O Pensamento Musical de Mário de Andrade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27132/tde-20062024-111050/ |
Resumo: | Em 1929 Mário de Andrade planejou, entre outros titulos, duas obras musicologicas de grande fôlego - Na pancada do ganzá e o Dicionário musical brasileiro - que permaneceram inéditas com a morte dele. Os dois titulos foram trabalhados intensamente, até 1935, unidos por uma bibliografia única. No vocabulário técnico o escritor pretendia colecionar as definições sobre nossa música. A tese acompanha a gênese do dicionário: a escolha de uma metodologia adequada, a eleição da bibliografia, a consulta às fontes e a montagem dos verbetes, procedimentos adotados pelo autor para a execução da tarefa. Determina o perfil lexicográfico da obra, interrogando os propósitos de um dicionário musical como outros publicados no Brasil, e os de uma obra de consulta com caracteristicas próprias. Detem-se nos aspectos teóricos que contribuem mais amplamente para a compreensão do pensamento musical de Mário de Andrade |
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O Pensamento Musical de Mário de Andrade---Em 1929 Mário de Andrade planejou, entre outros titulos, duas obras musicologicas de grande fôlego - Na pancada do ganzá e o Dicionário musical brasileiro - que permaneceram inéditas com a morte dele. Os dois titulos foram trabalhados intensamente, até 1935, unidos por uma bibliografia única. No vocabulário técnico o escritor pretendia colecionar as definições sobre nossa música. A tese acompanha a gênese do dicionário: a escolha de uma metodologia adequada, a eleição da bibliografia, a consulta às fontes e a montagem dos verbetes, procedimentos adotados pelo autor para a execução da tarefa. Determina o perfil lexicográfico da obra, interrogando os propósitos de um dicionário musical como outros publicados no Brasil, e os de uma obra de consulta com caracteristicas próprias. Detem-se nos aspectos teóricos que contribuem mais amplamente para a compreensão do pensamento musical de Mário de AndradeEn 1929, Mário de Andrade (1 893 -1 9 45) commençait un dictionnaire de musique qu\'il ne r eussirait jamais à concluire. Pendant six ans la recherche avançait rapidement, a- fure et a- mesure qu\'il travaillait un autre titre - Na Pancada do Ganza- une collection de danses, chants populaires et mélodies cueillées quand il est allé au Nord du pays. Le Dicionário Musical Brasileiro utilisait la même bibliographie que la collection populaire et réunirait le plus grand nombre de définitions au sujet de la musique du Brésil. La these accornpagne la génese du dictionnaire, le choix de la métodologie et la distribution lexico - graphique de la matiere. Révele des aspects téoriques que favorisent la compréension du pensament musical de Mário de Andrade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchaden, EgonToni, Flávia Camargo1985-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27132/tde-20062024-111050/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T20:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-20062024-111050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T20:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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