Narrativas que evocam memórias e subjetividades: o reposicionamento do trabalho com a literatura de origem oral na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nanci, Katia Arilha Fiorentino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16092013-123852/
Resumo: Esta dissertação investiga as possibilidades do trabalho com narrativas de origem oral nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em oposição à centralização de alguns conteúdos pragmáticos (gêneros discursivos presentes no cotidiano da criança), apontada como relevante pelas concepções pedagógicas dominantes nas diretrizes governamentais, nossa hipótese assume que um trabalho bem direcionado com os textos literários, sobretudo os de origem oral, é capaz de suscitar importantes efeitos discursivos de memorização e, concomitantemente, potencializar subjetividades mais afeitas à aprendizagem da leitura e da escrita. Neste trabalho, demonstramos basicamente o seguinte: (1) a partir de uma ambiência criada pelo manejo de uma diversidade de narrativas e de seus suportes, conseguimos otimizar a alfabetização mesmo em ambiente heterogêneos; (2) constatamos, nesse trabalho com as narrativas, a importância de uma escuta do professor que, no caso, possibilitou intervenções positivas na aprendizagem de alunos em geral e alunos em dificuldade; (3) a partir de um estudo de caso detalhado e de reflexões sobre outros casos mais brevemente relatados, examinamos a oralidade de algumas crianças e acompanhamos sua entrada na escrita alfabética, procurando detectar nesse processo possíveis emergências de uma subjetividade de entre-textos, capaz de traçar vias de autoria. Partindo do entrecruzamento de diversas áreas do conhecimento, como a Psicanálise, a Linguística, a Análise do Discurso, a Crítica Literária, a História da passagem da oralidade para a escrita e elementos de metodologia e da história da Educação, procuramos tratar de conceitos como leitura e escrita \"amplas\" (textualizações na oralidade que já portam elementos essenciais de leitura e escrita gráficas), sujeito, memória, letramento, escuta e autoria. Primeiramente realizamos um estudo com uma criança que apresentava dificuldades na alfabetização; após um trabalho com as narrativas, observamos que o aluno obteve certo sucesso em seu processo. Dos dados colhidos pudemos levantar nossa hipótese. Posteriormente, realizamos nosso trabalho acompanhando uma turma do 1o ano e observando o desempenho dos alunos na oralidade. Os novos dados obtidos permitiram aprofundar nossas considerações sobre o trabalho com as narrativas de origem oral. Considerando que a escola brasileira enfrenta o desafio do alto percentual de alunos que não 8 dominam a leitura e a escrita nas séries iniciais, justificamos nosso estudo como busca de respostas a essa demanda: como pode se dar a dinâmica de entrada da criança na escrita, levando em conta seu posicionamento subjetivo entre o oral e o escrito, entre a escuta e a leitura? Assim, uma possível contribuição desta dissertação será o reposicionamento do trabalho com as narrativas de origem oral em relação à escrita, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
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Em oposição à centralização de alguns conteúdos pragmáticos (gêneros discursivos presentes no cotidiano da criança), apontada como relevante pelas concepções pedagógicas dominantes nas diretrizes governamentais, nossa hipótese assume que um trabalho bem direcionado com os textos literários, sobretudo os de origem oral, é capaz de suscitar importantes efeitos discursivos de memorização e, concomitantemente, potencializar subjetividades mais afeitas à aprendizagem da leitura e da escrita. Neste trabalho, demonstramos basicamente o seguinte: (1) a partir de uma ambiência criada pelo manejo de uma diversidade de narrativas e de seus suportes, conseguimos otimizar a alfabetização mesmo em ambiente heterogêneos; (2) constatamos, nesse trabalho com as narrativas, a importância de uma escuta do professor que, no caso, possibilitou intervenções positivas na aprendizagem de alunos em geral e alunos em dificuldade; (3) a partir de um estudo de caso detalhado e de reflexões sobre outros casos mais brevemente relatados, examinamos a oralidade de algumas crianças e acompanhamos sua entrada na escrita alfabética, procurando detectar nesse processo possíveis emergências de uma subjetividade de entre-textos, capaz de traçar vias de autoria. Partindo do entrecruzamento de diversas áreas do conhecimento, como a Psicanálise, a Linguística, a Análise do Discurso, a Crítica Literária, a História da passagem da oralidade para a escrita e elementos de metodologia e da história da Educação, procuramos tratar de conceitos como leitura e escrita \"amplas\" (textualizações na oralidade que já portam elementos essenciais de leitura e escrita gráficas), sujeito, memória, letramento, escuta e autoria. Primeiramente realizamos um estudo com uma criança que apresentava dificuldades na alfabetização; após um trabalho com as narrativas, observamos que o aluno obteve certo sucesso em seu processo. Dos dados colhidos pudemos levantar nossa hipótese. Posteriormente, realizamos nosso trabalho acompanhando uma turma do 1o ano e observando o desempenho dos alunos na oralidade. Os novos dados obtidos permitiram aprofundar nossas considerações sobre o trabalho com as narrativas de origem oral. Considerando que a escola brasileira enfrenta o desafio do alto percentual de alunos que não 8 dominam a leitura e a escrita nas séries iniciais, justificamos nosso estudo como busca de respostas a essa demanda: como pode se dar a dinâmica de entrada da criança na escrita, levando em conta seu posicionamento subjetivo entre o oral e o escrito, entre a escuta e a leitura? Assim, uma possível contribuição desta dissertação será o reposicionamento do trabalho com as narrativas de origem oral em relação à escrita, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.This dissertation investigates the possibilities of working with orally-originated narratives within the early stages of elementary school. The centralization of certain pragmatic contents (such as children speech on a normal daily scenario) is pointed out as relevant by the dominant pedagogical conceptions within the government guidelines. Our hypothesis goes in the opposite direction and assumes that a well-planned project involving literary texts, especially the ones from oral societies, will stimulate important discursive effects of memorization as well as potentiate subjectivities involved in writing and reading learning skills. This work demonstrated: (1) you can optimize literacy even in heterogeneous classes by means of the manipulation of a variety of narratives in different supports within an appropriate reading ambience; (2) the importance of the teachers ability to listen while working teachers skills will enable him to intervene in student learning in general and those who have difficulties; (3) based upon a detailed case study, and others more briefly related, we examined the oral ability of certain children and followed their entrance in the alphabetical writing phase, trying to detect the possible emergence of an inter-text subjectivity, capable of tracing pathways towards authorship. By the intersection of several areas of knowledge, such as Psychoanalysis, Linguistics, Discourse Analysis, Literary Criticism, the History of passage from the oral to the writing phase in societies, and elements from methodology and history of Education, we tried to address concepts such as reading and writing in a broader sense (texts in oral formats which already carry essential concepts of reading and graphic writing), subject, memory, literacy, listening (in an analytical sense) and authorship. First we conducted a study with a child who presented learning disabilities during the early stages of reading and writing. After developing a project with narratives, we noticed that the student demonstrated some success in his learning process. From the data collected within the study we were able to determine our hypothesis. On a later phase, we watched a group of students of the first year of elementary school, and observed their development as it relates to the oral ability. With the new collected data we were able to deepen our considerations regarding the oral narratives project. Considering that the Brazilian school system deals with the challenge of a high percentage of students who are not fluent in basic reading and writing in the early years, the 10 goal of this study is to seek answers to the following claim: how does it work the dynamics of a child who initiates the writing phase, considering his/her subjective positioning between the oral performance and the writing, between listening and reading? Therefore, a possible contribution of this dissertation will be the repositioning of the work involving orallyoriginated narratives in relation to the writing in the early stages of elementary school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBelintane, ClaudemirNanci, Katia Arilha Fiorentino2013-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16092013-123852/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-16092013-123852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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