Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anazilda Carvalho da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/
Resumo: Um dado de relevante importância nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, é a crescente incidência de mortes por doenças cardíacas, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) a situação mais temida pelos profissionais nos departamentos de emergência e em ambiente pré-hospitalar. O diagnóstico deve ser rápido e preciso, e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) devem ser iniciadas precocemente a fim de aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. Para um atendimento de qualidade são necessários conhecimentos técnicos e científicos, e programas de educação em RCP devem ser implantados. Considerando que a sobrecarga dos serviços de atendimento dificulta o acesso dos profissionais a capacitações, surge a necessidade da utilização de estratégias de ensino atrativas, sendo o computador uma alternativa eficaz, por facilitar a difusão de conhecimentos. Este estudo tem como objetivos desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para educação em Suporte Básico de Vida na PCR e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional - ADDIE (em inglês: analysis, design, development, implementation and evaluation), que estrutura o planejamento de ensino- aprendizagem em estágios distintos: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O AVA para Capacitação em RCP foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links de domínio público, um vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo. O desenvolvimento dos conteúdos foi realizado em módulos, constituídos das seguintes estruturas: identificação do módulo, objetivos, conteúdo, links e referências. Para o desenvolvimento do AVA foi utilizada a linguagem HTML (Hyper Text Markup Language), que permite a interação com o conteúdo e pode ser acessada por meio de plataformas como celulares ou tablets. O AVA foi submetido à avaliação junto a oito juízes, com objetivo de avaliar se este corresponde à proposta educacional a que se destina, assim como se o acesso é eficaz e eficiente. Os especialistas avaliaram que os objetivos foram alcançados, sugerindo algumas modificações. As melhorias foram feitas e o AVA foi disponibilizado para acesso no endereço eletrônico: www2.eerp.usp.br/nepien/pcr. Com o desenvolvimento deste estudo, espera-se apresentar e disponibilizar para uso uma estratégia de ensino inovadora, que poderá aprimorar o aprendizado, colaborando com a qualidade da assistência prestada
id USP_9367447f8953a678bcf01db4e9947ca4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02022016-104809
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratóriaDevelopment of a virtual learning environment for cardiorespiratory arrest trainingAmbiente Virtual de AprendizagemCardiopulmonary ResuscitationContinuingEducação PermanenteEducationEnfermagemNursingRessuscitação CardiopulmonarVirtual Learning EnvironmentUm dado de relevante importância nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, é a crescente incidência de mortes por doenças cardíacas, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) a situação mais temida pelos profissionais nos departamentos de emergência e em ambiente pré-hospitalar. O diagnóstico deve ser rápido e preciso, e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) devem ser iniciadas precocemente a fim de aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. Para um atendimento de qualidade são necessários conhecimentos técnicos e científicos, e programas de educação em RCP devem ser implantados. Considerando que a sobrecarga dos serviços de atendimento dificulta o acesso dos profissionais a capacitações, surge a necessidade da utilização de estratégias de ensino atrativas, sendo o computador uma alternativa eficaz, por facilitar a difusão de conhecimentos. Este estudo tem como objetivos desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para educação em Suporte Básico de Vida na PCR e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional - ADDIE (em inglês: analysis, design, development, implementation and evaluation), que estrutura o planejamento de ensino- aprendizagem em estágios distintos: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O AVA para Capacitação em RCP foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links de domínio público, um vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo. O desenvolvimento dos conteúdos foi realizado em módulos, constituídos das seguintes estruturas: identificação do módulo, objetivos, conteúdo, links e referências. Para o desenvolvimento do AVA foi utilizada a linguagem HTML (Hyper Text Markup Language), que permite a interação com o conteúdo e pode ser acessada por meio de plataformas como celulares ou tablets. O AVA foi submetido à avaliação junto a oito juízes, com objetivo de avaliar se este corresponde à proposta educacional a que se destina, assim como se o acesso é eficaz e eficiente. Os especialistas avaliaram que os objetivos foram alcançados, sugerindo algumas modificações. As melhorias foram feitas e o AVA foi disponibilizado para acesso no endereço eletrônico: www2.eerp.usp.br/nepien/pcr. Com o desenvolvimento deste estudo, espera-se apresentar e disponibilizar para uso uma estratégia de ensino inovadora, que poderá aprimorar o aprendizado, colaborando com a qualidade da assistência prestadaRelevant information in developed and developing countries such as Brazil is the growing incidence of deaths caused by heart disease; cardiorespiratory arrest is the situation most feared by professionals in emergency rooms and in care administered prior to hospital admission. The diagnosis must be fast and precise and Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) must promptly be initiated to increase a patient\'s chances of survival. Technical and scientific knowledge is necessary to provide quality care and CPR training programs should be implemented. Considering that the overload of services hinders the access of workers to training programs, there is a need to use attractive teaching strategies; computers are an efficacious alternative to facilitate the dissemination of knowledge. This study\'s objectives include developing a Virtual Learning Environment (VLE) to provide Basic Life Support in CPR training and assess the quality of its content with experts in the field of Emergency and Urgent Care. This is an applied study with technological matters. The methodology used was based on the instructional systems design ADDIE, which stands for analysis, design, development, implementation and evaluation, different stages to structure the teaching and learning planning. The VLE to provide CPR qualification was composed of texts based on bibliographic research, public domain websites, video with a laboratory simulation scenario and questions to assess the apprehension of context. Content was developed in modules composed of the following structures: module identification, objectives, content, links and references. Hyper Text Markup Language (HTML) was used, which enables interaction with content and can be accessed from platforms such as mobile phones or tablets. Eight judges assessed the VLE. Their objective was to verify whether the VLE corresponded to its educational proposal and whether access was efficacious and efficient. The experts assessed which objectives were achieved and suggested some improvements. Changes were implemented and the VLE was released for access on the website: www2.eerp.usp.br/nepien/pcr. The development of this study is expected to present and make available an innovative teaching strategy that can improve learning and facilitate the quality of care deliveryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernardes, AndreaSilva, Anazilda Carvalho da2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-02022016-104809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
Development of a virtual learning environment for cardiorespiratory arrest training
title Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
spellingShingle Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
Silva, Anazilda Carvalho da
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cardiopulmonary Resuscitation
Continuing
Educação Permanente
Education
Enfermagem
Nursing
Ressuscitação Cardiopulmonar
Virtual Learning Environment
title_short Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
title_full Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
title_fullStr Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
title_full_unstemmed Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
title_sort Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória
author Silva, Anazilda Carvalho da
author_facet Silva, Anazilda Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardes, Andrea
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anazilda Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cardiopulmonary Resuscitation
Continuing
Educação Permanente
Education
Enfermagem
Nursing
Ressuscitação Cardiopulmonar
Virtual Learning Environment
topic Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cardiopulmonary Resuscitation
Continuing
Educação Permanente
Education
Enfermagem
Nursing
Ressuscitação Cardiopulmonar
Virtual Learning Environment
description Um dado de relevante importância nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, é a crescente incidência de mortes por doenças cardíacas, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) a situação mais temida pelos profissionais nos departamentos de emergência e em ambiente pré-hospitalar. O diagnóstico deve ser rápido e preciso, e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) devem ser iniciadas precocemente a fim de aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. Para um atendimento de qualidade são necessários conhecimentos técnicos e científicos, e programas de educação em RCP devem ser implantados. Considerando que a sobrecarga dos serviços de atendimento dificulta o acesso dos profissionais a capacitações, surge a necessidade da utilização de estratégias de ensino atrativas, sendo o computador uma alternativa eficaz, por facilitar a difusão de conhecimentos. Este estudo tem como objetivos desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para educação em Suporte Básico de Vida na PCR e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional - ADDIE (em inglês: analysis, design, development, implementation and evaluation), que estrutura o planejamento de ensino- aprendizagem em estágios distintos: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O AVA para Capacitação em RCP foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links de domínio público, um vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo. O desenvolvimento dos conteúdos foi realizado em módulos, constituídos das seguintes estruturas: identificação do módulo, objetivos, conteúdo, links e referências. Para o desenvolvimento do AVA foi utilizada a linguagem HTML (Hyper Text Markup Language), que permite a interação com o conteúdo e pode ser acessada por meio de plataformas como celulares ou tablets. O AVA foi submetido à avaliação junto a oito juízes, com objetivo de avaliar se este corresponde à proposta educacional a que se destina, assim como se o acesso é eficaz e eficiente. Os especialistas avaliaram que os objetivos foram alcançados, sugerindo algumas modificações. As melhorias foram feitas e o AVA foi disponibilizado para acesso no endereço eletrônico: www2.eerp.usp.br/nepien/pcr. Com o desenvolvimento deste estudo, espera-se apresentar e disponibilizar para uso uma estratégia de ensino inovadora, que poderá aprimorar o aprendizado, colaborando com a qualidade da assistência prestada
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256598528917504