No meio do reflexo: Ana Cristina Cesar e Vivian Maier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izumino, Júlia Pasinato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20072021-184241/
Resumo: Esta dissertação propõe uma análise dos autorretratos fotográficos de Vivian Maier e da poesia de Ana Cristina Cesar, buscando tecer relações de aproximação e elucidar as principais diferenças entre essas duas obras, especialmente, e entre a fotografia e a poesia, de modo geral. Para tanto, consideramos os usos dos gêneros autorreferenciais - isto é, os autorretratos, os diários e as correspondências íntimas, as dinâmicas de interlocução e apropriação da figura do outro, os mecanismos de corte e montagem por dissonância e, por fim, a centralidade da figuração dos gestos criativos, do fotográfico e da escrita, na construção de significados. Notamos também as relações que as duas artistas estabelecem com os seus contextos históricos e produtivos - a fotografia de rua estadunidense que Vivian Maier praticava e a poesia marginal brasileira, com a qual Ana Cristina Cesar dialogava intensamente - e as formas como se deram as publicações póstumas de suas obras.
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