Narrativa italiana no século XXI segundo o Premio Strega
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-18022020-174420/ |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar ao público brasileiro a narrativa italiana no início do século XXI, baseando-se nas obras que venceram o Premio Strega nos últimos dezoito anos. Esse prêmio literário foi escolhido em razão de sua importância histórica na Itália, da qualidade das obras que habitualmente premia e da visibilidade que tem em todos os meios de comunicação. O método consistiu na leitura individual dos romances, seguida de uma comparação entre eles, de forma a observar temas e modelos comuns a duas ou mais obras. Assim, notamos que os livros são, predominantemente, realistas, narrados na primeira pessoa do singular (alguns autobiográficos e outros autoficcionais), frequentemente abordam temas traumáticos como as guerras mundiais, o fascismo, a emigração italiana, a crise socioeconômica do início do século XXI e suas consequências para a população e, não raro, adotam uma linguagem híbrida com tendências ensaísticas ou jornalísticas. Acreditamos que essas sejam características predominantes não apenas nos romances do nosso corpus, mas também no conjunto da narrativa italiana contemporânea. A primeira parte de nossa tese é uma apresentação do Premio Strega seguida de considerações sobre o mercado editorial, de uma síntese das publicações pregressas sobre essa premiação e da apresentação de outros importantes prêmios literários italianos. A segunda parte é uma observação teórica da narrativa do século XXI, fundamentada nas teorias de Daniele Giglioli, Raffaele Donnarumma e Gianluigi Simonetti os três lecionam literatura em universidades italianas e escreveram, respectivamente, os ensaios Senza trauma, Ipermodernità e La letteratura circostante, nos quais muitos autores e obras premiadas pelo Strega neste século são examinados. A terceira e última parte contém a apresentação individual do enredo e da estrutura de cada obra vencedora do Strega no novo milênio, além de informações sobre os autores que as escreveram. |
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Narrativa italiana no século XXI segundo o Premio StregaNarrativa italiana no século XXI segundo o Premio StregaAutobiografiaAutobiografiaAutoficçãoAutofictionNarrativa italianaNarrativa italianaPremio StregaPremio StregaSéculo XXIXXI secoloEste trabalho tem o objetivo de apresentar ao público brasileiro a narrativa italiana no início do século XXI, baseando-se nas obras que venceram o Premio Strega nos últimos dezoito anos. Esse prêmio literário foi escolhido em razão de sua importância histórica na Itália, da qualidade das obras que habitualmente premia e da visibilidade que tem em todos os meios de comunicação. O método consistiu na leitura individual dos romances, seguida de uma comparação entre eles, de forma a observar temas e modelos comuns a duas ou mais obras. Assim, notamos que os livros são, predominantemente, realistas, narrados na primeira pessoa do singular (alguns autobiográficos e outros autoficcionais), frequentemente abordam temas traumáticos como as guerras mundiais, o fascismo, a emigração italiana, a crise socioeconômica do início do século XXI e suas consequências para a população e, não raro, adotam uma linguagem híbrida com tendências ensaísticas ou jornalísticas. Acreditamos que essas sejam características predominantes não apenas nos romances do nosso corpus, mas também no conjunto da narrativa italiana contemporânea. A primeira parte de nossa tese é uma apresentação do Premio Strega seguida de considerações sobre o mercado editorial, de uma síntese das publicações pregressas sobre essa premiação e da apresentação de outros importantes prêmios literários italianos. A segunda parte é uma observação teórica da narrativa do século XXI, fundamentada nas teorias de Daniele Giglioli, Raffaele Donnarumma e Gianluigi Simonetti os três lecionam literatura em universidades italianas e escreveram, respectivamente, os ensaios Senza trauma, Ipermodernità e La letteratura circostante, nos quais muitos autores e obras premiadas pelo Strega neste século são examinados. A terceira e última parte contém a apresentação individual do enredo e da estrutura de cada obra vencedora do Strega no novo milênio, além de informações sobre os autores que as escreveram.Questo lavoro ha l\'obiettivo di presentare al pubblico brasiliano la narrativa italiana dell\'inizio del XXI secolo, sulla base delle opere che hanno vinto il Premio Strega negli ultimi diciotto anni. Questo premio letterario è stato scelto per la sua importanza storica in Italia, per la qualità delle opere che abitualmente premia e per la visibilità che ha in tutti i mezzi di comunicazione. Il metodo è consistito nella lettura individuale dei romanzi, seguita da una comparazione tra loro, in modo da osservare temi e modelli comuni a due o più opere. Così, è stato osservato che i libri sono predominantemente realistici, narrati utilizzando la prima persona singolare (alcuni rientrano nel genere autobiografico, altri nella cosiddetta autofiction), spesso affrontano temi traumatici come le guerre mondiali, il fascismo, l\'emigrazione italiana, la crisi socioeconomica dell\'inizio del XXI secolo e le sue consequenze per la popolazione e, non di rado, adottano un linguaggio ibrido con tendenze saggistiche o giornalistiche. Crediamo che queste siano caratteristiche predominanti non soltanto dei romanzi del nostro corpus, bensì dell\'insieme della narrativa italiana contemporanea. La prima parte della nostra tesi è una presentazione del Premio Strega seguita da considerazioni sul mercato editoriale, da una sintesi delle pubblicazioni pregresse su questo premio e dalla presentazione di altri importanti premi letterari italiani. La seconda parte è un\'osservazione teorica della narrativa del XXI secolo, ancorata nelle teorie di Daniele Giglioli, Raffaele Donnarumma e Gianluigi Simonetti che insegnano letteratura presso università italiane e hanno scritto, rispettivamente, i saggi Senza trauma, Ipermodernità e La letteratura circostante, nei quali sono esaminati molti autori e opere premiate dallo Strega, dopo il 2000. La terza e ultima parte contiene la presentazione di ciascuna delle trame e della struttura di ogni opera vincitrice dello Strega nel nuovo millennio, oltre a informazioni sugli autori che le hanno scritte.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCavallari, Doris NátiaCosta, Clara Maria Salvador Pereira da2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-18022020-174420/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18022020-174420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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