Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-093210/ |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender os distintos significados do que é ser uma professora lésbica no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e de perspectiva sociológica, que dialoga com estudos nacionais e internacionais já realizados sobre o tema, com base no debate sobre gênero, sexualidades e heteronormatividade. Foram entrevistadas seis professoras da rede pública (estadual ou municipal) de São Paulo, estando elas em atividade em três cidades: São Paulo, Diadema e Praia Grande. A partir de um roteiro semiestruturado, a pesquisa teve por objetivo compreender como essas docentes lidam com essa informação de suas vidas pessoais no ambiente escolar e quais seus principais obstáculos e medos. Os resultados da investigação mostram que, no lugar de uma invisibilidade suposta inicialmente, ganhou destaque a busca de uma visibilidade pedagógica, ou de uma tentativa consciente de construir uma possibilidade de existência legítima no ambiente escolar. Trata-se de um ser e estar na escola como docente que, por si só, traz uma aspiração e uma realização pedagógicas: a de construir uma visibilidade que garanta legitimidade para a existência lésbica. |
id |
USP_94c4db153954ed6b932b3789c1595c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06072018-093210 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidadesLesbian teachers in the basic education of São Paulo: ruptures and construction of visibilitiesEducação BásicaElementary SchoolHomosexualityHomossexualidadeLesbian VisibilityLesbiansLésbicasMiddle SchoolProfessorasTeachersVisibilidade lésbicaO objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender os distintos significados do que é ser uma professora lésbica no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e de perspectiva sociológica, que dialoga com estudos nacionais e internacionais já realizados sobre o tema, com base no debate sobre gênero, sexualidades e heteronormatividade. Foram entrevistadas seis professoras da rede pública (estadual ou municipal) de São Paulo, estando elas em atividade em três cidades: São Paulo, Diadema e Praia Grande. A partir de um roteiro semiestruturado, a pesquisa teve por objetivo compreender como essas docentes lidam com essa informação de suas vidas pessoais no ambiente escolar e quais seus principais obstáculos e medos. Os resultados da investigação mostram que, no lugar de uma invisibilidade suposta inicialmente, ganhou destaque a busca de uma visibilidade pedagógica, ou de uma tentativa consciente de construir uma possibilidade de existência legítima no ambiente escolar. Trata-se de um ser e estar na escola como docente que, por si só, traz uma aspiração e uma realização pedagógicas: a de construir uma visibilidade que garanta legitimidade para a existência lésbica.The purpose of this doctoral research is to understand the different meanings of being a lesbian teacher in the school environment. It is a qualitative research and, of a sociological perspective, it dialogues with national and international studies already carried out on the subject, based on the debate on gender, sexualities and heteronormativity. Six public school teachers (state or municipal) from São Paulo were interviewed while they were teaching in three cities: São Paulo, Diadema and Praia Grande. From a semi-structured script, the research aimed to understand how these teachers deal with this information of their personal lives in the school environment and what your obstacles and fears would be. The results of the research show that, instead of an invisibility, initially supposed, the search for a pedagogical visibility, or a conscious attempt to construct a legitimate possibility of existence in the school environment, was highlighted. Wich means that being in a school as a teatcher, brings, itself, a pedagogical aspiration and a accomplishment: building a visibility that guarantees legitimacy for the lesbian existence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraFreitas, Tatiana Carvalho de2018-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-093210/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-06072018-093210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades Lesbian teachers in the basic education of São Paulo: ruptures and construction of visibilities |
title |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
spellingShingle |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades Freitas, Tatiana Carvalho de Educação Básica Elementary School Homosexuality Homossexualidade Lesbian Visibility Lesbians Lésbicas Middle School Professoras Teachers Visibilidade lésbica |
title_short |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
title_full |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
title_fullStr |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
title_full_unstemmed |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
title_sort |
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades |
author |
Freitas, Tatiana Carvalho de |
author_facet |
Freitas, Tatiana Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vianna, Claudia Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Tatiana Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Elementary School Homosexuality Homossexualidade Lesbian Visibility Lesbians Lésbicas Middle School Professoras Teachers Visibilidade lésbica |
topic |
Educação Básica Elementary School Homosexuality Homossexualidade Lesbian Visibility Lesbians Lésbicas Middle School Professoras Teachers Visibilidade lésbica |
description |
O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender os distintos significados do que é ser uma professora lésbica no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e de perspectiva sociológica, que dialoga com estudos nacionais e internacionais já realizados sobre o tema, com base no debate sobre gênero, sexualidades e heteronormatividade. Foram entrevistadas seis professoras da rede pública (estadual ou municipal) de São Paulo, estando elas em atividade em três cidades: São Paulo, Diadema e Praia Grande. A partir de um roteiro semiestruturado, a pesquisa teve por objetivo compreender como essas docentes lidam com essa informação de suas vidas pessoais no ambiente escolar e quais seus principais obstáculos e medos. Os resultados da investigação mostram que, no lugar de uma invisibilidade suposta inicialmente, ganhou destaque a busca de uma visibilidade pedagógica, ou de uma tentativa consciente de construir uma possibilidade de existência legítima no ambiente escolar. Trata-se de um ser e estar na escola como docente que, por si só, traz uma aspiração e uma realização pedagógicas: a de construir uma visibilidade que garanta legitimidade para a existência lésbica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-093210/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-093210/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256721192386560 |