Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albé, Ana Paula Raposo de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-04022015-152017/
Resumo: Esta dissertação parte do preto, da escuridão e do vazio como lugar onde, na ausência de referências do outro, não sobra outra opção além de olhar para dentro. Ou melhor, olhar para o que escapole de dentro de si frente à experiência da ausência. O processo apresentado aqui pensa sobre a origem da imagem, sobre quanto dela é descritiva e limitada ao registro do olhar no mundo e quanto dela tem origem na imaginação, na experiência particular de cada um. Pensa também na relação entre imagem e linguagem, por meio de fragmentos de fotografias e textos. Navega entre possibilidades de lugar, de estar, de ser, transitando pela possibilidade de transbordar cenas mais imagináveis do que propriamente visíveis. O resultado da pesquisa é um livro que chamei de Preto, composto de textos e fotografias realizadas entre 2009 e 2013, durante residências artísticas em Torres Vedras (Portugal), Pune e Bangalore (Índia), Copenhague (Dinamarca), Rio de Janeiro, São Paulo e Recife (Brasil). Proponho \"Janeiro 2009\" como uma introdução ao que estou chamando de livro-experiência, ao livro aberto a leituras diversas. Essa narrativa, em que conto a experiência de estar no breu absoluto durante 5 ou 10 minutos, é o ponto de partida tanto para as imagens (fotografias, luz branca no preto do escuro) quanto para os textos (palavras, tinta preta no papel branco). Preto tem a intenção de ser mole; de alguma forma, moldável ao manuseio, ao leitor. Um caderno de imagens, ou memórias, que surgem entre fade in e fade outs, entre luzes e sombras. Clarões na escuridão e formas breves
id USP_8f1f569004cadd8bb4592ed35cf2e7d7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04022015-152017
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Preto-fotografiaimageimagemphotographyrepetiçãorepetitionEsta dissertação parte do preto, da escuridão e do vazio como lugar onde, na ausência de referências do outro, não sobra outra opção além de olhar para dentro. Ou melhor, olhar para o que escapole de dentro de si frente à experiência da ausência. O processo apresentado aqui pensa sobre a origem da imagem, sobre quanto dela é descritiva e limitada ao registro do olhar no mundo e quanto dela tem origem na imaginação, na experiência particular de cada um. Pensa também na relação entre imagem e linguagem, por meio de fragmentos de fotografias e textos. Navega entre possibilidades de lugar, de estar, de ser, transitando pela possibilidade de transbordar cenas mais imagináveis do que propriamente visíveis. O resultado da pesquisa é um livro que chamei de Preto, composto de textos e fotografias realizadas entre 2009 e 2013, durante residências artísticas em Torres Vedras (Portugal), Pune e Bangalore (Índia), Copenhague (Dinamarca), Rio de Janeiro, São Paulo e Recife (Brasil). Proponho \"Janeiro 2009\" como uma introdução ao que estou chamando de livro-experiência, ao livro aberto a leituras diversas. Essa narrativa, em que conto a experiência de estar no breu absoluto durante 5 ou 10 minutos, é o ponto de partida tanto para as imagens (fotografias, luz branca no preto do escuro) quanto para os textos (palavras, tinta preta no papel branco). Preto tem a intenção de ser mole; de alguma forma, moldável ao manuseio, ao leitor. Um caderno de imagens, ou memórias, que surgem entre fade in e fade outs, entre luzes e sombras. Clarões na escuridão e formas brevesThis dissertation sets out from the black, the darkness and from the void as a place where, in the absence of references to the other, there remains no choice but to look within. Or rather, to look at what slips out from within, faced by the experience of absence. The process presented here contemplates the origin of the image, about how much of it is descriptive and limited to the registering of the view in the world and how much of it has its origin in the imagination, the private experience of each individual. It also contemplates the relationship between image and language, through fragments of photographs and texts. It navegates between possibilities of place, of living, of being, transiting through the possibility of overflowing scenes more imaginable than actually visible. The result of this research is a book wich I named Black, composed of texts and photographs taken between 2009 and 2013, during artistic residencies in Torres Vedras (Portugal), Pune and Bangalore (India), Copenhagen (Denmark), Rio de Janeiro, São Paulo and Recife (Brazil). I propose \"January 2009\" as an introduction to what I am calling a bookexperience, a book that is open to various readings. This narrative, in wich I tell of the experience of being in absolute pitch-blackness for 5 or 10 minutes, is the starting point for the images (photographs, white light in the black of darkness) as well as the texts (words, black ink on white paper). Black has the intent of being soft; in some way moldable by handling, moldable to the reader. A notebook of images, or memories that arise between fade ins and fade outs, between light and shadow. Flashes in the darkness and brief forms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFajardo, Carlos AlbertoAlbé, Ana Paula Raposo de Almeida2014-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-04022015-152017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-04022015-152017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preto
-
title Preto
spellingShingle Preto
Albé, Ana Paula Raposo de Almeida
fotografia
image
imagem
photography
repetição
repetition
title_short Preto
title_full Preto
title_fullStr Preto
title_full_unstemmed Preto
title_sort Preto
author Albé, Ana Paula Raposo de Almeida
author_facet Albé, Ana Paula Raposo de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fajardo, Carlos Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Albé, Ana Paula Raposo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
image
imagem
photography
repetição
repetition
topic fotografia
image
imagem
photography
repetição
repetition
description Esta dissertação parte do preto, da escuridão e do vazio como lugar onde, na ausência de referências do outro, não sobra outra opção além de olhar para dentro. Ou melhor, olhar para o que escapole de dentro de si frente à experiência da ausência. O processo apresentado aqui pensa sobre a origem da imagem, sobre quanto dela é descritiva e limitada ao registro do olhar no mundo e quanto dela tem origem na imaginação, na experiência particular de cada um. Pensa também na relação entre imagem e linguagem, por meio de fragmentos de fotografias e textos. Navega entre possibilidades de lugar, de estar, de ser, transitando pela possibilidade de transbordar cenas mais imagináveis do que propriamente visíveis. O resultado da pesquisa é um livro que chamei de Preto, composto de textos e fotografias realizadas entre 2009 e 2013, durante residências artísticas em Torres Vedras (Portugal), Pune e Bangalore (Índia), Copenhague (Dinamarca), Rio de Janeiro, São Paulo e Recife (Brasil). Proponho \"Janeiro 2009\" como uma introdução ao que estou chamando de livro-experiência, ao livro aberto a leituras diversas. Essa narrativa, em que conto a experiência de estar no breu absoluto durante 5 ou 10 minutos, é o ponto de partida tanto para as imagens (fotografias, luz branca no preto do escuro) quanto para os textos (palavras, tinta preta no papel branco). Preto tem a intenção de ser mole; de alguma forma, moldável ao manuseio, ao leitor. Um caderno de imagens, ou memórias, que surgem entre fade in e fade outs, entre luzes e sombras. Clarões na escuridão e formas breves
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-04022015-152017/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-04022015-152017/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090360913166336