Programa de reabilitação profissional: estudo de caso com servidores de uma universidade pública brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-06032023-081401/ |
Resumo: | A reabilitação profissional pode ser definida como um campo de produção de conhecimento e desenvolvimento de proposições e ações que remetem ao processo de retorno ao trabalho de indivíduos que, por razões variadas, necessitam de intervenções para retomar sua vida profissional, seja nas atividades de trabalho habituais, ou na preparação para o exercício de uma nova atividade profissional. O presente estudo tem como objetivo acompanhar trabalhadores acometidos por danos físicos e/ou psicológicos provenientes de sua atuação ocupacional e que estão em processo de alteração de função e/ou readaptação ao posto de trabalho em um programa de reabilitação profissional de trabalhadores de uma universidade pública, de forma a propor ações voltadas para facilitar o retorno ao trabalho. O trabalho será composto por dois estudos. No estudo 1 foi realizada uma revisão da literatura, visando sistematizar e avaliar a produção científica nacional e internacional acerca de características de programas de reabilitação profissional (população-alvo, tipos de intervenções, duração, instrumentos, métodos de pesquisa e resultados das intervenções). No Estudo 2 foi utilizada uma abordagem de método misto para realizar o acompanhamento de servidores públicos participantes de programa de reabilitação profissional em uma universidade pública brasileira. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais e gestores, aplicado o Índice de capacidade de trabalho (ICT), a Escala de avaliação do contexto de trabalho (EACT) e realizada análisedo posto de trabalho, antes da alteração da função e 90 dias após a alteração defunção. Foram realizadas análises qualitativas a partir dos relatos das entrevistas,por meio da técnica de análise de conteúdo categorial, e também análises estatísticas dos instrumentos utilizados. Verificouse que os participantes avaliaram como positiva a participação no programa, além da percepção de melhoria da capacidade para o trabalho, o que corrobora estudos encontrados na revisão. A partir do estudo, também foi possível identificar fatores organizacionais que favorecem o processo de reabilitação profissional. São apresentadas as limitações do estudo, contribuições teóricas e práticas e agendasde pesquisa. |
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Programa de reabilitação profissional: estudo de caso com servidores de uma universidade pública brasileiraProfessional rehabilitation program: case study with employees of a Brazilian public universityHealthProfessional rehabilitationProgramasProgramsReabilitação profissionalSaúdeTrabalhoWorkA reabilitação profissional pode ser definida como um campo de produção de conhecimento e desenvolvimento de proposições e ações que remetem ao processo de retorno ao trabalho de indivíduos que, por razões variadas, necessitam de intervenções para retomar sua vida profissional, seja nas atividades de trabalho habituais, ou na preparação para o exercício de uma nova atividade profissional. O presente estudo tem como objetivo acompanhar trabalhadores acometidos por danos físicos e/ou psicológicos provenientes de sua atuação ocupacional e que estão em processo de alteração de função e/ou readaptação ao posto de trabalho em um programa de reabilitação profissional de trabalhadores de uma universidade pública, de forma a propor ações voltadas para facilitar o retorno ao trabalho. O trabalho será composto por dois estudos. No estudo 1 foi realizada uma revisão da literatura, visando sistematizar e avaliar a produção científica nacional e internacional acerca de características de programas de reabilitação profissional (população-alvo, tipos de intervenções, duração, instrumentos, métodos de pesquisa e resultados das intervenções). No Estudo 2 foi utilizada uma abordagem de método misto para realizar o acompanhamento de servidores públicos participantes de programa de reabilitação profissional em uma universidade pública brasileira. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais e gestores, aplicado o Índice de capacidade de trabalho (ICT), a Escala de avaliação do contexto de trabalho (EACT) e realizada análisedo posto de trabalho, antes da alteração da função e 90 dias após a alteração defunção. Foram realizadas análises qualitativas a partir dos relatos das entrevistas,por meio da técnica de análise de conteúdo categorial, e também análises estatísticas dos instrumentos utilizados. Verificouse que os participantes avaliaram como positiva a participação no programa, além da percepção de melhoria da capacidade para o trabalho, o que corrobora estudos encontrados na revisão. A partir do estudo, também foi possível identificar fatores organizacionais que favorecem o processo de reabilitação profissional. São apresentadas as limitações do estudo, contribuições teóricas e práticas e agendasde pesquisa.Vocational rehabilitation can be defined as a field of knowledge production and development of proposals and actions that refer to the process of return to work for individuals who, for various reasons, need interventions to resume their professional life, either in the usual work activities or in the preparation for the exercise of a new professional activity. The present study aims to monitor workers affected by physical and/or psychological damage resulting from their occupational activities and who are in the process of changing function and/or readaptation to the workplace in a professional rehabilitation program for workers, in order to propose actions aimed at facilitating the return to work. The study will be composed of two studies. In study 1 a literature review was carried out aiming to systematize and evaluate the national and international scientific production about the characteristics of vocational rehabilitation programs (target population, types of interventions, duration, instruments, research methods, and results of interventions). In Study 2, a mixed-method approach was used to follow up public servants participating in a vocational rehabilitation program in a public Brazilian university. Semi-structured interviews were carried out with the professionals and managers, the Index of work capacity (ICC) and the Scale of evaluation of the work context (EACT) were applied, and the workstation was analyzed before the change of function and 90 days after the change of function. Qualitative analyses were carried out from the interview reports, by means of the categorical content analysis technique and also statistical analysesof the instruments used. It was verified that the participants evaluated as positivethe participation in the program, besides the improvement in their capacity for work, which corroborates the studies found in the review. From the study it wasalso possible to identify organizational factors that favor the vocational rehabilitation process. The limitations of the study, theoretical and practical contributions, and research agendas are presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSticca, Marina GreghiSantos, Danilo Barbosa dos2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-06032023-081401/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-22T13:37:32Zoai:teses.usp.br:tde-06032023-081401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-22T13:37:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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