Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Puglia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-06112007-103719
Resumo: O objetivo desta tese é uma análise do romance Dombey e Filho (1848), de Charles Dickens. Esse é seu sétimo romance e representa um divisor de águas em sua obra: a crítica social, a observação dos costumes e o diagnóstico da época passaram a ser feitos de um modo mais incisivo. Sempre com a preocupação de relacionar a forma literária e o processo social, nossa hipótese é a de que o narrador de Dombey e Filho, ao materializar os paradoxos da sociedade inglesa em meados do século XIX, busca soluções estéticas para contradições da realidade. A despeito das mudanças ocorridas nesses cento e cinquenta anos, e agora num contexto mais amplo, partes substanciais de tais contradições foram acentuadas, continuando em vigor, além disso, o certo estatuto de normalidade que as acompanham. Nesse sentido, nosso desafio é procurar na própria forma da obra os índices de algo que está para além dela: em seu presente e em seu futuro.
id USP_9166ff20532fcbf01f69c43e123c39e8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06112007-103719
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo Charles Dickens: a writer in the center of the capitalism 2006-10-10Sandra Guardini Teixeira VasconcelosJorge Mattos Brito de AlmeidaAndré Luiz de Lima BuenoIna Camargo CostaFabio Akcelrud DurãoDaniel PugliaUniversidade de São PauloLetras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)USPBR Dickens Dickens Forma literária Interpretação Interpretation Literary form Novel Processo social Romance Social process O objetivo desta tese é uma análise do romance Dombey e Filho (1848), de Charles Dickens. Esse é seu sétimo romance e representa um divisor de águas em sua obra: a crítica social, a observação dos costumes e o diagnóstico da época passaram a ser feitos de um modo mais incisivo. Sempre com a preocupação de relacionar a forma literária e o processo social, nossa hipótese é a de que o narrador de Dombey e Filho, ao materializar os paradoxos da sociedade inglesa em meados do século XIX, busca soluções estéticas para contradições da realidade. A despeito das mudanças ocorridas nesses cento e cinquenta anos, e agora num contexto mais amplo, partes substanciais de tais contradições foram acentuadas, continuando em vigor, além disso, o certo estatuto de normalidade que as acompanham. Nesse sentido, nosso desafio é procurar na própria forma da obra os índices de algo que está para além dela: em seu presente e em seu futuro. The aim of this thesis is the analysis of the novel Dombey and Son (1848), by Charles Dickens. It is his seventh novel and represents a watershed in his work: in it, social criticism, the observation of manners and the diagnosis of the age became more incisive. Always bearing in mind the attempt to establish the relationship between literary form and social process, I argue that the narrator in Dombey and Son tries to elaborate aesthetic solutions for real contradictions while dealing with paradoxical midnineteenth- century English society. Despite all the changes since then, and in a broader context now, substantial parts of these contradictions have been emphasized, acquiring a certain degree of accepted normality. In this sense, our challenge is to investigate in the very form of the novel signs of something that goes beyond it: in its present and in its future. https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-06112007-103719info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:21:05Zoai:teses.usp.br:tde-06112007-103719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:14:44.838688Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Charles Dickens: a writer in the center of the capitalism
title Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
spellingShingle Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
Daniel Puglia
title_short Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
title_full Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
title_fullStr Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
title_full_unstemmed Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
title_sort Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo
author Daniel Puglia
author_facet Daniel Puglia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Mattos Brito de Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv André Luiz de Lima Bueno
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ina Camargo Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fabio Akcelrud Durão
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Puglia
contributor_str_mv Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
Jorge Mattos Brito de Almeida
André Luiz de Lima Bueno
Ina Camargo Costa
Fabio Akcelrud Durão
description O objetivo desta tese é uma análise do romance Dombey e Filho (1848), de Charles Dickens. Esse é seu sétimo romance e representa um divisor de águas em sua obra: a crítica social, a observação dos costumes e o diagnóstico da época passaram a ser feitos de um modo mais incisivo. Sempre com a preocupação de relacionar a forma literária e o processo social, nossa hipótese é a de que o narrador de Dombey e Filho, ao materializar os paradoxos da sociedade inglesa em meados do século XIX, busca soluções estéticas para contradições da realidade. A despeito das mudanças ocorridas nesses cento e cinquenta anos, e agora num contexto mais amplo, partes substanciais de tais contradições foram acentuadas, continuando em vigor, além disso, o certo estatuto de normalidade que as acompanham. Nesse sentido, nosso desafio é procurar na própria forma da obra os índices de algo que está para além dela: em seu presente e em seu futuro.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-06112007-103719
url https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-06112007-103719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502525464870912