregadas para implantar e desenvolver processos e resultados. Para tanto, foi utilizado um arcabouço conceitual e metodológico apoiado no referencial teórico da medicina social. As principais categorias de análise utilizadas são provenientes do planejamento estratégico em saúde. Alguns elementos oriundos do modelo explicativo da saúde internacional também foram incorporados. Os princípios do método histórico-dialético constituíram-se no eixo orientador dos procedimentos realizados no decorrer da pesquisa. Inicialmente, analisou-se a problemática dos rhs nos processos de reforma do setor saúde (rss) desenvolvidos desde os anos 80. Dentre outros aspectos, verificou-se a precariedade das diretrizes voltadas à reorientação da formação médica, mesmo nos países em que a construção de novos modelos de atenção vem sendo preconizada. Em seguida, procedeu-se à recuperação de aspectos históricos do movimento de educação médica latino-americano. Além do resgate do marco conceitual da educação médica, formulado inicialmente por Juan César García, e do seu desenvolvimento teórico, essa recuperação propiciou a identificação dos momentos mais destacados, dos principais sujeitos, atores sociais e das iniciativas mais relevantes no campo da educação médica latino-americana no período 1950-1990. O enfoque principal do estudo orientou-se para a educação médica nos anos 90, mas a análise das reformas do setor saúde desenvolvidas desde os anos 80 e a recuperação dos marcos históricoas da educação médica foram necessários para evidenciar a inserção do tema no campo da saúde, evitar sua abordagem de forma desarticulada e estabelecer a historicidade dos processos de mudança da educação médica. O objeto-sujeito de estudo constituiu-se de um conjunto de quatro propostas que emergiram no cenário latino-americano no início dos anos 90, a saber: a proposta UNI (Uma nova iniciativa na educação dos profissionais de saúde: união com a comunidade), da Fundação Kellogg; a proposta Changing (Mudança na educação e na prática médica: uma agenda para a ação), da OMS; a proposta Network (Aprendizagem baseada em problemas em instituições de ensino orientadas para a comunidade) e a proposta Gestão de qualidade na educação médica, da OPS. Através do estudo de cada uma das propostas, procedeu-se ao estabelecimento de suas origens, à sistematização das suas concepções teórico-metodológicas, à análise dos seus processos de implantação e desenvolvimento, à identificação dos seus principais sujeitos sociais, atores institucionais e estratégias. Os processos em andamento introduziram novas realidades no cenário latino-americano das escolas médicas, caracterizando um \"povoamento\" do mapa dos países da região. Uma categorização do conceito de mudança em inovação, reforma e transformação serviu de base para a análise dos processos e resultados produzidos por cada proposta. A análise comparada do desempenho teórico-prático das propostas, permitiu caracterizar-se a iniciativa UNI como a mais consistente e estruturada. Apesar de apresentar várias debilidades, ela é a responsável pelos processos de mudança mais avançados e pela produção de alguns resultados intermediários. A análise comparada das propostas sob a ótica da saúde internacional foi útil para a compreensão dos seus limites e possibilidades frente aos modelos hegemônicos de prática e de educação médica. Ao final, foram registradas algumas \"teses\", que podem ser úteis ao aprofundamento teórico-prático dos processos de mudança iniciados. |
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Os princípios do método histórico-dialético constituíram-se no eixo orientador dos procedimentos realizados no decorrer da pesquisa. Inicialmente, analisou-se a problemática dos rhs nos processos de reforma do setor saúde (rss) desenvolvidos desde os anos 80. Dentre outros aspectos, verificou-se a precariedade das diretrizes voltadas à reorientação da formação médica, mesmo nos países em que a construção de novos modelos de atenção vem sendo preconizada. Em seguida, procedeu-se à recuperação de aspectos históricos do movimento de educação médica latino-americano. Além do resgate do marco conceitual da educação médica, formulado inicialmente por Juan César García, e do seu desenvolvimento teórico, essa recuperação propiciou a identificação dos momentos mais destacados, dos principais sujeitos, atores sociais e das iniciativas mais relevantes no campo da educação médica latino-americana no período 1950-1990. O enfoque principal do estudo orientou-se para a educação médica nos anos 90, mas a análise das reformas do setor saúde desenvolvidas desde os anos 80 e a recuperação dos marcos históricoas da educação médica foram necessários para evidenciar a inserção do tema no campo da saúde, evitar sua abordagem de forma desarticulada e estabelecer a historicidade dos processos de mudança da educação médica. O objeto-sujeito de estudo constituiu-se de um conjunto de quatro propostas que emergiram no cenário latino-americano no início dos anos 90, a saber: a proposta UNI (Uma nova iniciativa na educação dos profissionais de saúde: união com a comunidade), da Fundação Kellogg; a proposta Changing (Mudança na educação e na prática médica: uma agenda para a ação), da OMS; a proposta Network (Aprendizagem baseada em problemas em instituições de ensino orientadas para a comunidade) e a proposta Gestão de qualidade na educação médica, da OPS. Através do estudo de cada uma das propostas, procedeu-se ao estabelecimento de suas origens, à sistematização das suas concepções teórico-metodológicas, à análise dos seus processos de implantação e desenvolvimento, à identificação dos seus principais sujeitos sociais, atores institucionais e estratégias. Os processos em andamento introduziram novas realidades no cenário latino-americano das escolas médicas, caracterizando um \"povoamento\" do mapa dos países da região. Uma categorização do conceito de mudança em inovação, reforma e transformação serviu de base para a análise dos processos e resultados produzidos por cada proposta. A análise comparada do desempenho teórico-prático das propostas, permitiu caracterizar-se a iniciativa UNI como a mais consistente e estruturada. Apesar de apresentar várias debilidades, ela é a responsável pelos processos de mudança mais avançados e pela produção de alguns resultados intermediários. A análise comparada das propostas sob a ótica da saúde internacional foi útil para a compreensão dos seus limites e possibilidades frente aos modelos hegemônicos de prática e de educação médica. Ao final, foram registradas algumas \"teses\", que podem ser úteis ao aprofundamento teórico-prático dos processos de mudança iniciados.This study, within the perspective of the development of human resources in health, was meant to understand the proposals of change in Latin-American medical education in the 1990\'s. It aimed at the identification and analysis of political drives, methodological and theoretical concepts, frameworks and strategies to implement/employ processes and results. For this purpose, a conceptual and methodological framework was constructed and based on social medicine theoretical referentials. The main categories for the analysis derived from strategical planning in health. Some elements from the explanatory model for international health were also used. The principles underlying the historical and dialectic method constituted the guiding line for research. Initially, human resources in health, within the processes of reform in the health sector developed in the 1980\'s, were analysed. Among other aspects, it was verified how precarious political guidelines for reforms in medical education were, even in those countries where the construction of new models has been encouraged. Secondly, a review of historical aspects of the Latin-American medical education movement was carried out. Besides the establishment of a landmark for the concepts in medical education, as initially formulated by Juan César García, together with its theoretical developments, this also allowed for the identification of the most outstanding moments lived by the main social actors and the most relevant actions in the field of Latin-American medical education for the period of 1950 through 1990. The main focus of this study is medical education in the 1990\'s. The analysis of human resources in health and records of historical aspects are needed so that the theme can be health-oriented, approached in a disarticulated way and the history of the processes in changing medical education established. The object-subject of this study comprehends four proposals which came into the Latin-American setting in the early 1990: UNI proposal (A New Initiative in the Education of Health Professionals: Partnership with the Community), sponsored by the Kellogg Foundation; the Changing proposal (Changing Medical Education and Practice, an Agenda for Action), by WHO, the Network proposal, by Network of Community-oriented Educational Institutions of Health Sciences; and the proposal for Quality Management in Medical Education, by PAHO. Through the study of each one of these proposals, the establishment of their origin, systematisation of their theoretical and methodological concepts, analysis of their processes of implementation and development, and identification of their main agents, subjects and strategies were obtained. The on-going processes introduced new realities to the Latin-American setting of medical schools, giving a new feature to the map of the region. A categorisation of the changing concept - as for innovation, reform, and transformation- worked as the basis for the analysis of the processes and results obtained for each proposal. The comparative analysis of the theoretical and methodological performance of the proposals enabled the characterisation of UNI proposal as being the most consistent and best structured. Even though it presents several deficiencies, this proposal is responsible for the most advanced changing processes and for the achievement of some intermediary results. The comparative analysis of the proposals, under the intemational health perspective, helped understand its limits and possibilities in face of hegemonic models for the medical education and practice. Finally, some \"theses\" were obtained which may prove useful for deepening the theoretical and methodological processes of those changes already being put in practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalik, Ana MariaAlmeida, Marcio José de1997-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-06042020-114350/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-04-06T17:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-06042020-114350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-04-06T17:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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