Uso de fluoretos em nível populacional: aspectos científicos e normativos no Brasil e na Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García Rincón, Laura Jackeline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-20082024-153457/
Resumo: OBJETIVO: Produzir uma análise comparativa sobre as diretrizes relativas ao uso de fluoretos como estratégia de saúde pública no Brasil e na Colômbia, antes e depois da aprovação do direito à saúde nas constituições dos dois países. MÉTODO: O estudo foi executado em três fases. Na primeira, foi realizada uma revisão narrativa com busca sistemática de artigos científicos e dispositivos normativos relativos ao uso de fluoretos em cada país durante o período prévio à inserção do direito à saúde na Constituição. Para o período posterior à promulgação das Constituições, foi feita uma análise documental qualitativa com uma amostra intencional de documentos normativos de estratégias para o uso de fluoreto. Os dispositivos normativos selecionados foram submetidos à análise de conteúdo, considerando regras e ferramentas para aumentar a cobertura e implementar mecanismos regulatórios de vigilância. Depois, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave ligados ao campo científico e às instituições de saúde pública, com conhecimentos e experiência em diretrizes do uso de fluoretos. Os principais alcances, limitações e desafios do uso de fluoretos em cada país foram identificados. RESULTADOS: Antes da Constituição, em ambos os países havia intensa interação entre organizações governamentais, pesquisadores, lideranças acadêmicas e profissionais, e ainda entre empresas ligadas ao saneamento e à produção do sal de cozinha. Depois da Constituição, notou-se que a atenção à saúde bucal estava consolidada na agenda normativa e institucional da saúde em ambos os países. A fluoretação do sal na Colômbia apresentava deficiências na vigilância, bem como na vigilância do teor natural de fluoreto na água. O programa de vigilância de exposição aos fluoretos foi interrompido, assim como a ferramenta de vigilância da aplicação tópica de verniz de fluoreto, cuja cobertura ainda era muito baixa. No Brasil existiam desigualdades regionais na cobertura e na vigilância da fluoretação da água. A regulação de dentifrícios fluoretados precisava ser aprimorada em ambos os países. Na Colômbia, as entrevistas apontaram desafios relacionados à vigilância da fluoretação do sal, atualização das regulamentações sobre o sal, preocupações sobre a interrupção do sal enquanto veículo de acesso ao fluoreto, cobertura de verniz fluoretado, acesso e disseminação de informações. No Brasil, os desafios estavam relacionados à expansão da fluoretação da água para as regiões Norte e Nordeste, e ao aprimoramento dos meios de monitoramento e vigilância da água e do dentifrício fluoretados. CONCLUSÕES: Antes da Constituição, as estratégias de uso de fluoretos nos dois países passaram por um estágio inicial de características semelhantes, e depois se diferenciaram enquanto opções de política pública de uso sistêmico/tópico de fluoretos. No Brasil, a opção recaiu no ajuste da concentração do fluoreto na água, enquanto na Colômbia, a adição do fluoreto ao sal de cozinha se consolidou enquanto política pública. Embora ambos os países tenham uma estrutura legal que apoia a continuidade dos programas de fluoretação, há razões econômicas, logísticas e políticas que afetam o monitoramento, a avaliação e o aprimoramento desses programas. É necessária uma maior aproximação entre pesquisadores e agências governamentais a fim de permitir o aprimoramento, tanto dos meios de monitoramento da exposição, quanto dos mecanismos para assegurar a vigilância oportuna das estratégias. Arranjos e dispositivos promotores da coordenação intergovernamental e intersetorial são necessários para superar as barreiras decorrentes das diferenças geográficas dentro de cada país e entre o setor saúde e os setores responsáveis pela implementação das políticas (o saneamento no Brasil e a indústria salineira na Colômbia).
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Para o período posterior à promulgação das Constituições, foi feita uma análise documental qualitativa com uma amostra intencional de documentos normativos de estratégias para o uso de fluoreto. Os dispositivos normativos selecionados foram submetidos à análise de conteúdo, considerando regras e ferramentas para aumentar a cobertura e implementar mecanismos regulatórios de vigilância. Depois, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave ligados ao campo científico e às instituições de saúde pública, com conhecimentos e experiência em diretrizes do uso de fluoretos. Os principais alcances, limitações e desafios do uso de fluoretos em cada país foram identificados. RESULTADOS: Antes da Constituição, em ambos os países havia intensa interação entre organizações governamentais, pesquisadores, lideranças acadêmicas e profissionais, e ainda entre empresas ligadas ao saneamento e à produção do sal de cozinha. Depois da Constituição, notou-se que a atenção à saúde bucal estava consolidada na agenda normativa e institucional da saúde em ambos os países. A fluoretação do sal na Colômbia apresentava deficiências na vigilância, bem como na vigilância do teor natural de fluoreto na água. O programa de vigilância de exposição aos fluoretos foi interrompido, assim como a ferramenta de vigilância da aplicação tópica de verniz de fluoreto, cuja cobertura ainda era muito baixa. No Brasil existiam desigualdades regionais na cobertura e na vigilância da fluoretação da água. A regulação de dentifrícios fluoretados precisava ser aprimorada em ambos os países. Na Colômbia, as entrevistas apontaram desafios relacionados à vigilância da fluoretação do sal, atualização das regulamentações sobre o sal, preocupações sobre a interrupção do sal enquanto veículo de acesso ao fluoreto, cobertura de verniz fluoretado, acesso e disseminação de informações. No Brasil, os desafios estavam relacionados à expansão da fluoretação da água para as regiões Norte e Nordeste, e ao aprimoramento dos meios de monitoramento e vigilância da água e do dentifrício fluoretados. CONCLUSÕES: Antes da Constituição, as estratégias de uso de fluoretos nos dois países passaram por um estágio inicial de características semelhantes, e depois se diferenciaram enquanto opções de política pública de uso sistêmico/tópico de fluoretos. No Brasil, a opção recaiu no ajuste da concentração do fluoreto na água, enquanto na Colômbia, a adição do fluoreto ao sal de cozinha se consolidou enquanto política pública. Embora ambos os países tenham uma estrutura legal que apoia a continuidade dos programas de fluoretação, há razões econômicas, logísticas e políticas que afetam o monitoramento, a avaliação e o aprimoramento desses programas. É necessária uma maior aproximação entre pesquisadores e agências governamentais a fim de permitir o aprimoramento, tanto dos meios de monitoramento da exposição, quanto dos mecanismos para assegurar a vigilância oportuna das estratégias. Arranjos e dispositivos promotores da coordenação intergovernamental e intersetorial são necessários para superar as barreiras decorrentes das diferenças geográficas dentro de cada país e entre o setor saúde e os setores responsáveis pela implementação das políticas (o saneamento no Brasil e a indústria salineira na Colômbia).OBJECTIVE: To produce a comparative analysis of the guidelines on the use of fluorides as a public health strategy in Brazil and Colombia, before and after the approval of the right to health in the constitutions of both countries. METHOD: The study was carried out in three phases. In the first one, a narrative review was carried out with a systematic search of scientific articles and normative provisions relating to the use of fluorides in each country during the period prior to the inclusion of the right to health in the Constitution. For the period following the promulgation of the Constitutions, a qualitative documentary analysis was carried out with an intentional sample of normative documents on strategies for the use of fluoride. The selected normative provisions were subjected to content analysis, considering rules and tools for increasing coverage and implementing regulatory surveillance mechanisms. In-depth semi-structured interviews were then carried out with key informants linked to the scientific field and public health institutions, with knowledge and experience in fluoride use guidelines. The main achievements, limitations and challenges of fluoride use in each country were identified. RESULTS: Before the Constitution, in both countries there was intense interaction among government organizations, researchers, academic and professional leaders, and also between companies linked to sanitation and the production of table salt. After the Constitution, it was identified that the attention to oral health was consolidated in the health normative and institutional agenda in both countries. Salt fluoridation in Colombia had deficiencies in surveillance, as well as in the surveillance of the natural fluoride content in water. The fluoride exposure surveillance program had been discontinued, as well as the surveillance tool for the topical application of fluoride varnish, which coverage was still very low. In Brazil there were regional inequalities in the coverage and surveillance of water fluoridation. The regulation of fluoridated toothpastes needed to be improved in both countries. In Colombia, the interviews pointed out challenges related to monitoring salt fluoridation, updating salt regulations, concerns about the interruption of salt as a fluoride access vehicle, fluoride varnish coverage, access and dissemination of information. In Brazil, the challenges were related to water fluoridation expansion to North and Northeast regions and, the monitoring and surveillance means of water and fluoridated toothpaste. CONCLUSIONS: Before the Constitution, fluoride use strategies in the two countries went through an initial stage of similar characteristics, later on, differed in terms of the public policy options for the systemic/topic use of fluorides. In Brazil, the option was to adjust the concentration of fluoride in the water, while in Colombia, the addition of fluoride to table salt was consolidated as a public policy. Although both countries have a legal framework that supports the continuity of fluoridation programs, there are economic, logistical and political reasons that affect the monitoring, evaluation and improvement of these programs. A major closeness between researchers and governmental agencies is needed, for both, the monitoring means of exposition and the mechanisms to ensure an opportune surveillance of strategies is shared by everyone. Arrangements and promoting devices of intergovernmental and intersectoral coordination are needed to overcome the barriers arising from geographical differences in each country and, between health sector and sectors responsible for policies implementation (sanitation in Brazil and the salt industry in Colombia).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrazão, PauloGarcía Rincón, Laura Jackeline2024-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-20082024-153457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T18:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-20082024-153457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T18:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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