Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Telma Cristina Pichioli de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/
Resumo: Este trabalho trata da adequação do espaço para a escola infantil como um dos requisitos básicos para a inclusão da criança com necessidade especial. A pesquisa foi direcionada para as necessidades especiais físicas e visuais pois são as que demandam maiores adequações no espaço físico. O objetivo é o de lançar diretrizes de projeto arquitetônico para escolas de educação infantil, tornando esses espaços adequados às crianças com necessidades físicas e visuais. Desta forma, as crianças terão mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e terão melhores condições de aprendizagem. O ambiente escolar deve oferecer espaços seguros, acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica. Foi realizada uma pesquisa junto às escolas de educação infantil na cidade de São Carlos que atendiam em 2006, crianças com necessidades especiais, para detectar os problemas espaciais nos ambientes escolares infantis. Para coleta de dados foram utilizados vários procedimentos: entrevistas com diretores, aplicação de questionários aos pais e professores, realização de desenhos temáticos pelos alunos, fotografias e vistorias técnicas. Com base nos resultados da coleta de dados e levantamento bibliográfico, no final são apresentadas diretrizes de projeto arquitetônico. Tais diretrizes têm como objetivo tornar adequados os edifícios escolares destinados à educação infantil, otimizando o desempenho das crianças, principalmente das que apresentam necessidades especiais.
id USP_949d13ffb3d89f326dce3acb52a7ff1e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022009-150902
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantilArchitecture inclusive education: building space for early childhood educationAccessibilityAcessibilidadeArquitetura escolarDiretrizes de projetoEducação infantilErgonomiaErgonomyGuidelines of the projectInclusão infantilPre-school and child inclusionSchool architectureEste trabalho trata da adequação do espaço para a escola infantil como um dos requisitos básicos para a inclusão da criança com necessidade especial. A pesquisa foi direcionada para as necessidades especiais físicas e visuais pois são as que demandam maiores adequações no espaço físico. O objetivo é o de lançar diretrizes de projeto arquitetônico para escolas de educação infantil, tornando esses espaços adequados às crianças com necessidades físicas e visuais. Desta forma, as crianças terão mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e terão melhores condições de aprendizagem. O ambiente escolar deve oferecer espaços seguros, acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica. Foi realizada uma pesquisa junto às escolas de educação infantil na cidade de São Carlos que atendiam em 2006, crianças com necessidades especiais, para detectar os problemas espaciais nos ambientes escolares infantis. Para coleta de dados foram utilizados vários procedimentos: entrevistas com diretores, aplicação de questionários aos pais e professores, realização de desenhos temáticos pelos alunos, fotografias e vistorias técnicas. Com base nos resultados da coleta de dados e levantamento bibliográfico, no final são apresentadas diretrizes de projeto arquitetônico. Tais diretrizes têm como objetivo tornar adequados os edifícios escolares destinados à educação infantil, otimizando o desempenho das crianças, principalmente das que apresentam necessidades especiais.This work deals with adapting pre-school environments as one of the basic requirements to include children with special needs. The research was conducted for special physical and visual needs as they require more adaptations in a physical environment. The aim is to set guidelines of the architectural project for pre-schools making these environments suitable for children with physical and visual needs. Taking this into account, children will be more autonomous to experience the school environment, as well as have better learning conditions. The school environment should offer safe and accessible spaces which are compatible with the educational methodology. Research was carried out in pre-schools in the city of São Carlos attending children with special needs in 2006 to detect spatial problems in pre-school environments. In order to collect the data, various procedures were used: interviews with directors, asking parents and teachers to fill in questionnaires, asking the pupils to draw pictures of various themes, photographs and technical inspections. Based on the results from the data collection and literature review, at the end of the work guidelines of the architectural project are presented. The aim of these guidelines is to adapt pre-school buildings optimizing the performance of the children, mainly of those who have special needs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBasso, AdmirCarvalho, Telma Cristina Pichioli de2008-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-06022009-150902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
Architecture inclusive education: building space for early childhood education
title Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
spellingShingle Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
Carvalho, Telma Cristina Pichioli de
Accessibility
Acessibilidade
Arquitetura escolar
Diretrizes de projeto
Educação infantil
Ergonomia
Ergonomy
Guidelines of the project
Inclusão infantil
Pre-school and child inclusion
School architecture
title_short Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
title_full Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
title_fullStr Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
title_full_unstemmed Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
title_sort Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil
author Carvalho, Telma Cristina Pichioli de
author_facet Carvalho, Telma Cristina Pichioli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Basso, Admir
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Telma Cristina Pichioli de
dc.subject.por.fl_str_mv Accessibility
Acessibilidade
Arquitetura escolar
Diretrizes de projeto
Educação infantil
Ergonomia
Ergonomy
Guidelines of the project
Inclusão infantil
Pre-school and child inclusion
School architecture
topic Accessibility
Acessibilidade
Arquitetura escolar
Diretrizes de projeto
Educação infantil
Ergonomia
Ergonomy
Guidelines of the project
Inclusão infantil
Pre-school and child inclusion
School architecture
description Este trabalho trata da adequação do espaço para a escola infantil como um dos requisitos básicos para a inclusão da criança com necessidade especial. A pesquisa foi direcionada para as necessidades especiais físicas e visuais pois são as que demandam maiores adequações no espaço físico. O objetivo é o de lançar diretrizes de projeto arquitetônico para escolas de educação infantil, tornando esses espaços adequados às crianças com necessidades físicas e visuais. Desta forma, as crianças terão mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e terão melhores condições de aprendizagem. O ambiente escolar deve oferecer espaços seguros, acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica. Foi realizada uma pesquisa junto às escolas de educação infantil na cidade de São Carlos que atendiam em 2006, crianças com necessidades especiais, para detectar os problemas espaciais nos ambientes escolares infantis. Para coleta de dados foram utilizados vários procedimentos: entrevistas com diretores, aplicação de questionários aos pais e professores, realização de desenhos temáticos pelos alunos, fotografias e vistorias técnicas. Com base nos resultados da coleta de dados e levantamento bibliográfico, no final são apresentadas diretrizes de projeto arquitetônico. Tais diretrizes têm como objetivo tornar adequados os edifícios escolares destinados à educação infantil, otimizando o desempenho das crianças, principalmente das que apresentam necessidades especiais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256757456338944