Avaliação das funções executivas e mnésticas de crianças e adolescentes com epilepsia de lobo temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tencer, Patrícia Rzezak
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-09022010-170551/
Resumo: Os objetivos deste estudo foram investigar a presença e gravidade de disfunção mnéstica e executiva em crianças com epilepsia do lobo temporal; verificar a influência das variáveis clínicas da epilepsia e o impacto da disfunção executiva sobre a memória. Para tal, comparou-se o desempenho de 32 crianças com epilepsia do lobo temporal e 21 crianças saudáveis com paradigmas de memória, funções atencionais e executivas. Pacientes tiveram pior desempenho do que os controles, em atividades de atenção, memória e funções executivas. Observou-se disfunção mnéstica e executiva grave em 56,25% e 71,88% dos pacientes, respectivamente. A presença de atrofia hipocampal, idade de início precoce, duração e politerapia influenciaram negativamente o desempenho executivo e mnéstico.
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