Instrumentalização do planejamento estratégico: aplicação no setor aeroviário comercial brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-27032006-095314/ |
Resumo: | Esta tese dá continuidade aos trabalhos de Vianna (1982, 1989), que discute o uso da subjetividade em previsões. A partir de uma crítica da visão objetivista preponderante na teoria administrativa, apresenta um método híbrido de análise do ambiente empresarial. Ainda como instrumento de análise é formulada uma matriz de confronto entre as expectativas dos administradores, declaradas em relatórios a acionistas, e as reais possibilidades circunstanciais indicadas pelo método híbrido. O confronto contribui para evidenciar possíveis conflitos de agência. Em seguida, o método híbrido proposto é aplicado por meio de um estudo de caso no setor aeroviário comercial brasileiro. |
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Instrumentalização do planejamento estratégico: aplicação no setor aeroviário comercial brasileiroStrategic planning´s instrumentation: application in the commercial air transportation sectoragency conflictconflitos de agênciaforecast methodformulação de cenáriosmétodos de previsãoPlanejamento estratégicoscenarios buildingStrategic planningsubjectivitysubjetividadeEsta tese dá continuidade aos trabalhos de Vianna (1982, 1989), que discute o uso da subjetividade em previsões. A partir de uma crítica da visão objetivista preponderante na teoria administrativa, apresenta um método híbrido de análise do ambiente empresarial. Ainda como instrumento de análise é formulada uma matriz de confronto entre as expectativas dos administradores, declaradas em relatórios a acionistas, e as reais possibilidades circunstanciais indicadas pelo método híbrido. O confronto contribui para evidenciar possíveis conflitos de agência. Em seguida, o método híbrido proposto é aplicado por meio de um estudo de caso no setor aeroviário comercial brasileiro.This thesis draws upon extends Viannas (1982, 1989) work on the use of subjectivity in administrative forecasts. Taking as a starting point a critical stance on objectivist conceptions in administrative theories, this thesis offers a hybrid method for the analysis of managerial environments. It also introduces a novel analytical category - a matrix which allows one to contrast, on the one hand, managerial expectations, declared in reports to the stockholders, and, on the other hand, actual circumstantial possibilities, such as revealed by the hybrid method. The contrast contributes to the identification of agency conflicts. Next, after description and discussion of the analytical categories adopted, the hybrid methodology is applied, through one case study, to the analysis of aspects of the Brazilian commercial air transportation sector. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Nadia Wacila HananiaSilva, Luiz Mauricio de Andrade da2001-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-27032006-095314/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-27032006-095314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta tese dá continuidade aos trabalhos de Vianna (1982, 1989), que discute o uso da subjetividade em previsões. A partir de uma crítica da visão objetivista preponderante na teoria administrativa, apresenta um método híbrido de análise do ambiente empresarial. Ainda como instrumento de análise é formulada uma matriz de confronto entre as expectativas dos administradores, declaradas em relatórios a acionistas, e as reais possibilidades circunstanciais indicadas pelo método híbrido. O confronto contribui para evidenciar possíveis conflitos de agência. Em seguida, o método híbrido proposto é aplicado por meio de um estudo de caso no setor aeroviário comercial brasileiro. |
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