Amílcar Cabral, Paulo Freire e o processo da descolonização cognitiva na Guiné-Bissau, África: experiência e legado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Domingues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072021-215827/
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar a experiência e o legado de Paulo Freire enquanto colaborador militante no processo de reconstrução nacional da GuinéBissau, um pequeno país da África Ocidental que conquistou sua independência em 1974 após mais de 500 anos de exploração colonial. Freire foi convidado pelo Governo Luís Cabral, o primeiro Presidente da Guiné independente (1973-1980), para assessorar a equipe do setor de alfabetização de adultos do Ministério da Educação sob a gestão de Mário Cabral. Ao receber o convite feito pelas autoridades da jovem nação, Freire asseverou que gostaria de trabalhar junto com o Governo para recriar conteúdos descolonizados para a alfabetização. Apesar de a campanha de alfabetização de adultos, na qual Freire se envolveu diretamente, ter tido resultados muito limitados, ele ultrapassou os limites de sua colaboração. Inspirado pelo pensamento pan-africano e pela trajetória política do intelectual guineense Amílcar Cabral (1924-1973), analisou criticamente a reconstrução daquela nação africana recém nascida em outras dimensões, como na economia. Uma economia solidária e cooperativa, se preocupando com o aumento da produção agrícola interna que garantisse a segurança alimentar da população. Esta investigação qualitativa foi respaldada teoricamente em obras de referência do pensamento africano pós-colonial como Fanon (1965; 2008; 2015), Diop (1985; 1991), Ki-Zerbo (1987; 2006), Hampâté Bâ (2003; 2010),Nkrumah (1967). As obras de Cabral e Freire cumpriram a função de ancora teórica e também como fonte documental. Além disso, privilegiamos o uso de imagens hospedadas em sítios eletrônicos diversos e aqueles sítios eletrônicos que abrigam documentos diretamente relacionados à vida e a obra de Cabral e Freire. A obra intelectual e a liderança de Cabral foram fundamentais no processo de libertação de seu país. O objetivo de construir um Estado novo começou com a criação de uma escola nova. Tanto o trabalho revolucionário de Cabral, bem como o envolvimento direto de Paulo Freire no processo de reconstrução da Guiné Bissau e de outros países africanos possui sua marca histórica. Porém, essas experiências delimitadas historicamente e que nos foram legadas não são fósseis petrificados. Possuem importância e atualidade na perspectiva de oferecer um paradigma cognitivo pós-colonial que precisa ser adotado como um sólido valor alicerce colocado em prática nos mais diversos espaços educativos, na produção e compartilhamento de conhecimento, nas relações humanas não opressivas e, por isso mesmo, descolonizas.
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spelling Amílcar Cabral, Paulo Freire e o processo da descolonização cognitiva na Guiné-Bissau, África: experiência e legadoAmílcar Cabral, Paulo Freire and the process of cognitive decolonization in Guinea-Bissau, Africa: experience and legacyCognitive decolonizationDescolonização cognitivaHistória do neocolonialismo em ÁfricaHistory of neocolonialism in AfricaReafricanização dos espíritosReafricanization of spiritsReconstrução do Estado nacionalReconstruction of the national stateResistência culturalEste trabalho tem o objetivo de investigar a experiência e o legado de Paulo Freire enquanto colaborador militante no processo de reconstrução nacional da GuinéBissau, um pequeno país da África Ocidental que conquistou sua independência em 1974 após mais de 500 anos de exploração colonial. Freire foi convidado pelo Governo Luís Cabral, o primeiro Presidente da Guiné independente (1973-1980), para assessorar a equipe do setor de alfabetização de adultos do Ministério da Educação sob a gestão de Mário Cabral. Ao receber o convite feito pelas autoridades da jovem nação, Freire asseverou que gostaria de trabalhar junto com o Governo para recriar conteúdos descolonizados para a alfabetização. Apesar de a campanha de alfabetização de adultos, na qual Freire se envolveu diretamente, ter tido resultados muito limitados, ele ultrapassou os limites de sua colaboração. Inspirado pelo pensamento pan-africano e pela trajetória política do intelectual guineense Amílcar Cabral (1924-1973), analisou criticamente a reconstrução daquela nação africana recém nascida em outras dimensões, como na economia. Uma economia solidária e cooperativa, se preocupando com o aumento da produção agrícola interna que garantisse a segurança alimentar da população. Esta investigação qualitativa foi respaldada teoricamente em obras de referência do pensamento africano pós-colonial como Fanon (1965; 2008; 2015), Diop (1985; 1991), Ki-Zerbo (1987; 2006), Hampâté Bâ (2003; 2010),Nkrumah (1967). As obras de Cabral e Freire cumpriram a função de ancora teórica e também como fonte documental. Além disso, privilegiamos o uso de imagens hospedadas em sítios eletrônicos diversos e aqueles sítios eletrônicos que abrigam documentos diretamente relacionados à vida e a obra de Cabral e Freire. A obra intelectual e a liderança de Cabral foram fundamentais no processo de libertação de seu país. O objetivo de construir um Estado novo começou com a criação de uma escola nova. Tanto o trabalho revolucionário de Cabral, bem como o envolvimento direto de Paulo Freire no processo de reconstrução da Guiné Bissau e de outros países africanos possui sua marca histórica. Porém, essas experiências delimitadas historicamente e que nos foram legadas não são fósseis petrificados. Possuem importância e atualidade na perspectiva de oferecer um paradigma cognitivo pós-colonial que precisa ser adotado como um sólido valor alicerce colocado em prática nos mais diversos espaços educativos, na produção e compartilhamento de conhecimento, nas relações humanas não opressivas e, por isso mesmo, descolonizas.This work aims to investigate the experience and legacy of Paulo Freire as a militant collaborator in the process of national reconstruction in Guinea-Bissau, a small West African country that gained independence in 1974 after more than 500 years of colonial exploitation. Freire was invited by the Government Luís Cabral, the first President of independent Guinea (1973-1980), to advise the adult literacy sector team of the Ministry of Education under the management of Mário Cabral. Upon receiving the invitation from the authorities of the young nation, Freire stated that he would like to work together with the Government to recreate decolonized content for literacy. Although the adult literacy campaign, in which Freire was directly involved, had very limited results, he went beyond the limits of his collaboration. Inspired by pan-African thinking and the political trajectory of Guinean intellectual Amílcar Cabral (1924-1973), he critically analyzed the reconstruction of that newly born African nation in other dimensions, such as the economy. A solidary and cooperative economy, concerned with increasing domestic agricultural production that would guarantee food security for the population. This qualitative investigation was supported theoretically in reference works of post-colonial African thought such as Fanon (1965; 2008; 2015), Diop (1985; 1991), Ki-Zerbo (1987; 2006), Hampâté Bâ (2003; 2010), Nkrumah (1967). Cabral and Freire\'s works fulfilled the function of theoretical anchor and also as a documentary source. In addition, we privileged the use of images hosted on different websites and those websites that host documents directly related to the life and work of Cabral and Freire. Cabral\'s intellectual work and leadership were instrumental in his country\'s liberation process. The goal of building a new state began with the creation of a new school. Cabral\'s revolutionary work, as well as Paulo Freire\'s direct involvement in the process of reconstructing Guinea Bissau and other African countries, has its historic mark. However, these historically delimited experiences that have been left to us are not petrified fossils. They are important and up-to-date in the perspective of offering a post-colonial cognitive paradigm that needs to be adopted as a solid foundation value put into practice in the most diverse educational spaces, in the production and sharing of knowledge, in non-oppressive human relationships and, for this very reason, decolonized.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesSilva, Rafael Domingues da2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072021-215827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-26T20:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-14072021-215827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-26T20:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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