Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luiz Otavio Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-06112007-110831/
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as representações construídas no discurso de quatro professores brasileiros de inglês de escolas de idiomas com o intuito de compreender mais ampla e profundamente alguns de seus aspectos identitários. Neste estudo, focalizamos as representações dos sujeitos sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa, o povo brasileiro, o nativo de língua inglesa e as línguas portuguesa e inglesa. A hipótese central é: o discurso dos sujeitos, permeado por discursos que circulam na sociedade, tende a desqualificar aspectos da identidade e da cultura do brasileiro e a legitimar aspectos da identidade e da cultura de nativos de países centrais de língua inglesa. O corpus do estudo foi formado por gravações de entrevistas em áudio, transcritas e posteriormente analisadas. Quanto à análise da materialidade lingüística do corpus, adotamos uma abordagem transdisciplinar, à luz dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e da Semântica da Enunciação. Entre os discursos que constituem os sujeitos, destacamos o discurso do inglês como língua internacional, o discurso neoliberal da Qualidade Total, o discurso das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras e o discurso colonial. A análise empreendida pretende mostrar que os enunciadores, interpelados por esses e outros discursos, ocupam posições discursivas diversas, senão, contraditórias. Denominamos essas posições como a da falta, do aprendiz de inglês bem-sucedido, da legitimação, do colonizador, do colono e do colonizado. Observamos, no entanto, que, apesar de os sujeitos enunciarem com mais freqüência do lugar da exaltação do estrangeiro, há um discurso emergente de resistência, entrevisto principalmente nas representações sobre a língua portuguesa.
id USP_9270d608b175aa113b865e2cbb43f5aa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06112007-110831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomasRepresentation and identity: a discourses analisys of teachers of English in language schoolsAnálise de discursoDiscourse analysisEnsino/aprendizagem de L.EFL teaching/learningIdentidadeIdentityRepresentaçãoRepresentationSemântica da enunciaçãoSemantics of enunciationO objetivo desta dissertação é analisar as representações construídas no discurso de quatro professores brasileiros de inglês de escolas de idiomas com o intuito de compreender mais ampla e profundamente alguns de seus aspectos identitários. Neste estudo, focalizamos as representações dos sujeitos sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa, o povo brasileiro, o nativo de língua inglesa e as línguas portuguesa e inglesa. A hipótese central é: o discurso dos sujeitos, permeado por discursos que circulam na sociedade, tende a desqualificar aspectos da identidade e da cultura do brasileiro e a legitimar aspectos da identidade e da cultura de nativos de países centrais de língua inglesa. O corpus do estudo foi formado por gravações de entrevistas em áudio, transcritas e posteriormente analisadas. Quanto à análise da materialidade lingüística do corpus, adotamos uma abordagem transdisciplinar, à luz dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e da Semântica da Enunciação. Entre os discursos que constituem os sujeitos, destacamos o discurso do inglês como língua internacional, o discurso neoliberal da Qualidade Total, o discurso das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras e o discurso colonial. A análise empreendida pretende mostrar que os enunciadores, interpelados por esses e outros discursos, ocupam posições discursivas diversas, senão, contraditórias. Denominamos essas posições como a da falta, do aprendiz de inglês bem-sucedido, da legitimação, do colonizador, do colono e do colonizado. Observamos, no entanto, que, apesar de os sujeitos enunciarem com mais freqüência do lugar da exaltação do estrangeiro, há um discurso emergente de resistência, entrevisto principalmente nas representações sobre a língua portuguesa.The objective of this dissertation is to analyze the representations built in the discourses of four Brazilian teachers of English as a foreign language who work in language schools in order to understand aspects of their identity in greater depth. We focus on the subjects´ representations of the English language teaching and learning, the Brazilian people, the native speakers of English, the Portuguese and the English languages. The central hypothesis is that the subjects\' discourses, permeated by others that circulate in society, tend to marginalize identity aspects of Brazilians and their culture and legitimate identity aspects and culture of natives from central English speaking countries. The corpus was gathered from audio taped interviews that were transcribed and later analyzed. As to the analysis of the linguistic materiality of the corpus, we have adopted a transdisciplinary approach that includes concepts from Discourse Analysis and Semantics of Enunciation. Among the discourses that constitute the subjects, we highlight the discourse of English as an international language, the neoliberal discourse of Total Quality, the discourse of approaches and methods of foreign language teaching and the colonial discourse. The analysis shows that the subjects, interpellated by these and other discourses, occupy distinct, and often contradictory, discursive positions. We denominate these positions as the lack position, the successful learner\'s position, the legitimating position, the colonizer\'s position, the colonist\'s position, and the colonized\'s position. Although we observe that the subjects enunciate more frequently from the position of exaltation of the foreigner, there is an emerging discourse of resistance, identified mostly in the representations of the Portuguese language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarmagnani, Anna Maria GrammaticoMarques, Luiz Otavio Costa2007-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-06112007-110831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-06112007-110831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
Representation and identity: a discourses analisys of teachers of English in language schools
title Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
spellingShingle Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
Marques, Luiz Otavio Costa
Análise de discurso
Discourse analysis
Ensino/aprendizagem de L.E
FL teaching/learning
Identidade
Identity
Representação
Representation
Semântica da enunciação
Semantics of enunciation
title_short Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
title_full Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
title_fullStr Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
title_full_unstemmed Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
title_sort Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas
author Marques, Luiz Otavio Costa
author_facet Marques, Luiz Otavio Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmagnani, Anna Maria Grammatico
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luiz Otavio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso
Discourse analysis
Ensino/aprendizagem de L.E
FL teaching/learning
Identidade
Identity
Representação
Representation
Semântica da enunciação
Semantics of enunciation
topic Análise de discurso
Discourse analysis
Ensino/aprendizagem de L.E
FL teaching/learning
Identidade
Identity
Representação
Representation
Semântica da enunciação
Semantics of enunciation
description O objetivo desta dissertação é analisar as representações construídas no discurso de quatro professores brasileiros de inglês de escolas de idiomas com o intuito de compreender mais ampla e profundamente alguns de seus aspectos identitários. Neste estudo, focalizamos as representações dos sujeitos sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa, o povo brasileiro, o nativo de língua inglesa e as línguas portuguesa e inglesa. A hipótese central é: o discurso dos sujeitos, permeado por discursos que circulam na sociedade, tende a desqualificar aspectos da identidade e da cultura do brasileiro e a legitimar aspectos da identidade e da cultura de nativos de países centrais de língua inglesa. O corpus do estudo foi formado por gravações de entrevistas em áudio, transcritas e posteriormente analisadas. Quanto à análise da materialidade lingüística do corpus, adotamos uma abordagem transdisciplinar, à luz dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e da Semântica da Enunciação. Entre os discursos que constituem os sujeitos, destacamos o discurso do inglês como língua internacional, o discurso neoliberal da Qualidade Total, o discurso das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras e o discurso colonial. A análise empreendida pretende mostrar que os enunciadores, interpelados por esses e outros discursos, ocupam posições discursivas diversas, senão, contraditórias. Denominamos essas posições como a da falta, do aprendiz de inglês bem-sucedido, da legitimação, do colonizador, do colono e do colonizado. Observamos, no entanto, que, apesar de os sujeitos enunciarem com mais freqüência do lugar da exaltação do estrangeiro, há um discurso emergente de resistência, entrevisto principalmente nas representações sobre a língua portuguesa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-06112007-110831/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-06112007-110831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090459410104320