Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Bernardino da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18062010-090811/
Resumo: O campo dessa pesquisa é a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo por objetivo pensar a potência crítica da fotografia orientada para a metrópole contemporânea. O entendimento desta potência crítica no presente e como termo atuante na relação entre estes três elementos, torna necessário o exame desta relação na metrópole moderna, tendo em vista ali terem-se criado seus fundamentos, referências e contrapontos, os quais, direta ou indiretamente, participam da produção contemporânea. Tais influências de uma temporalidade a outra, observam-se, por exemplo, na dinâmica perceptivo-corpórea que se altera drasticamente com as metrópoles, nas mediações técnicas que passam a constituir a cognição do habitante da cidade moderna, no caráter espetaculoso e mercantil definidores de uma ocupação e hierarquização do espaço urbano. A explicitação desta relação triádica é balizada pelas reflexões de Walter Benjamin acerca das metrópoles modernas, tendo como elemento orientador a noção de imagem dialética. Esta noção de imagem dialética foi retrabalhada por George Didi-Huberman em sua concepção de imagem crítica, a qual identifica aspectos convergentes entre a imagem dialética e a fenomenologia do ver. Assim, nesta tese, no que se refere a metrópole contemporânea, opera-se com esta concepção de imagem crítica como meio de reflexão e análise sobre a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo como núcleo um conjunto de fotografias de Andreas Gurski e Michael Wesely.
id USP_95865f5176b0f069030a3bcd5ce418da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062010-090811
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporâneaDialectical image and critical image: photo image and perception in modern and contemporary metropolisAestheticsÁreas metropolitanasEstéticaFenomenologiaFotografiaMetropolitan areasPercepção urbanaPhenomenologyPhotographyUrban perceptionWalter BenjaminWalter BenjaminO campo dessa pesquisa é a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo por objetivo pensar a potência crítica da fotografia orientada para a metrópole contemporânea. O entendimento desta potência crítica no presente e como termo atuante na relação entre estes três elementos, torna necessário o exame desta relação na metrópole moderna, tendo em vista ali terem-se criado seus fundamentos, referências e contrapontos, os quais, direta ou indiretamente, participam da produção contemporânea. Tais influências de uma temporalidade a outra, observam-se, por exemplo, na dinâmica perceptivo-corpórea que se altera drasticamente com as metrópoles, nas mediações técnicas que passam a constituir a cognição do habitante da cidade moderna, no caráter espetaculoso e mercantil definidores de uma ocupação e hierarquização do espaço urbano. A explicitação desta relação triádica é balizada pelas reflexões de Walter Benjamin acerca das metrópoles modernas, tendo como elemento orientador a noção de imagem dialética. Esta noção de imagem dialética foi retrabalhada por George Didi-Huberman em sua concepção de imagem crítica, a qual identifica aspectos convergentes entre a imagem dialética e a fenomenologia do ver. Assim, nesta tese, no que se refere a metrópole contemporânea, opera-se com esta concepção de imagem crítica como meio de reflexão e análise sobre a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo como núcleo um conjunto de fotografias de Andreas Gurski e Michael Wesely.The field of this study is the photographic / city / perception relationship, with the objective of considering the critical power of photography oriented toward the contemporary city. \"Critical power\" at the present time is understood as the active term in the relations between these three elements, requiring examination of this relationship in the modern city, keeping in view its foundations, references and counterpoints created there which, directly or indirectly, are involved in contemporary production. Such influences from one time to another are considered, for example, in the perceptual-embodiment dynamic that has been drastically altered in cities, in the technical mediations that have come to constitute the cognition of the modern city\'s inhabitants, in the spectacle and the mercantile character defined by occupations, and by the hierarchization of the urban space. Reflections of Walter Benjamin concerning modern cities underlay explanation of this triadic relation, as a component oriented toward the idea of the dialectical image. The idea of dialectical image was reworked by George Didi-Huberman in his conception of the critical image, which identifies converging aspects between the dialectical image and the phenomenology of seeing. Thus this conception of the critical image is worked in this thesis, in reference to the contemporary city using the photographs of Andreas Gursky and Michael Wesely as the basis for reflection about and analysis of the photography / city / perception relationship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPallamin, Vera MariaCosta, Luciano Bernardino da2010-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18062010-090811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-18062010-090811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
Dialectical image and critical image: photo image and perception in modern and contemporary metropolis
title Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
spellingShingle Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
Costa, Luciano Bernardino da
Aesthetics
Áreas metropolitanas
Estética
Fenomenologia
Fotografia
Metropolitan areas
Percepção urbana
Phenomenology
Photography
Urban perception
Walter Benjamin
Walter Benjamin
title_short Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
title_full Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
title_fullStr Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
title_full_unstemmed Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
title_sort Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea
author Costa, Luciano Bernardino da
author_facet Costa, Luciano Bernardino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pallamin, Vera Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Bernardino da
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetics
Áreas metropolitanas
Estética
Fenomenologia
Fotografia
Metropolitan areas
Percepção urbana
Phenomenology
Photography
Urban perception
Walter Benjamin
Walter Benjamin
topic Aesthetics
Áreas metropolitanas
Estética
Fenomenologia
Fotografia
Metropolitan areas
Percepção urbana
Phenomenology
Photography
Urban perception
Walter Benjamin
Walter Benjamin
description O campo dessa pesquisa é a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo por objetivo pensar a potência crítica da fotografia orientada para a metrópole contemporânea. O entendimento desta potência crítica no presente e como termo atuante na relação entre estes três elementos, torna necessário o exame desta relação na metrópole moderna, tendo em vista ali terem-se criado seus fundamentos, referências e contrapontos, os quais, direta ou indiretamente, participam da produção contemporânea. Tais influências de uma temporalidade a outra, observam-se, por exemplo, na dinâmica perceptivo-corpórea que se altera drasticamente com as metrópoles, nas mediações técnicas que passam a constituir a cognição do habitante da cidade moderna, no caráter espetaculoso e mercantil definidores de uma ocupação e hierarquização do espaço urbano. A explicitação desta relação triádica é balizada pelas reflexões de Walter Benjamin acerca das metrópoles modernas, tendo como elemento orientador a noção de imagem dialética. Esta noção de imagem dialética foi retrabalhada por George Didi-Huberman em sua concepção de imagem crítica, a qual identifica aspectos convergentes entre a imagem dialética e a fenomenologia do ver. Assim, nesta tese, no que se refere a metrópole contemporânea, opera-se com esta concepção de imagem crítica como meio de reflexão e análise sobre a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo como núcleo um conjunto de fotografias de Andreas Gurski e Michael Wesely.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18062010-090811/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18062010-090811/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090831322185728