Estudo da eficácia adaptativa de alunos de primeiro ano de curso de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Renne dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-17032015-153220/
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo verificar se haveria ocorrência de ineficácia adaptativa de alunos de primeiro ano de curso de Enfermagem e em quais setores adaptativos apresentariam inadequações e se haveria estudantes em crise adaptativa. O estudo abrangeu os alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem de uma determinada faculdade de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados para essa pesquisa foram: o Questionário da Escola Paulista de Medicina, como instrumento de triagem; a entrevista clínica preventiva; e a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada EDAO. O estudo mostrou que para uma pesquisa de prevenção é essencial que o estudo ocorra na fase mais precoce, no caso, no início do primeiro ano. Como o mesmo foi realizado ao final do primeiro ano de uma turma de Enfermagem, verificou-se que já havia ocorrido uma pré-seleção, causada pela evasão de 18% de alunos da turma iniciada em 2013, gerando, com isso, a hipótese de que esses alunos poderiam ter continuado no curso se identificados precocemente e, a partir disso, ajudados no que necessitavam
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