O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04062012-153035/ |
Resumo: | Esse estudo buscou identificar e analisar as práticas desenvolvidas por psicólogos da rede pública de Educação, visando compreender desafios e possibilidades presentes no processo de construção de uma atuação coerente com as discussões presentes na literatura da área de Psicologia Escolar e Educacional, cuja perspectiva centra-se no processo de escolarização e nas relações de aprendizagem e desenvolvimento que se produzem no cotidiano escolar. Elegeu-se como método investigativo a abordagem qualitativa de estudo de caso, optando-se por acompanhar o trabalho de uma equipe de psicólogos escolares que atuam em uma Secretaria Municipal de Educação do estado de São Paulo. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) acompanhamento de psicólogos em visitas a Unidades Escolares; b) participação em contexto formativo da equipe e c) entrevista coletiva. Esses momentos foram registrados em um diário de campo, privilegiando-se como método de análise os conteúdos presentes nas falas, nas ações e proposições apresentadas durante os encontros realizados. A partir desse conjunto de informações, temos a destacar os seguintes aspectos: a) um dos focos centrais de atuação do grupo de psicólogos diz respeito à implementação da política de Educação Inclusiva no município, acompanhando crianças incluídas na rede regular de ensino e assessorando escolas nesse processo. As estratégias de atuação incluem conversas com gestores e professores, observação dos alunos em sala de aula, reunião com pais, grupo com alunos; b) de maneira geral, destacam-se, nas ações dos profissionais, práticas e concepções coerentes com a perspectiva que considera a importância das dimensões sociais, pedagógicas, políticas e institucionais como constitutivas do processo de escolarização, de maneira a incentivar a participação de todos os atores escolares no processo de ensino e aprendizagem, a reflexão sobre práticas pedagógicas excludentes, e o investimento na formação docente. Também foram apontados alguns desafios: a) divergências de expectativas em relação ao trabalho de psicólogos na escola por parte de professores e/ou gestores, que ainda esperam uma atuação clínica do psicólogo na Educação; b) dificuldades em constituir espaços de intervenção mais coletivos nos quais professores e gestores possam trocar experiências e produzir reflexões juntos; c) ausência de reuniões entre a própria equipe técnica. Por fim, essa pesquisa permitiu compreender elementos presentes no processo de construção de uma atuação do psicólogo escolar numa perspectiva crítica no âmbito do ensino público, podendo assim contribuir para a elaboração de políticas públicas capazes de responder às necessidades reais das escolas |
id |
USP_8e73dde13c1080be7c729c38a1b42dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04062012-153035 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva críticaThe psychologist in the public system educational: possibilities and challenges of practices in a critical perspectiveAtuação do psicólogoEducação inclusivaEnsino públicoInclusive educationPesquisa qualitativaPolíticas públicasPsicologia escolarPsychologist performancePublic policiesPublic school educationQualitative researchSchool psychologyEsse estudo buscou identificar e analisar as práticas desenvolvidas por psicólogos da rede pública de Educação, visando compreender desafios e possibilidades presentes no processo de construção de uma atuação coerente com as discussões presentes na literatura da área de Psicologia Escolar e Educacional, cuja perspectiva centra-se no processo de escolarização e nas relações de aprendizagem e desenvolvimento que se produzem no cotidiano escolar. Elegeu-se como método investigativo a abordagem qualitativa de estudo de caso, optando-se por acompanhar o trabalho de uma equipe de psicólogos escolares que atuam em uma Secretaria Municipal de Educação do estado de São Paulo. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) acompanhamento de psicólogos em visitas a Unidades Escolares; b) participação em contexto formativo da equipe e c) entrevista coletiva. Esses momentos foram registrados em um diário de campo, privilegiando-se como método de análise os conteúdos presentes nas falas, nas ações e proposições apresentadas durante os encontros realizados. A partir desse conjunto de informações, temos a destacar os seguintes aspectos: a) um dos focos centrais de atuação do grupo de psicólogos diz respeito à implementação da política de Educação Inclusiva no município, acompanhando crianças incluídas na rede regular de ensino e assessorando escolas nesse processo. As estratégias de atuação incluem conversas com gestores e professores, observação dos alunos em sala de aula, reunião com pais, grupo com alunos; b) de maneira geral, destacam-se, nas ações dos profissionais, práticas e concepções coerentes com a perspectiva que considera a importância das dimensões sociais, pedagógicas, políticas e institucionais como constitutivas do processo de escolarização, de maneira a incentivar a participação de todos os atores escolares no processo de ensino e aprendizagem, a reflexão sobre práticas pedagógicas excludentes, e o investimento na formação docente. Também foram apontados alguns desafios: a) divergências de expectativas em relação ao trabalho de psicólogos na escola por parte de professores e/ou gestores, que ainda esperam uma atuação clínica do psicólogo na Educação; b) dificuldades em constituir espaços de intervenção mais coletivos nos quais professores e gestores possam trocar experiências e produzir reflexões juntos; c) ausência de reuniões entre a própria equipe técnica. Por fim, essa pesquisa permitiu compreender elementos presentes no processo de construção de uma atuação do psicólogo escolar numa perspectiva crítica no âmbito do ensino público, podendo assim contribuir para a elaboração de políticas públicas capazes de responder às necessidades reais das escolasThe objective of this study is to identify and analyze the practices developed by psychologists in the public education system in order to understand the challenges and possibilities in the development process of such practices. These practices are consistent with the recent literature of the School Psychology whose perspective focuses in the schooling process and the learning and development relations established between teachers and students in the school routine. The research method was based in a qualitative case study of school psychologists team, that works in an educational municipality department of São Paulo. For this purpose, the following methodological procedures were followed: a) monitoring psychologists visits in schools; b) participation in the formation moment of the psychologists team; c) one group interview. All situations were registered in a field diary and some of them were highlighted in the analyses. One of the most important actions of the psychologists team concerns the implementation of an inclusive education policy, which means supporting the children accepted in the regular school and helping schools in this process. The strategies include talking to principal and teachers; observing the students in the classroom; participating in meetings with parents; organizing focal groups with the students. In general, the professionals have practices and conceptions that value the importance of the social, educational, political and institutional aspects as constitutive elements of the schooling process. These practices also encourage: a) the involvement of all school actors in the process of teaching and learning; b) the reflection on excluding teaching practices; c) investment in teacher training. Some challenges were also highlighted: a) differing expectations of teachers and principal about the work of psychologists in school, the first one seems to be still awaiting for clinical psychologists performance in education; b) difficulties in constituting collective spaces of intervention in which teachers and principals can exchange experiences and ideas; c) lack of opportunities for exchange between the psychologists team. Finally, this research contribute to understand of some elements of the school psychologist\'s development practices in a critical perspective in the context of public education system, it also contributes to the elaboration of public policies to address schools concrete necessitiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Marilene Proenca Rebello deGomes, Aline Morais Mizutani2012-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04062012-153035/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-04062012-153035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica The psychologist in the public system educational: possibilities and challenges of practices in a critical perspective |
title |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
spellingShingle |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica Gomes, Aline Morais Mizutani Atuação do psicólogo Educação inclusiva Ensino público Inclusive education Pesquisa qualitativa Políticas públicas Psicologia escolar Psychologist performance Public policies Public school education Qualitative research School psychology |
title_short |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
title_full |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
title_fullStr |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
title_full_unstemmed |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
title_sort |
O psicólogo na rede pública de educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica |
author |
Gomes, Aline Morais Mizutani |
author_facet |
Gomes, Aline Morais Mizutani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Marilene Proenca Rebello de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Aline Morais Mizutani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do psicólogo Educação inclusiva Ensino público Inclusive education Pesquisa qualitativa Políticas públicas Psicologia escolar Psychologist performance Public policies Public school education Qualitative research School psychology |
topic |
Atuação do psicólogo Educação inclusiva Ensino público Inclusive education Pesquisa qualitativa Políticas públicas Psicologia escolar Psychologist performance Public policies Public school education Qualitative research School psychology |
description |
Esse estudo buscou identificar e analisar as práticas desenvolvidas por psicólogos da rede pública de Educação, visando compreender desafios e possibilidades presentes no processo de construção de uma atuação coerente com as discussões presentes na literatura da área de Psicologia Escolar e Educacional, cuja perspectiva centra-se no processo de escolarização e nas relações de aprendizagem e desenvolvimento que se produzem no cotidiano escolar. Elegeu-se como método investigativo a abordagem qualitativa de estudo de caso, optando-se por acompanhar o trabalho de uma equipe de psicólogos escolares que atuam em uma Secretaria Municipal de Educação do estado de São Paulo. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) acompanhamento de psicólogos em visitas a Unidades Escolares; b) participação em contexto formativo da equipe e c) entrevista coletiva. Esses momentos foram registrados em um diário de campo, privilegiando-se como método de análise os conteúdos presentes nas falas, nas ações e proposições apresentadas durante os encontros realizados. A partir desse conjunto de informações, temos a destacar os seguintes aspectos: a) um dos focos centrais de atuação do grupo de psicólogos diz respeito à implementação da política de Educação Inclusiva no município, acompanhando crianças incluídas na rede regular de ensino e assessorando escolas nesse processo. As estratégias de atuação incluem conversas com gestores e professores, observação dos alunos em sala de aula, reunião com pais, grupo com alunos; b) de maneira geral, destacam-se, nas ações dos profissionais, práticas e concepções coerentes com a perspectiva que considera a importância das dimensões sociais, pedagógicas, políticas e institucionais como constitutivas do processo de escolarização, de maneira a incentivar a participação de todos os atores escolares no processo de ensino e aprendizagem, a reflexão sobre práticas pedagógicas excludentes, e o investimento na formação docente. Também foram apontados alguns desafios: a) divergências de expectativas em relação ao trabalho de psicólogos na escola por parte de professores e/ou gestores, que ainda esperam uma atuação clínica do psicólogo na Educação; b) dificuldades em constituir espaços de intervenção mais coletivos nos quais professores e gestores possam trocar experiências e produzir reflexões juntos; c) ausência de reuniões entre a própria equipe técnica. Por fim, essa pesquisa permitiu compreender elementos presentes no processo de construção de uma atuação do psicólogo escolar numa perspectiva crítica no âmbito do ensino público, podendo assim contribuir para a elaboração de políticas públicas capazes de responder às necessidades reais das escolas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04062012-153035/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04062012-153035/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256659829719040 |