Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Walter Roberto
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16012024-153755/
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar os tipos de conhecimento, preconizados para efeito de sistematização das diferentes formas do saber escolar, relacionados com a educação física no nível do ensino médio da educação escolar básica. Os dados necessários, obtidos de propostas curriculares específicas para a educação física no referido nível de ensino. foram tratados por meio de analise de conteúdo. As propostas investigadas foram selecionadas das listas bibliográficas indicadas para os concursos públicos para provimento de cargos de professor de educação física da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, realizados em 1993 e 1998. Os resultados da analise efetuada possibilitaram a identificação da presença de tipos de conhecimento referentes a conteúdos relacionados com fatos, conceitos, princípios, procedimentos, normas, valores e atitudes na perspectiva da cultura corporal e do movimento humano. As formas correspondentes de saber escolar encontradas foram justificadas no intuito de se promover uma superação dos padrões tradicionais do ensino de educação física escolar, que se pautavam em concepções reducionistas de corpo e de movimento expressos pelos modelos de aptidão física e de esportivização. Apesar da dimensão crítica das propostas e da referência a diferentes tipos de conhecimento a partir de temas relacionados com o universo das atividades corporais e de movimento, entendeu-se que as mesmas apresentaram um nível elementar de sistematização frente à amplitude e relevância dos objetivos estabelecidos. Assim, foi possível inferir que existe a necessidade de um trabalho de continuidade e aprofundamento relacionado com a análise, descrição e detalhamento de conhecimentos orientados para a educação física no nível do ensino médio da educação física escolar básica
id USP_8ffb48f8cb0e6370c8a57437ab88b65e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16012024-153755
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolaresPhysical education in high school: discussing the issue of scholastic knowledgeConhecimento escolarEducação físicaEnsinoPhysical educationScholastic knowledgeTeachingEste estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar os tipos de conhecimento, preconizados para efeito de sistematização das diferentes formas do saber escolar, relacionados com a educação física no nível do ensino médio da educação escolar básica. Os dados necessários, obtidos de propostas curriculares específicas para a educação física no referido nível de ensino. foram tratados por meio de analise de conteúdo. As propostas investigadas foram selecionadas das listas bibliográficas indicadas para os concursos públicos para provimento de cargos de professor de educação física da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, realizados em 1993 e 1998. Os resultados da analise efetuada possibilitaram a identificação da presença de tipos de conhecimento referentes a conteúdos relacionados com fatos, conceitos, princípios, procedimentos, normas, valores e atitudes na perspectiva da cultura corporal e do movimento humano. As formas correspondentes de saber escolar encontradas foram justificadas no intuito de se promover uma superação dos padrões tradicionais do ensino de educação física escolar, que se pautavam em concepções reducionistas de corpo e de movimento expressos pelos modelos de aptidão física e de esportivização. Apesar da dimensão crítica das propostas e da referência a diferentes tipos de conhecimento a partir de temas relacionados com o universo das atividades corporais e de movimento, entendeu-se que as mesmas apresentaram um nível elementar de sistematização frente à amplitude e relevância dos objetivos estabelecidos. Assim, foi possível inferir que existe a necessidade de um trabalho de continuidade e aprofundamento relacionado com a análise, descrição e detalhamento de conhecimentos orientados para a educação física no nível do ensino médio da educação física escolar básicaThis study was developed with the objective of identifying, describing and analyzing the knowledge types, preconized for purpose of systematization of the differents forms of scholastic knowing, related to the teaching of physical education at the high school level. The necessary data, obtained from especific curricular proposals, were treated by means of content analysis. The investigated proposals were selected from bibliographical lists indicated for public examinations for appointment to positions of physical education teacher for the school system of the State of São Paulo, that took place in 1993 and 1998. The results of the undertaken analysis made it possible to identify the presence of types of knowledge pertaining to contents related to facts, concepts, principles, procedures, norms, values and attitudes in the perspective of corporal culture and human movement. The correspodent forms of scholastic knowing found were justified in order to overcome the traditional patterns of teaching physical education in schools guided by reductive conceptions of body and movement expressed by models of physical fitness and sportiveness. In spite of the critical dimension of the proposals and reference to different types of knowledge, starting from themes related to the universe of corporal activities and movement, it was understood that they presented an elementary level of systematization in view of the ampleness and relevance of established objectives. Thus, it was possible to infer that there is the need for a continuous and scrutinized work related to the analysis, description and detailing of knowledge oriented to the teaching of physical education at the high school levelBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Jose Guilmar Mariz deCorreia, Walter Roberto1999-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16012024-153755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-16T17:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-16012024-153755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-16T17:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
Physical education in high school: discussing the issue of scholastic knowledge
title Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
spellingShingle Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
Correia, Walter Roberto
Conhecimento escolar
Educação física
Ensino
Physical education
Scholastic knowledge
Teaching
title_short Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
title_full Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
title_fullStr Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
title_full_unstemmed Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
title_sort Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
author Correia, Walter Roberto
author_facet Correia, Walter Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Jose Guilmar Mariz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Walter Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento escolar
Educação física
Ensino
Physical education
Scholastic knowledge
Teaching
topic Conhecimento escolar
Educação física
Ensino
Physical education
Scholastic knowledge
Teaching
description Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar os tipos de conhecimento, preconizados para efeito de sistematização das diferentes formas do saber escolar, relacionados com a educação física no nível do ensino médio da educação escolar básica. Os dados necessários, obtidos de propostas curriculares específicas para a educação física no referido nível de ensino. foram tratados por meio de analise de conteúdo. As propostas investigadas foram selecionadas das listas bibliográficas indicadas para os concursos públicos para provimento de cargos de professor de educação física da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, realizados em 1993 e 1998. Os resultados da analise efetuada possibilitaram a identificação da presença de tipos de conhecimento referentes a conteúdos relacionados com fatos, conceitos, princípios, procedimentos, normas, valores e atitudes na perspectiva da cultura corporal e do movimento humano. As formas correspondentes de saber escolar encontradas foram justificadas no intuito de se promover uma superação dos padrões tradicionais do ensino de educação física escolar, que se pautavam em concepções reducionistas de corpo e de movimento expressos pelos modelos de aptidão física e de esportivização. Apesar da dimensão crítica das propostas e da referência a diferentes tipos de conhecimento a partir de temas relacionados com o universo das atividades corporais e de movimento, entendeu-se que as mesmas apresentaram um nível elementar de sistematização frente à amplitude e relevância dos objetivos estabelecidos. Assim, foi possível inferir que existe a necessidade de um trabalho de continuidade e aprofundamento relacionado com a análise, descrição e detalhamento de conhecimentos orientados para a educação física no nível do ensino médio da educação física escolar básica
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16012024-153755/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16012024-153755/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257012249821184