Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Barbosa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/
Resumo: A pesquisa tem por objetivo refletir o papel desempenhado pela memória empresarial, analisando sua atuação estratégica no reforço da imagem institucional e na construção ou fortalecimento da identidade corporativa. A reflexão engloba ainda as motivações das empresas para a construção de espaços de memória e o uso da memória pelas organizações. A análise envolve a discussão de conceitos de áreas multidisciplinares do conhecimento: história, administração, arquivologia e biblioteconomia e documentação. Aborda os conceitos de história bem como sua associação com o passado e sua valorização por setores da sociedade e como efeito do processo de globalização. Apresenta a conceituação de memória, abordando sua valorização e busca generalizada feita por diversos setores sociais, destacando o interesse e importância pelas organizações, repercutindo em eventos comemorativos ou no resgate da história da empresa. Aborda a conceituação do termo cultura expressando sua complexidade conceitual e ampla significação, dando ênfase para a cultura organizacional e analisando seus principais componentes: valores, heróis, mitos e ritos para a compreensão de seu imaginário. Analisa a empresa além da produção de bens e serviços, como parte integrante da sociedade, enfatizando sua atuação frente aos seus públicos de relacionamento: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade. Avalia os mercados de memória empresarial, abordando a temática dos trabalhos produzidos, destacando-se a importância do rigor científico e a legitimidade das fontes de pesquisa nos projetos de memória, objetivando a veracidade da história. Analisa os projetos de memória empresarial para identificar se estes constituem estratégia de marketing para valorização da imagem institucional ou são resultantes da consciência da responsabilidade história da organização.
id USP_93b73acbf9219393a7fc7c26c9eb4a5c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102010-131012
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?Corporate Memory: utilitarian interest or historical responsibility?Centros de documentação e memóriacompanies memoryCultura organizacionaldocumentation and memory centersHistória e memóriahistorical responsibilityhistory and memoryMemória de empresasorganizational cultureResponsabilidade históricaA pesquisa tem por objetivo refletir o papel desempenhado pela memória empresarial, analisando sua atuação estratégica no reforço da imagem institucional e na construção ou fortalecimento da identidade corporativa. A reflexão engloba ainda as motivações das empresas para a construção de espaços de memória e o uso da memória pelas organizações. A análise envolve a discussão de conceitos de áreas multidisciplinares do conhecimento: história, administração, arquivologia e biblioteconomia e documentação. Aborda os conceitos de história bem como sua associação com o passado e sua valorização por setores da sociedade e como efeito do processo de globalização. Apresenta a conceituação de memória, abordando sua valorização e busca generalizada feita por diversos setores sociais, destacando o interesse e importância pelas organizações, repercutindo em eventos comemorativos ou no resgate da história da empresa. Aborda a conceituação do termo cultura expressando sua complexidade conceitual e ampla significação, dando ênfase para a cultura organizacional e analisando seus principais componentes: valores, heróis, mitos e ritos para a compreensão de seu imaginário. Analisa a empresa além da produção de bens e serviços, como parte integrante da sociedade, enfatizando sua atuação frente aos seus públicos de relacionamento: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade. Avalia os mercados de memória empresarial, abordando a temática dos trabalhos produzidos, destacando-se a importância do rigor científico e a legitimidade das fontes de pesquisa nos projetos de memória, objetivando a veracidade da história. Analisa os projetos de memória empresarial para identificar se estes constituem estratégia de marketing para valorização da imagem institucional ou são resultantes da consciência da responsabilidade história da organização.The research aims to reflect the role played by the corporate memory, analyzing its strategic importance in enhancing the institutional image and building or strengthening the corporate identity. The reflection also encompasses the motivations of the companies for the construction of memory spaces and memory usage by organizations. The analysis involves the discussion of concepts of multi-disciplinary areas of knowledge, such as: history, management, archivology and librarianship, and documentation. Comprises the concepts of history and their association with the past, and their recovery by the sectors of the society, and as an effect of the globalization process. Introduces the concept of memory, encompassing its recovery and generalized search made by various social sectors, highlighting the relevance and importance by organizations, resulting in celebratory events or in the recovery of the companys history. It broads the definition of the term culture, expressing its conceptual complexity and wide-ranging significance, with emphasis on organizational culture and analyzing its major components: values, heroes, myths and rituals to the understanding of its imagery. Analyzes the company beyond the production of goods and services as an integral part of the society, emphasizing its actions before its stakeholders: customers, clients, suppliers, cooperators, community. Evaluates the markets of corporate memory, by addressing the thematic produced works, highlighting the importance of the scientific rigor and the legitimacy of the research sources on memory projects, aiming at the truth of the history. Analyzes the corporate memory projects in order to identify whether they are of marketing strategy for the institutional memory enhancement or whether they are the result of the awareness on the companys historical responsibility.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Maria Christina Barbosa deSousa, Sara Barbosa de2010-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-29102010-131012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
Corporate Memory: utilitarian interest or historical responsibility?
title Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
spellingShingle Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
Sousa, Sara Barbosa de
Centros de documentação e memória
companies memory
Cultura organizacional
documentation and memory centers
História e memória
historical responsibility
history and memory
Memória de empresas
organizational culture
Responsabilidade histórica
title_short Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
title_full Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
title_fullStr Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
title_full_unstemmed Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
title_sort Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica?
author Sousa, Sara Barbosa de
author_facet Sousa, Sara Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Christina Barbosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sara Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Centros de documentação e memória
companies memory
Cultura organizacional
documentation and memory centers
História e memória
historical responsibility
history and memory
Memória de empresas
organizational culture
Responsabilidade histórica
topic Centros de documentação e memória
companies memory
Cultura organizacional
documentation and memory centers
História e memória
historical responsibility
history and memory
Memória de empresas
organizational culture
Responsabilidade histórica
description A pesquisa tem por objetivo refletir o papel desempenhado pela memória empresarial, analisando sua atuação estratégica no reforço da imagem institucional e na construção ou fortalecimento da identidade corporativa. A reflexão engloba ainda as motivações das empresas para a construção de espaços de memória e o uso da memória pelas organizações. A análise envolve a discussão de conceitos de áreas multidisciplinares do conhecimento: história, administração, arquivologia e biblioteconomia e documentação. Aborda os conceitos de história bem como sua associação com o passado e sua valorização por setores da sociedade e como efeito do processo de globalização. Apresenta a conceituação de memória, abordando sua valorização e busca generalizada feita por diversos setores sociais, destacando o interesse e importância pelas organizações, repercutindo em eventos comemorativos ou no resgate da história da empresa. Aborda a conceituação do termo cultura expressando sua complexidade conceitual e ampla significação, dando ênfase para a cultura organizacional e analisando seus principais componentes: valores, heróis, mitos e ritos para a compreensão de seu imaginário. Analisa a empresa além da produção de bens e serviços, como parte integrante da sociedade, enfatizando sua atuação frente aos seus públicos de relacionamento: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade. Avalia os mercados de memória empresarial, abordando a temática dos trabalhos produzidos, destacando-se a importância do rigor científico e a legitimidade das fontes de pesquisa nos projetos de memória, objetivando a veracidade da história. Analisa os projetos de memória empresarial para identificar se estes constituem estratégia de marketing para valorização da imagem institucional ou são resultantes da consciência da responsabilidade história da organização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091186800984064