A construção do visível: alegoria na pintura brasileira na segunda metade do século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17042018-143000/ |
Resumo: | Esta pesquisa investiga mecanismos construtivos e interpretativos que fizeram com que algumas pinturas fossem compreendidas como alegorias na segunda metade do século XIX no Brasil. A análise está centrada sobre duas obras do pintor paraibano Pedro Américo (1843-1905): Estudo para Libertação dos Escravos (1989) e Pax et Concordia (1902). A investigação é ampliada para o diálogo que essas pinturas estabeleceram com outras obras do mesmo contexto e com as concepções de alegoria existentes no Brasil em fins do século XIX. |
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A construção do visível: alegoria na pintura brasileira na segunda metade do século XIX-AlegoriaAllegorypainting in Brazil in the XIX centuryPedro AméricoPedro Américopintura no Brasil no século XIXretóricaRhetoricEsta pesquisa investiga mecanismos construtivos e interpretativos que fizeram com que algumas pinturas fossem compreendidas como alegorias na segunda metade do século XIX no Brasil. A análise está centrada sobre duas obras do pintor paraibano Pedro Américo (1843-1905): Estudo para Libertação dos Escravos (1989) e Pax et Concordia (1902). A investigação é ampliada para o diálogo que essas pinturas estabeleceram com outras obras do mesmo contexto e com as concepções de alegoria existentes no Brasil em fins do século XIX.This research scopes out productive and interpretative mechanisms which have made that some of the paintings were to be believed as allegories in the second half of the XIX century in Brazil. This analysis is focused on two of the works of the paraibano painter Pedro Américo (1843-1905): Estudo para Libertação dos Escravos (1989) e Pax et Concordia (1902). The scope out is extended to the conection that these paintings have with other works of the same conditions and with the conceptions of allegory in Brazil at the end of the XIX century.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuSilva, Eliane Pinheiro da2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17042018-143000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-17042018-143000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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