Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erica de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23022021-163208/
Resumo: A escola, espaço construído através de processos históricos, sociais e culturais é palco de múltiplas manifestações culturais e de cruzamento entre elas, em que o respeito e a tolerância devem estar presentes, garantindo àqueles que a frequentam, um intercâmbio intercultural democrático. O estudo da Astronomia cultural é um caminho para se levar para o Ensino de Ciências e de Física temáticas multiculturais que valorizem as diversas epistemologias acerca do céu. A medida legislativa no que se refere à Lei Federal 11.645/08 é de grande importância para que haja a presença destes temas por todo o currículo. Para entender como a Astronomia cultural chega até a sala de aula e a forma de como vem sendo abordada nos contextos acadêmicos, foram analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo, as pesquisas da área e livros didáticos aprovados no PNLD de física e ciências, totalizando 84 livros. A análise de 31 trabalhos de pesquisa da área, acarretaram na formação de quatro categorias que se mantiveram em sua natureza de outros trabalhos da área. Dentre elas, a de maior número de trabalhos encontrados é a que agrupa as propostas de ensino na educação formal. Porém, ainda que o maior número corresponda a propostas que chegam à escola, algumas considerações são: o aumento em uma década não é significativo; as propostas não se aprofundam nas temáticas; o tamanho dos trabalhos não dá conta de mensurar as propostas como um todo.Na análise dos LD, foi possível contar com duas grandes dimensões de análise \"Monocultural\" e \"Menos valorizados socialmente\". É possível evidenciar que neste tipo de material, a maioria dos livros assume uma abordagem multiculturalista de viés assimilacionista e diferencialista, que tem a postura de tentar integrar os grupos menos visibilizados à cultura hegemônica ou reconhece as diferenças particulares de cada grupo, no entanto, são livros que se afastam da proposta de multiculturalismo intercultural, com uma postura crítica e de diálogo entre os diferentes grupos culturais. Almejamos que este trabalho possa contribuir para salientar a importância de valorizar as discussões em torno das múltiplas culturas na escola, trazendo as potencialidades da Astronomia cultural, pois acreditamos que desta forma, teremos uma educação mais democrática, humana e ética.
id USP_8e6ee5ed8f986384da34d0f55840a105
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23022021-163208
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia CulturalMulticulturalism and Science Teaching in Basic Education: Challenges and potential of cultural astronomy.Astronomia culturalAstronomy educationCultural astronomyEnsino de AstronomiaEnsino de CiênciasLivros DidáticosMulticulturalismMulticulturalismoScience educationTextbooksA escola, espaço construído através de processos históricos, sociais e culturais é palco de múltiplas manifestações culturais e de cruzamento entre elas, em que o respeito e a tolerância devem estar presentes, garantindo àqueles que a frequentam, um intercâmbio intercultural democrático. O estudo da Astronomia cultural é um caminho para se levar para o Ensino de Ciências e de Física temáticas multiculturais que valorizem as diversas epistemologias acerca do céu. A medida legislativa no que se refere à Lei Federal 11.645/08 é de grande importância para que haja a presença destes temas por todo o currículo. Para entender como a Astronomia cultural chega até a sala de aula e a forma de como vem sendo abordada nos contextos acadêmicos, foram analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo, as pesquisas da área e livros didáticos aprovados no PNLD de física e ciências, totalizando 84 livros. A análise de 31 trabalhos de pesquisa da área, acarretaram na formação de quatro categorias que se mantiveram em sua natureza de outros trabalhos da área. Dentre elas, a de maior número de trabalhos encontrados é a que agrupa as propostas de ensino na educação formal. Porém, ainda que o maior número corresponda a propostas que chegam à escola, algumas considerações são: o aumento em uma década não é significativo; as propostas não se aprofundam nas temáticas; o tamanho dos trabalhos não dá conta de mensurar as propostas como um todo.Na análise dos LD, foi possível contar com duas grandes dimensões de análise \"Monocultural\" e \"Menos valorizados socialmente\". É possível evidenciar que neste tipo de material, a maioria dos livros assume uma abordagem multiculturalista de viés assimilacionista e diferencialista, que tem a postura de tentar integrar os grupos menos visibilizados à cultura hegemônica ou reconhece as diferenças particulares de cada grupo, no entanto, são livros que se afastam da proposta de multiculturalismo intercultural, com uma postura crítica e de diálogo entre os diferentes grupos culturais. Almejamos que este trabalho possa contribuir para salientar a importância de valorizar as discussões em torno das múltiplas culturas na escola, trazendo as potencialidades da Astronomia cultural, pois acreditamos que desta forma, teremos uma educação mais democrática, humana e ética.The school, a space built through historical, social and cultural processes, is the stage of multiple cultural manifestations and crossroads between them, in which respect and tolerance must be present, guaranteeing to those who attend it a democratic intercultural exchange. The study of cultural astronomy is a path to take to the Teaching of Science and Physics multicultural themes that value the various epistemologies about the sky. The legislative measure regarding Federal Law 11.645/08 is of great importance for the presence of these themes throughout the curriculum. To understand how cultural astronomy reaches the classroom and the way it has been approached in academic contexts, the research in the area and textbooks approved in the PNLD of Physics and Sciences were analyzed from the perspective of content analysis, totaling 84 books. The analysis of 31 research works in the area, led to the formation of four categories that remained in the nature of other works in the area. Among them, the one with the highest number of works found is the one that groups the teaching proposals in formal education. However, although the largest number corresponds to proposals that arrive at school, some considerations are: the increase in a decade is not significant; the proposals do not deepen in the themes; the size of the works does not measure the proposals as a whole. In the analysis of LD, it was possible to count on two great dimensions of analysis \"Monocultural\" and \"Less socially valued\". It is possible to highlight that in this type of material, most of the books take a multiculturalist approach with an asyllary and differentialist bias, which has the posture of trying to integrate the less visible groups to the hegemonic culture or recognizes the particular differences of each group, however, they are books that move away from the proposal of intercultural multiculturalism, with a critical posture and dialogue between different cultural groups. We hope that this work may contribute to highlight the importance of valuing the discussions around multiple cultures at school, bringing the potentialities of cultural astronomy, because we believe that in this way we will have a more democratic, human and ethical education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, CristinaOliveira, Erica de2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23022021-163208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-24T05:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-23022021-163208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T05:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
Multiculturalism and Science Teaching in Basic Education: Challenges and potential of cultural astronomy.
title Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
spellingShingle Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
Oliveira, Erica de
Astronomia cultural
Astronomy education
Cultural astronomy
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências
Livros Didáticos
Multiculturalism
Multiculturalismo
Science education
Textbooks
title_short Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
title_full Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
title_fullStr Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
title_full_unstemmed Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
title_sort Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
author Oliveira, Erica de
author_facet Oliveira, Erica de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Erica de
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia cultural
Astronomy education
Cultural astronomy
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências
Livros Didáticos
Multiculturalism
Multiculturalismo
Science education
Textbooks
topic Astronomia cultural
Astronomy education
Cultural astronomy
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências
Livros Didáticos
Multiculturalism
Multiculturalismo
Science education
Textbooks
description A escola, espaço construído através de processos históricos, sociais e culturais é palco de múltiplas manifestações culturais e de cruzamento entre elas, em que o respeito e a tolerância devem estar presentes, garantindo àqueles que a frequentam, um intercâmbio intercultural democrático. O estudo da Astronomia cultural é um caminho para se levar para o Ensino de Ciências e de Física temáticas multiculturais que valorizem as diversas epistemologias acerca do céu. A medida legislativa no que se refere à Lei Federal 11.645/08 é de grande importância para que haja a presença destes temas por todo o currículo. Para entender como a Astronomia cultural chega até a sala de aula e a forma de como vem sendo abordada nos contextos acadêmicos, foram analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo, as pesquisas da área e livros didáticos aprovados no PNLD de física e ciências, totalizando 84 livros. A análise de 31 trabalhos de pesquisa da área, acarretaram na formação de quatro categorias que se mantiveram em sua natureza de outros trabalhos da área. Dentre elas, a de maior número de trabalhos encontrados é a que agrupa as propostas de ensino na educação formal. Porém, ainda que o maior número corresponda a propostas que chegam à escola, algumas considerações são: o aumento em uma década não é significativo; as propostas não se aprofundam nas temáticas; o tamanho dos trabalhos não dá conta de mensurar as propostas como um todo.Na análise dos LD, foi possível contar com duas grandes dimensões de análise \"Monocultural\" e \"Menos valorizados socialmente\". É possível evidenciar que neste tipo de material, a maioria dos livros assume uma abordagem multiculturalista de viés assimilacionista e diferencialista, que tem a postura de tentar integrar os grupos menos visibilizados à cultura hegemônica ou reconhece as diferenças particulares de cada grupo, no entanto, são livros que se afastam da proposta de multiculturalismo intercultural, com uma postura crítica e de diálogo entre os diferentes grupos culturais. Almejamos que este trabalho possa contribuir para salientar a importância de valorizar as discussões em torno das múltiplas culturas na escola, trazendo as potencialidades da Astronomia cultural, pois acreditamos que desta forma, teremos uma educação mais democrática, humana e ética.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23022021-163208/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23022021-163208/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257293448544256