A Exposição Universal de Chicago em 1893 e o yankismo paulista: visões sobre uma cidade imaginada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paula Coêlho Magalhães de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15052023-153516/
Resumo: A Exposição Universal de Chicago (ou Exposição Columbiana de Chicago), de 1893, se insere no circuito de grandes exposições industriais de caráter internacional, comumente conhecidas como Exposições Internacionais, Feiras Mundiais ou Exposições Universais. Neste estudo, partimos do pressuposto de que tais exposições ajudaram a construir uma \"cultura de modernidade\" que propiciou, entre outros processos, a ascensão de novos modelos culturais que pautam a criação de novos imaginários urbanos. Debruçamo-nos sobre a Exposição de Chicago de 1893 investigando-a como vetor de ideias e de imagens; de representações, de práticas e de atitudes em relação à vida urbana moderna, que reverberariam para cidades latino-americanas, mais particularmente para a São Paulo da virada para o século XX e ao longo de suas primeiras décadas. A principal hipótese delineada por este estudo é que a adoção deste imaginário sobre a metrópole de matriz norte-americana se deu por encontrar terreno fértil naquilo que chamamos de yankismo paulista: um sentimento de idealização e admiração relativo aos Estados Unidos, que se irradia para as mais diversas formas de representação, incluindo a conformação de idéias sobre a cidade. Argumentamos, portanto, que foi no trânsito de ideias promovido pela Exposição Universal de 1893, que Chicago despontou não apenas como modelo de cidade construída, mas como uma cidade imaginada que seria tomada como referência para o devir da capital paulista.
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