Arquitetura escolar paulista 1959 - 1962: o PAGE, o IPESP e os arquitetos modernos paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Augusto de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032010-111636/
Resumo: A tese tem por objeto a produção de prédios escolares efetuada pelo IPESP Instituto de Previdência do Estado de São Paulo com projetos contratados junto aos arquitetos paulistas atuantes na iniciativa privada, entre 1959 e 1962. As recorrentes assertivas da historiografia, relativas ao caráter modelar dos prédios projetados por Vilanova Artigas Ginásios de Itanhaém (1959) e Guarulhos (1960) para a produção enfocada e para a arquitetura paulista em geral, são reexaminadas, em um percurso metodológico que inclui a revisão da historiografia da arquitetura moderna paulista e brasileira. Aprofunda-se neste o quadro teórico e a problematização do tema, a partir dos trabalhos pioneiros dedicados à história da arquitetura escolar de Segawa (1988) e Wolff (1992). Evita-se assim uma abordagem formal da arquitetura escolar paulista, baseada na eleição de modelos e inovações tipológicas, em favor de um olhar que a vê no âmbito dos diferentes projetos de Brasil moderno vigentes no debate político e cultural brasileiro, marcado pelo embate ideológico característico da Guerra Fria. As experiências de planejamento estatal no Brasil configuram um locus privilegiado deste embate, visível também no âmbito da política partidária e eleitoral em que se dá a vitória de Carvalho Pinto nas eleições para o governo do Estado de São Paulo, em 1958. Igualmente reveladora, neste sentido, é a análise comparativa das personalidades de Carvalho Pinto e Juscelino Kubitschek e de seu planejamento, consubstanciado, respectivamente, no PAGE Plano de Ação do Governo do Estado e no Plano de Metas. Analisa-se os distintos papéis ocupados pelos arquitetos nestes planos. Acompanha-se a passagem de um cenário de otimismo para outro de crise institucional, nos agitados anos das gestão de JK (1956 1961) e Carvalho Pinto (1959 1963). As políticas do governo Carvalho Pinto, seu planejamento, encabeçado por Plínio de Arruda Sampaio, proveniente dos quadros da JUC (Juventude Universitária Católica) e desenvolvida por jovens arquitetos atuantes na SAGMACS (Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais) é abordada, no que se direciona à questão educacional, especialmente a atuação do arquiteto Celso Lamparelli, que desempenha papel central na criação do FECE (Fundo Estadual de Construções Escolares) e na coordenação dos planos do conjunto de organismos então ligados à educação. São detalhadas as atividades de planejamento do FECE, incluindo levantamentos, definição de critérios de atendimento, elaboração de programas de necessidade, definição de parâmetros dimensionais e condicionantes de projeto, bem como é apontado o caráter polêmico da aplicação de recursos previdenciários na construção de prédios públicos. Ao mesmo tempo, a atenção da tese volta-se à atividade projetual dos arquitetos da iniciativa privada, explorando, a partir da experiência de educadores como Anísio Teixeira e Paschoal Lemme, o conteúdo modernizante dos projetos liberal democrático e revolucionário de escola, igualmente polarizados na arquitetura de Oswaldo Bratke e dos sócios da loja Branco & Preto, de um lado, e Vilanova Artigas, de outro, todos eles cercados por jovens arquitetos. As nuances existentes no interior de cada um desses dois grupos, as filiações e as especificidades das contribuições individuais, as virtudes e vicissitudes em obras de pequeno e de grande porte são perscrutadas através de uma leitura microscópica dos seus projetos executivos e dos processos para cada caso abertos pelo IPESP. Procura-se, assim, aferir os diferentes conteúdos de modernidade, englobados pela produção em questão.
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Aprofunda-se neste o quadro teórico e a problematização do tema, a partir dos trabalhos pioneiros dedicados à história da arquitetura escolar de Segawa (1988) e Wolff (1992). Evita-se assim uma abordagem formal da arquitetura escolar paulista, baseada na eleição de modelos e inovações tipológicas, em favor de um olhar que a vê no âmbito dos diferentes projetos de Brasil moderno vigentes no debate político e cultural brasileiro, marcado pelo embate ideológico característico da Guerra Fria. As experiências de planejamento estatal no Brasil configuram um locus privilegiado deste embate, visível também no âmbito da política partidária e eleitoral em que se dá a vitória de Carvalho Pinto nas eleições para o governo do Estado de São Paulo, em 1958. Igualmente reveladora, neste sentido, é a análise comparativa das personalidades de Carvalho Pinto e Juscelino Kubitschek e de seu planejamento, consubstanciado, respectivamente, no PAGE Plano de Ação do Governo do Estado e no Plano de Metas. Analisa-se os distintos papéis ocupados pelos arquitetos nestes planos. Acompanha-se a passagem de um cenário de otimismo para outro de crise institucional, nos agitados anos das gestão de JK (1956 1961) e Carvalho Pinto (1959 1963). As políticas do governo Carvalho Pinto, seu planejamento, encabeçado por Plínio de Arruda Sampaio, proveniente dos quadros da JUC (Juventude Universitária Católica) e desenvolvida por jovens arquitetos atuantes na SAGMACS (Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais) é abordada, no que se direciona à questão educacional, especialmente a atuação do arquiteto Celso Lamparelli, que desempenha papel central na criação do FECE (Fundo Estadual de Construções Escolares) e na coordenação dos planos do conjunto de organismos então ligados à educação. São detalhadas as atividades de planejamento do FECE, incluindo levantamentos, definição de critérios de atendimento, elaboração de programas de necessidade, definição de parâmetros dimensionais e condicionantes de projeto, bem como é apontado o caráter polêmico da aplicação de recursos previdenciários na construção de prédios públicos. Ao mesmo tempo, a atenção da tese volta-se à atividade projetual dos arquitetos da iniciativa privada, explorando, a partir da experiência de educadores como Anísio Teixeira e Paschoal Lemme, o conteúdo modernizante dos projetos liberal democrático e revolucionário de escola, igualmente polarizados na arquitetura de Oswaldo Bratke e dos sócios da loja Branco & Preto, de um lado, e Vilanova Artigas, de outro, todos eles cercados por jovens arquitetos. As nuances existentes no interior de cada um desses dois grupos, as filiações e as especificidades das contribuições individuais, as virtudes e vicissitudes em obras de pequeno e de grande porte são perscrutadas através de uma leitura microscópica dos seus projetos executivos e dos processos para cada caso abertos pelo IPESP. Procura-se, assim, aferir os diferentes conteúdos de modernidade, englobados pela produção em questão.The thesis focuses the production of school buildings by IPESP (Institute for the Welfare of São Paulo State), with projects contracted with the Paulista architects working in the private sector, between 1959 and 1962. The recurring assertions in the historiography, related to the model character of the buildings designed by Vilanova Artigas Secondary Schools of Itanhaém (1959) and Guarulhos (1960) in the production studied and in Paulista architecture in general, are reviewed in a methodological path that includes the review of the Paulista and Brazilian modern architecture historiography. The theoretical framework deepened the discussion of the theme, including the pioneering work in the field of school architecture history by Segawa (1988) and Wolff (1992), avoiding therefore the formal analysis, based in the election of models and typologic innovations, in favor of an approach that conceives this architecture in the scope of the different projects of a modern Brazil, which prevailed in Brazilian cultural debate of the period, marked by the ideological clash typical of the Cold War. The experiences of state planning are a privileged locus of this clash, visible also in the context of party politics in which Carvalho Pinto is elected Governor of São Paulo State, in 1958. Equally revealing, in this sense, is the comparative analysis of Carvalho Pinto\'s and Juscelino Kubitschek\'s personalities and their planning activities, established, respectively, in the PAGE (State Government Action Plan) and the Plano de Metas (Marks Plan). The different roles played by the architects in these plans are analyzed. The transition between an optimistic scenario and another, marked by institutional crisis, in the dynamic years of JK\'s presidential term (1956 - 1961) and Carvalho Pinto\'s government term (1959 - 1963). Carvalho Pinto\'s policies, his planning, led by Plinio de Arruda Sampaio, who came from the JUC (Catholic Universitarian Youth) and developed by young architects working till then in SAGMACS (Society of Graphic and Mecanographic Analysis Applied to Social Complexes) is discussed, in what regards the educational problem, specially the work of architect Celso Lamparelli, who plays a key role in the creation of FECE (State Fund for School Buildings) and in the coordination of the plans of all the State government agencies so dedicated to educational issues. The planning activities of FECE, including surveys, definition of service standards, preparation of architectural programmes, definition of dimensional parameters and design constraints are detailed, as well as is pointed the controversial character of the application of resources destined to the retirement of State public servants in the construction of public buildings. At the same time, the thesis pays attention to the design activity of the private architects, exploring the experience of educators as Anísio Teixeira and Paschoal Lemme, the modernising content of the liberal-democratic and revolutionary projects of school, also polarized in the architecture of Oswaldo Bratke and partners of the Branco & Preto store, on the one hand, and Vilanova Artigas, on the other, all of them surrounded by young architects. The nuances existing in the interior of each of these two groups, the affiliation and the specificities of individual contributions, the virtues and shortcomings in small and large buildings are scrutinized in a microscopic reading of their designs and IPESP documentation files dedicated to each building. The intent is to assess the different contents of modernity, covered by the production in question.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGitahy, Maria Lucia CairaAlves, André Augusto de Almeida2008-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032010-111636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-29032010-111636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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