A composição da novela \'Uma novela enfadonha\' de Antón Tchékhov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasilevich, Elena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-17092018-161317/
Resumo: O presente trabalho tem por objeto a análise da composição da obra Uma novela enfadonha de Antón Tchékhov. O protagonista da novela é único dentro da criação tchekhoviana. Trata-se de um cientista de renome mundial que, ao enfrentar pela primeira vez a dúvida acerca da significância de sua própria existência, tenta resolver esse problema, tão doloroso para ele próprio, por meio de reflexões lógicas registradas em seu diário. Contudo, sofre um fracasso absoluto. Redigida em primeira pessoa, nesta obra, como em toda a criação tchekhoviana, é característico um método de escrita objetivo, de tal forma que a opinião das personagens é, de fato, a opinião delas, e não representa o parecer do autor. É possível compreender a posição de Tchékhov na novela, onde não há uma única palavra direta do autor, apenas pela observação de certos sinais expressos no subtexto. A partir disso, analisamos aqueles sinais que constituem os elementos estilísticos básicos da composição partes do enredo que incluem o tempo presente e as recordações, o léxico, os temas da morte, a natureza, os animais, a música, além dos detalhes, símbolos, ritmo, a caracterização das personagens e o cronótopo. Mostramos como todos esses elementos, ao se entrelaçarem e realçarem uns aos outros, conformam o subtexto da obra, e contribuem para a realização da ideia central do autor: mostrar a situação psicológica da pessoa quando sua vida se aproxima do fim, quando é levantada a questão do sentido último e concreto da vida humana, no pano de fundo do processo histórico infinito. Além disso, examinamos a história da criação da novela, observando esse processo por meio da análise das cartas do autor. Também ponderamos os trabalhos da crítica dedicados a Uma história enfadonha em diversos momentos históricos de estudo da obra.
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