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Canto Gregoriano como redutor de ansiedade das mães de crianças hospitalizadas: estratégia para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-06102010-130624/
Resumo: A música exerce efeitos diversos no nosso organismo como terapêutica complementar. Quando uma mãe tem um filho hospitalizado, sente-se insegura e com medo do futuro, gerando ansiedade. Este estudo objetivou verificar se o canto Gregoriano altera o estado de ansiedade de mães com filhos internados. Pesquisa do tipo descritiva, exploratória, correlacional com análise quantitativa, quase-experimental em uma unidade de internação de especialidades de hospital governamental de grande porte, pediátrico de atenção quaternária. A unidade é para atendimento a convenios empresariais, com 15 leitos ativos. Amostra inicial composta por 71 mães, sendo que 28 concluíram todas as etapas da coleta de dados. A mãe foi convidada, pessoalmente, a participar da pesquisa e após o aceite do convite, assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preencheu o Inventário de Diagnóstico de Ansiedade Traço. Foram agendados dois encontros no quarto individual do próprio paciente para a realização da audição musical de canto Gregoriano com utilização de equipamento digital e uso de fones de ouvido. Também foram respondidos o formulário de identificação do sujeito da pesquisa contendo dados pessoais, dados relacionados ao filho internado e informações sonoro-musicais e o Inventário de Diagnóstico de Ansiedade Estado antes e após cada audição musical. A primeira audição musical foi com, no mínimo, 48 horas de internação e a segunda audição musical foi agendada 48 horas após a primeira. A pesquisadora permaneceu no quarto nos primeiros e nos últimos 5 minutos da audição musical das mães. Os dados foram armazenados em planilha Excel for Windows Explorer® e analisados em programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Versão 18.0. Foram realizadas análises estatísticas descritivas através de: teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov), correlação de Pearson entre os escores da escala de ansiedade; análise de variância (ANOVA ONE WAY) para comparar os escores da escala de ansiedade; teste t de student para comparar as médias entre os escores e as variáveis sócio-demográficas. Adotado o nível de 5% de significância nas análises estatísticas. Na primeira audição musical verificou-se que 25(89,2%) mães tiveram seu estado de ansiedade diminuidos e na segunda audição musical, 25(89,2%) continuaram a ter seu estado de ansiedade diminuído. Apesar de não permitir generalizações devido o número limitado de mães participantes deste estudo, pôde-se concluir que a utilização do canto Gregoriano diminui o estado de ansiedade das mães de crianças hospitalizadas em um hospital pediátrico de atenção quaternária acomodados em quartos individuais. É necessário que se amplie o estudo dos estilos musicais para sua aplicabilidade na assistência de enfermagem com mães de crianças hospitalizadas.
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Amostra inicial composta por 71 mães, sendo que 28 concluíram todas as etapas da coleta de dados. A mãe foi convidada, pessoalmente, a participar da pesquisa e após o aceite do convite, assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preencheu o Inventário de Diagnóstico de Ansiedade Traço. Foram agendados dois encontros no quarto individual do próprio paciente para a realização da audição musical de canto Gregoriano com utilização de equipamento digital e uso de fones de ouvido. Também foram respondidos o formulário de identificação do sujeito da pesquisa contendo dados pessoais, dados relacionados ao filho internado e informações sonoro-musicais e o Inventário de Diagnóstico de Ansiedade Estado antes e após cada audição musical. A primeira audição musical foi com, no mínimo, 48 horas de internação e a segunda audição musical foi agendada 48 horas após a primeira. A pesquisadora permaneceu no quarto nos primeiros e nos últimos 5 minutos da audição musical das mães. Os dados foram armazenados em planilha Excel for Windows Explorer® e analisados em programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Versão 18.0. Foram realizadas análises estatísticas descritivas através de: teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov), correlação de Pearson entre os escores da escala de ansiedade; análise de variância (ANOVA ONE WAY) para comparar os escores da escala de ansiedade; teste t de student para comparar as médias entre os escores e as variáveis sócio-demográficas. Adotado o nível de 5% de significância nas análises estatísticas. Na primeira audição musical verificou-se que 25(89,2%) mães tiveram seu estado de ansiedade diminuidos e na segunda audição musical, 25(89,2%) continuaram a ter seu estado de ansiedade diminuído. Apesar de não permitir generalizações devido o número limitado de mães participantes deste estudo, pôde-se concluir que a utilização do canto Gregoriano diminui o estado de ansiedade das mães de crianças hospitalizadas em um hospital pediátrico de atenção quaternária acomodados em quartos individuais. É necessário que se amplie o estudo dos estilos musicais para sua aplicabilidade na assistência de enfermagem com mães de crianças hospitalizadas.The Music exerts different effects on our body, such as complement therapy. When the mother have hospitalized child feel insecurity and fear of the future, causing anxiety. This research aimed to verify if the Gregorian chant changes the state of anxiety of mothers with hospitalized children. Descriptive research, exploratory, correlational with quantitative analysis, almost-experimental, done in large-sized teaching hospital in units of quaternary care pediatric specialties, with 15 active beds, whose focus of attendance are business and individual agreements. Initial sample composed of 71 mothers, but only 28 mothers completed all stages of the data collection. Mothers were invited personally to participate in the study and after agreeing to sign the Informed Consent to fill the Diagnostic Inventory Trait Anxiety. Two meetings were scheduled in the patient bedroon individual, so they listened the Gregorian chant with the use of Digital Equipment and headphones. They were also answered the identification form the subject of the investigation that contains personal data relating to child boarding and sound-musical information and the Diagnostic Inventory State Anxiety before and after each listening session. The listening session was first with at least 48 hours of hospitalization and the second listening session was scheduled 48 hours after the fisrt. The researher stay in the room at the first and the last five minutes of music listening mothers. The datas were stored in Excel spreadsheet for Windows Explorer ® and analyzed in SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Version 18.0. Descriptive statistical analysis were carried out through: test of normality (Kolmogorov-Smirnov), Pearson correlation between the scores of the anxiety scale, analysis of variance (ANOVA - ONE WAY) to compare the scores of the anxiety scale; test t student to compare means between the scores and socio-demographic variables. Adopted 5% level of significance in statistical analysis. At the first listening session was verified that 25 (89.2%) mothers had decreased their anxiety state and the second listening session, 25 (89.2%) continued their state of anxiety decreased. Despite not allow generalizations due to the limited number of mothers participating in this study, so it was concluded that the use of Gregorian chant decreases anxiety of mothers with children hospitalized in quaternary care pediatric hospital accommodated in rooms individualized. It is necessary to broaden the study of musical styles to applicate in nursing care com mothers of hospitalized children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria Julia Paes daAlmeida, Ana Paula2010-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-06102010-130624/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-06102010-130624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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