Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Heloisa Espada Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-132916/
Resumo: A tese aborda um conjunto de imagens do eixo monumental de Brasília realizadas pelo fotógrafo francês Marcel Gautherot no início da década de 1960. Num primeiro momento, analisa o sentido épico dessas imagens, cotejando-as com narrativas históricas e de caráter mítico sobre a fundação da capital. Relaciona as escolhas formais de Gautherot com propostas estéticas de Le Corbusier nos anos 1920, e com concepções de Lucio Costa e Oscar Niemeyer sobre monumentalidade, arquitetura e arte. Analisa a presença das fotografias em questão em revistas e exposições nacionais e internacionais sobre a arquitetura moderna realizada no Brasil. Discorre a respeito do emprego de uma luz contínua e modelada em concomitância com sombras marcantes, longas e densas como uma das principais estratégias de composição de Gautherot na representação do urbanismo e da arquitetura de Brasília como obras de arte. A tese defende que, além da relação iconográfica direta entre fotografia e assunto, as imagens de Gautherot condensam uma rede complexa de propostas estéticas, revelando não apenas as referências de sua formação francesa, mas também a noção de arquitetura como obra de arte e o partido monumental defendidos por Lucio Costa e Oscar Niemeyer em suas obras para a capital.
id USP_921bb3e4d33be100f69a1123219a0e43
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26112011-132916
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel GautherotMONUMENTALITY AND SHADOW: the representation of Brasilias civic center by Marcel GautherotArquitetura modernaArte modernaBrasiliaBrasíliaFotografiaIdentidade nacionalMarcel GautherotMarcel GautherotModern architectureModern art.MonumentalidademonumentalityNational identityPhotographyA tese aborda um conjunto de imagens do eixo monumental de Brasília realizadas pelo fotógrafo francês Marcel Gautherot no início da década de 1960. Num primeiro momento, analisa o sentido épico dessas imagens, cotejando-as com narrativas históricas e de caráter mítico sobre a fundação da capital. Relaciona as escolhas formais de Gautherot com propostas estéticas de Le Corbusier nos anos 1920, e com concepções de Lucio Costa e Oscar Niemeyer sobre monumentalidade, arquitetura e arte. Analisa a presença das fotografias em questão em revistas e exposições nacionais e internacionais sobre a arquitetura moderna realizada no Brasil. Discorre a respeito do emprego de uma luz contínua e modelada em concomitância com sombras marcantes, longas e densas como uma das principais estratégias de composição de Gautherot na representação do urbanismo e da arquitetura de Brasília como obras de arte. A tese defende que, além da relação iconográfica direta entre fotografia e assunto, as imagens de Gautherot condensam uma rede complexa de propostas estéticas, revelando não apenas as referências de sua formação francesa, mas também a noção de arquitetura como obra de arte e o partido monumental defendidos por Lucio Costa e Oscar Niemeyer em suas obras para a capital.The thesis analyses a set of Brasilias civic center pictures made by the French photographer Marcel Gautherot in the early of 1960s. At first, it analyses the epic meaning of the images comparing them with historical narratives and myths on the capitals construction. The text connect the formal choices of Gautherot with aesthetical proposals made by Le Corbusier in the 1920s, and with Lucio Costa and Oscar Niemeyers ideas on monumentality, art and architecture. It analyses pictures published in magazines and shows, national and international, about Brazilian modern architecture. The text discuss the use of a continuous and uniform light which appears at the same time that deep and long shadows as one of the most important strategies of composition used by Gautherot in order to represent the urbanism and architecture of Brasilia as works of art. The thesis argues that besides the iconographic relation between photography and its subject, the images made by Gautherot concentrate a complex set of aesthetical proposals that reveal the references of his French education, as well as the notion of architecture as a work of art and the monumental concept defended by Lucio Costa and Oscar Niemeyer for Brasilia.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuLima, Heloisa Espada Rodrigues2011-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-132916/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-26112011-132916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
MONUMENTALITY AND SHADOW: the representation of Brasilias civic center by Marcel Gautherot
title Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
spellingShingle Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
Lima, Heloisa Espada Rodrigues
Arquitetura moderna
Arte moderna
Brasilia
Brasília
Fotografia
Identidade nacional
Marcel Gautherot
Marcel Gautherot
Modern architecture
Modern art.
Monumentalidade
monumentality
National identity
Photography
title_short Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
title_full Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
title_fullStr Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
title_full_unstemmed Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
title_sort Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot
author Lima, Heloisa Espada Rodrigues
author_facet Lima, Heloisa Espada Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Heloisa Espada Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura moderna
Arte moderna
Brasilia
Brasília
Fotografia
Identidade nacional
Marcel Gautherot
Marcel Gautherot
Modern architecture
Modern art.
Monumentalidade
monumentality
National identity
Photography
topic Arquitetura moderna
Arte moderna
Brasilia
Brasília
Fotografia
Identidade nacional
Marcel Gautherot
Marcel Gautherot
Modern architecture
Modern art.
Monumentalidade
monumentality
National identity
Photography
description A tese aborda um conjunto de imagens do eixo monumental de Brasília realizadas pelo fotógrafo francês Marcel Gautherot no início da década de 1960. Num primeiro momento, analisa o sentido épico dessas imagens, cotejando-as com narrativas históricas e de caráter mítico sobre a fundação da capital. Relaciona as escolhas formais de Gautherot com propostas estéticas de Le Corbusier nos anos 1920, e com concepções de Lucio Costa e Oscar Niemeyer sobre monumentalidade, arquitetura e arte. Analisa a presença das fotografias em questão em revistas e exposições nacionais e internacionais sobre a arquitetura moderna realizada no Brasil. Discorre a respeito do emprego de uma luz contínua e modelada em concomitância com sombras marcantes, longas e densas como uma das principais estratégias de composição de Gautherot na representação do urbanismo e da arquitetura de Brasília como obras de arte. A tese defende que, além da relação iconográfica direta entre fotografia e assunto, as imagens de Gautherot condensam uma rede complexa de propostas estéticas, revelando não apenas as referências de sua formação francesa, mas também a noção de arquitetura como obra de arte e o partido monumental defendidos por Lucio Costa e Oscar Niemeyer em suas obras para a capital.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-132916/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-132916/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091111575093248