O espaço-som como possibilidade de criação poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinele Neto, Fábio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02032021-105524/
Resumo: Essa pesquisa busca investigar os diálogos entre o espaço e o som. Nossa intenção será expor um panorama envolvendo poéticas que se apropriam da dimensão espacial e sonora de forma intrínseca. Trataremos inicialmente de apresentar algumas reflexões em torno de práticas e processos considerados emblemáticos para o nosso objeto de pesquisa. No decorrer de nosso percurso estaremos em contato com autores como Makis Solomos, Murray Schafer, Barry Blesser e Linda Ruth Salter, além de artistas como Xenákis, Le Corbursen, Varése, Alvim Lucier e Janet Cardiff. Nossa proposta busca levantar um panorama conceitual em torno do tema, para, logo em seguida, avaliarmos suas aproximações com o nosso próprio trabalho autoral. Nossas referências conceituais serão, portanto, incorporadas como ferramenta para analisarmos os três trabalhos autorais criados e apresentados como resultado central da pesquisa. A metodologia aqui adotada possui uma abordagem que nasce de uma forma de investigação conduzida pela ação prática. Isso significa reconhecer que nosso processo de criação esteve imerso em procedimentos experimentais e performáticos como aspectos convenientes para a criação e reflexão no âmbito da Sonologia. Como nossa maior contribuição para o tema, veremos de que forma a instalação Red Line faz uso de sons e lasers para compor um espaço poético diferenciado. Trataremos de esclarecer de que maneira os recursos tecnológicos são incorporados para proporcionar formas de interação tanto com o participante quanto com o espaço. Em seguida, veremos como o trabalho intitulado Latitude Longitude incorpora o fenômeno acústico do eco como elemento catalizador de uma performance. Para isso, discutiremos como os conceitos de site-specífic e criação coletiva são inseridos no contexto da obra. Por fim, veremos como a proposta de Blackout explora a espacialidade através da percepção da ecolocalização. O sentido da escuta e da visão estarão no centro de uma proposta que faz da iluminação cênica uma aliada para promover a interação e a espacialização sonora. Estaremos em contato com poéticas que buscam cada um a sua maneira, demonstrar como as relações entre som e espaço adquirem novas perspectivas diante de formas instalativas e performáticas emergentes junto às experiências artísticas mais recentes com o espaço-som.
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Nossas referências conceituais serão, portanto, incorporadas como ferramenta para analisarmos os três trabalhos autorais criados e apresentados como resultado central da pesquisa. A metodologia aqui adotada possui uma abordagem que nasce de uma forma de investigação conduzida pela ação prática. Isso significa reconhecer que nosso processo de criação esteve imerso em procedimentos experimentais e performáticos como aspectos convenientes para a criação e reflexão no âmbito da Sonologia. Como nossa maior contribuição para o tema, veremos de que forma a instalação Red Line faz uso de sons e lasers para compor um espaço poético diferenciado. Trataremos de esclarecer de que maneira os recursos tecnológicos são incorporados para proporcionar formas de interação tanto com o participante quanto com o espaço. Em seguida, veremos como o trabalho intitulado Latitude Longitude incorpora o fenômeno acústico do eco como elemento catalizador de uma performance. Para isso, discutiremos como os conceitos de site-specífic e criação coletiva são inseridos no contexto da obra. Por fim, veremos como a proposta de Blackout explora a espacialidade através da percepção da ecolocalização. O sentido da escuta e da visão estarão no centro de uma proposta que faz da iluminação cênica uma aliada para promover a interação e a espacialização sonora. Estaremos em contato com poéticas que buscam cada um a sua maneira, demonstrar como as relações entre som e espaço adquirem novas perspectivas diante de formas instalativas e performáticas emergentes junto às experiências artísticas mais recentes com o espaço-som.This research seeks to investigate the dialogues between space and sound. Our intention is to export a panorama involving poetics that appropriate the spatial and sound dimension in an intrinsic way. We will try to present some reflections around practices and processes considered emblematic for our research object. Along the way, we will be in contact with authors like Makis Solomos, Murray Schafer, Barry Blesser and Linda Ruth Salter, as well as artists like Xenákis, Le Corbursen, Varése, Alvim Lucier and Janet Cardiff. Our proposal seeks to raise a conceptual panorama on the subject, and then immediately evaluate its approximations with our own authorial work. Our conceptual references are, therefore, incorporated as a tool to analyze the three works created and presented as a central result of the research. The methodology adopted here has an approach that initiates a form of investigation conducted by practical action. This means recognize that our creation process was immersed in experimental procedures and performed as convenient aspects for the creation and reflection in the scope of sonology. As our biggest contribution to the theme, we will see how the installation of the Red Line uses sounds and lasers to create a different poetic space. We will try to clarify how technological resources are incorporated to provide forms of interaction with both the participant and the space. Then, see how the work entitled Latitude Longitude incorporates the acoustic phenomenon of echo as a catalyst for a performance. To do this, we discuss how the concepts of specific site and collective creation are inserted in the context of the work. Finally, see how a Blackout proposal explores spatiality through the perception of echolocation. The sense of listening and seeing displayed in the center of a proposal that makes scenic lighting an ally to promote interaction and spatial sound. We will being in contact with poetics or bus cameras in each of their ways, demonstrating how relationships between sound and space, buying new perspectives in the face of installed forms and performing emerging with the most recent artistic experiences with sound space.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Rogério Luiz MoraesOliveira, Yonara Dantas deMartinele Neto, Fábio2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02032021-105524/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T17:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-02032021-105524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T17:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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