Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/ |
Resumo: | Esta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo. |
id |
USP_921bab2db3f74bad5b20322b5c45e876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17042019-151201 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna*Artes CênicasBodyCorpoPerforming ArtsTechnique Klauss ViannaTécnica Klauss ViannaVoiceVozEsta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo.ABSTRACT This research comprehends the voice as a sound-musical evidence for what is meant by gesture in the movement of the body. It is a study that generates reflections about the body and its sonorities. Without dichotomizing body and voice, but understanding them as an indivisible structure, the hypotheses sound resonances: corporal - as a physical structure; social - that is the communication with the environment, and musical - when he problematizes it by disarticulating the semantics of verbal communication in order to conceptualize the prosody of speech as communicating process, effecting communication by sensitization of listening to the body. The research unfolds scenicly and politically, when it puts into debate the creative process of the artist, on the use of the voice, and also fosters reflections when he thinks the voice as body. In the light of Klauss Vianna\'s thoughts and practice in the Klauss Vianna Technique, which have instructions as facilitating events in the process of body perception, movements (bodily, musical, vocal, etc.) already form syntax and semantics of artistic expression, thus, it is based on the understanding that everything begins in the body, for all that we are is body.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, José Batista Dal FarraSilva, William Paiva da2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:04:46Zoai:teses.usp.br:tde-17042019-151201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna * |
title |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
spellingShingle |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna Silva, William Paiva da Artes Cênicas Body Corpo Performing Arts Technique Klauss Vianna Técnica Klauss Vianna Voice Voz |
title_short |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
title_full |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
title_fullStr |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
title_full_unstemmed |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
title_sort |
Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna |
author |
Silva, William Paiva da |
author_facet |
Silva, William Paiva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Batista Dal Farra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, William Paiva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Cênicas Body Corpo Performing Arts Technique Klauss Vianna Técnica Klauss Vianna Voice Voz |
topic |
Artes Cênicas Body Corpo Performing Arts Technique Klauss Vianna Técnica Klauss Vianna Voice Voz |
description |
Esta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257097517924352 |