Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, William Paiva da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/
Resumo: Esta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo.
id USP_921bab2db3f74bad5b20322b5c45e876
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17042019-151201
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna*Artes CênicasBodyCorpoPerforming ArtsTechnique Klauss ViannaTécnica Klauss ViannaVoiceVozEsta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo.ABSTRACT This research comprehends the voice as a sound-musical evidence for what is meant by gesture in the movement of the body. It is a study that generates reflections about the body and its sonorities. Without dichotomizing body and voice, but understanding them as an indivisible structure, the hypotheses sound resonances: corporal - as a physical structure; social - that is the communication with the environment, and musical - when he problematizes it by disarticulating the semantics of verbal communication in order to conceptualize the prosody of speech as communicating process, effecting communication by sensitization of listening to the body. The research unfolds scenicly and politically, when it puts into debate the creative process of the artist, on the use of the voice, and also fosters reflections when he thinks the voice as body. In the light of Klauss Vianna\'s thoughts and practice in the Klauss Vianna Technique, which have instructions as facilitating events in the process of body perception, movements (bodily, musical, vocal, etc.) already form syntax and semantics of artistic expression, thus, it is based on the understanding that everything begins in the body, for all that we are is body.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, José Batista Dal FarraSilva, William Paiva da2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:04:46Zoai:teses.usp.br:tde-17042019-151201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
*
title Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
spellingShingle Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
Silva, William Paiva da
Artes Cênicas
Body
Corpo
Performing Arts
Technique Klauss Vianna
Técnica Klauss Vianna
Voice
Voz
title_short Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
title_full Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
title_fullStr Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
title_full_unstemmed Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
title_sort Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na técnica Klaus Vianna
author Silva, William Paiva da
author_facet Silva, William Paiva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Batista Dal Farra
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, William Paiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Cênicas
Body
Corpo
Performing Arts
Technique Klauss Vianna
Técnica Klauss Vianna
Voice
Voz
topic Artes Cênicas
Body
Corpo
Performing Arts
Technique Klauss Vianna
Técnica Klauss Vianna
Voice
Voz
description Esta pesquisa compreende a voz como uma evidência sonoro-musical para o que se entende por gesto no movimento do corpo. Trata-se de um estudo que gera reflexões sobre o corpo e suas sonoridades. Sem dicotomizar corpo e voz, mas entendendo-os como uma estrutura indivisível, as hipóteses sonorizam ressonâncias: corporal - enquanto estrutura física; social - que é a comunicação com o meio, e musical - quando a problematiza desarticulando a semântica da comunição verbal a fim de conceituar a prosódia da fala como processo comunicante, efetivando a comunicação pela sensibilização de escuta do corpo. A pesquisa desdobra-se cênica e politicamente, quando coloca em debate o processo criativo do artista, sobre o uso da voz, e também fomenta reflexões quando pensa a voz como corpo. À luz dos pensamentos de Klauss Vianna e da prática na Técnica Klauss Vianna, que têm as instruções como eventos facilitadores no processo de percepção do corpo, os movimentos (corporais, musicais, vocais etc.) já se configuram sintaxe e semântica da expressão artística , assim, pauta-se na compreensão de que tudo começa no corpo, pois tudo que somos é corpo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17042019-151201/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257097517924352