Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andreza Rodrigues Marreiros de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-173704/
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por níveis de desenvolvimento inapropriados de atividade, impulsividade e desatenção que acarreta prejuízos psicossociais ao longo da vida. Esses sintomas interferem no funcionamento pessoal, social, acadêmico do indivíduo e de acordo com alguns achados, a partir dos pressupostos envolvidos na etiologia do transtorno, anormalidades neurais teriam direta influência na aprendizagem motora destes indivíduos. Um dos principais fatores manipulados para facilitar essa aprendizagem é a prática, a partir de suas organizações estruturais. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura cientifica sobre a aprendizagem motora, a estrutura de prática e o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para a busca e seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: \"practice schedule\", \"motor learning\" AND \"adhd\", \"practice schedule\" AND \"adhd\"; \"estrutura de prática\", \"aprendizagem motora\" e \"tdah\", \"estrutura de prática\" e \"tdah\"; as buscas foram realizadas nas bases de dados: PubMed, ProQuest Eric, Scopus e Web of Science. A amostra final foi de 116 estudos, sendo 93 do descritor \"practice schedule\", 20 do descritor \"motor learning\" and \"adhd\" e 3 do descritor \"estrutura de prática\". Os achados mostram que a correlação entre aprendizagem motora e o TDAH comumente é investigada sob a ótica do das habilidades de caligrafia (FRINGS et al., 2010a), tempo (FRINGS et al., 2010b) e inibição (SCHACHAR et al., 2005) de resposta motora, focos de atenção interno e externo (CHUA et al., 2019; GHORBANI; DANA; CHRISTODOULIDES, 2020), conhecimento de performance (BISHOP; KELLY; HULL, 2018) e outros aspectos relacionados ao desempenho motor. Não foram encontrados estudos que verificassem relações entre o fator prática e o TDAH. A partir dos acometimentos neurais característicos do transtorno e dos aspectos neurobiológicos das estruturas de prática, foram encontrados estudos que tratassem deste último e por isso procurou-se estabelecer uma correlação entre as duas variáveis. A partir disso, algumas hipóteses foram elencadas, porém um estudo experimental seria o mais indicado para testá-las
id USP_8ef109162e11e553e44514371b5bfe46
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052021-173704
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literaturaAttention deficit / hyperactivity disorder and practice structure: an integrative literature reviewAprendizagem motoraAttention deficit/hyperactivity disorderCorrelatos neuraisEstrutura de práticaMotor learningNeural correlatesPractice scheduleTranstorno do déficit de atenção/hiperatividadeO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por níveis de desenvolvimento inapropriados de atividade, impulsividade e desatenção que acarreta prejuízos psicossociais ao longo da vida. Esses sintomas interferem no funcionamento pessoal, social, acadêmico do indivíduo e de acordo com alguns achados, a partir dos pressupostos envolvidos na etiologia do transtorno, anormalidades neurais teriam direta influência na aprendizagem motora destes indivíduos. Um dos principais fatores manipulados para facilitar essa aprendizagem é a prática, a partir de suas organizações estruturais. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura cientifica sobre a aprendizagem motora, a estrutura de prática e o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para a busca e seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: \"practice schedule\", \"motor learning\" AND \"adhd\", \"practice schedule\" AND \"adhd\"; \"estrutura de prática\", \"aprendizagem motora\" e \"tdah\", \"estrutura de prática\" e \"tdah\"; as buscas foram realizadas nas bases de dados: PubMed, ProQuest Eric, Scopus e Web of Science. A amostra final foi de 116 estudos, sendo 93 do descritor \"practice schedule\", 20 do descritor \"motor learning\" and \"adhd\" e 3 do descritor \"estrutura de prática\". Os achados mostram que a correlação entre aprendizagem motora e o TDAH comumente é investigada sob a ótica do das habilidades de caligrafia (FRINGS et al., 2010a), tempo (FRINGS et al., 2010b) e inibição (SCHACHAR et al., 2005) de resposta motora, focos de atenção interno e externo (CHUA et al., 2019; GHORBANI; DANA; CHRISTODOULIDES, 2020), conhecimento de performance (BISHOP; KELLY; HULL, 2018) e outros aspectos relacionados ao desempenho motor. Não foram encontrados estudos que verificassem relações entre o fator prática e o TDAH. A partir dos acometimentos neurais característicos do transtorno e dos aspectos neurobiológicos das estruturas de prática, foram encontrados estudos que tratassem deste último e por isso procurou-se estabelecer uma correlação entre as duas variáveis. A partir disso, algumas hipóteses foram elencadas, porém um estudo experimental seria o mais indicado para testá-lasAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by inappropriate levels of development of activity, impulsivity and inattention that cause psychosocial impairments throughout life. These symptoms interfere with the individual\'s personal, social, academic functioning and, according to some findings, based on the assumptions involved in the etiology of the disorder, neural abnormalities would have a direct influence on these individuals\' motor learning. One of the main factors manipulated to facilitate this learning is the practice, from its structural organizations. Thus, the present study aimed to identify and analyze the evidence available in the scientific literature on motor learning, the practice structure and Attention Deficit / Hyperactivity Disorder. For the search and selection of studies, the following descriptors were used: \"practice schedule\", \"motor learning\" AND \"adhd\", \"practice schedule\" AND \"adhd\"; \"Practice structure\", \"motor learning\" and \"adhd\", \"practice structure\" and \"adhd\"; the searches were carried out in the databases: PubMed, ProQuest Eric, Scopus and Web of Science. The final sample consisted of 116 studies, 93 from the descriptor \"practice schedule\", 20 from the descriptor \"motor learning\" and \"adhd\" and 3 from the descriptor \"structure of practice\". The findings show that the correlation between motor learning and ADHD is commonly investigated from the perspective of handwriting skills (FRINGS et al., 2010a), time (FRINGS et al., 2010b) and inhibition (SCHACHAR et al., 2005) motor response, foci of internal and external attention (CHUA et al., 2019; GHORBANI; DANA; CHRISTODOULIDES, 2020), knowledge of performance (BISHOP; KELLY; HULL, 2018) and other aspects related to motor performance. No studies were found to verify relationships between the practical factor and ADHD. From the neural disorders characteristic of the disorder and the neurobiological aspects of the practice structures, studies were found that dealt with the latter and, therefore, an attempt was made to establish a correlation between the two variables. From that, some hypotheses were listed, but an experimental study would be the most suitable to test themBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Jorge Alberto deSousa, Andreza Rodrigues Marreiros de2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-173704/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-17T17:22:03Zoai:teses.usp.br:tde-14052021-173704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-17T17:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
Attention deficit / hyperactivity disorder and practice structure: an integrative literature review
title Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
spellingShingle Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
Sousa, Andreza Rodrigues Marreiros de
Aprendizagem motora
Attention deficit/hyperactivity disorder
Correlatos neurais
Estrutura de prática
Motor learning
Neural correlates
Practice schedule
Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
title_short Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
title_full Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
title_sort Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e estrutura de prática: uma revisão integrativa da literatura
author Sousa, Andreza Rodrigues Marreiros de
author_facet Sousa, Andreza Rodrigues Marreiros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Jorge Alberto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andreza Rodrigues Marreiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Attention deficit/hyperactivity disorder
Correlatos neurais
Estrutura de prática
Motor learning
Neural correlates
Practice schedule
Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
topic Aprendizagem motora
Attention deficit/hyperactivity disorder
Correlatos neurais
Estrutura de prática
Motor learning
Neural correlates
Practice schedule
Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
description O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por níveis de desenvolvimento inapropriados de atividade, impulsividade e desatenção que acarreta prejuízos psicossociais ao longo da vida. Esses sintomas interferem no funcionamento pessoal, social, acadêmico do indivíduo e de acordo com alguns achados, a partir dos pressupostos envolvidos na etiologia do transtorno, anormalidades neurais teriam direta influência na aprendizagem motora destes indivíduos. Um dos principais fatores manipulados para facilitar essa aprendizagem é a prática, a partir de suas organizações estruturais. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura cientifica sobre a aprendizagem motora, a estrutura de prática e o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para a busca e seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: \"practice schedule\", \"motor learning\" AND \"adhd\", \"practice schedule\" AND \"adhd\"; \"estrutura de prática\", \"aprendizagem motora\" e \"tdah\", \"estrutura de prática\" e \"tdah\"; as buscas foram realizadas nas bases de dados: PubMed, ProQuest Eric, Scopus e Web of Science. A amostra final foi de 116 estudos, sendo 93 do descritor \"practice schedule\", 20 do descritor \"motor learning\" and \"adhd\" e 3 do descritor \"estrutura de prática\". Os achados mostram que a correlação entre aprendizagem motora e o TDAH comumente é investigada sob a ótica do das habilidades de caligrafia (FRINGS et al., 2010a), tempo (FRINGS et al., 2010b) e inibição (SCHACHAR et al., 2005) de resposta motora, focos de atenção interno e externo (CHUA et al., 2019; GHORBANI; DANA; CHRISTODOULIDES, 2020), conhecimento de performance (BISHOP; KELLY; HULL, 2018) e outros aspectos relacionados ao desempenho motor. Não foram encontrados estudos que verificassem relações entre o fator prática e o TDAH. A partir dos acometimentos neurais característicos do transtorno e dos aspectos neurobiológicos das estruturas de prática, foram encontrados estudos que tratassem deste último e por isso procurou-se estabelecer uma correlação entre as duas variáveis. A partir disso, algumas hipóteses foram elencadas, porém um estudo experimental seria o mais indicado para testá-las
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-173704/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-173704/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256963959750656