Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia Couto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-01082024-134817/ |
Resumo: | O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do ensino fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do ensino fundamental, baseada nos estudos de letramentos literários de Rildo Cosson (2014), Mirian Zappone (2008), Neves e Bunzen Júnior (2021) e Amorim et al. (2022). A partir desse pressuposto fez-se necessário investigar as definições de letramentos em geral até, especificamente, os literários e a sua inserção nos documentos normativos vigentes, a inclusão da literatura africana no currículo - garantida pela lei 10.639/2003 e ainda pouco implementada - e refletir a respeito da definição de dialogismo e gêneros do discurso propostas por Bakhtin (2016), e do gênero diário de leitura - arcabouço das pesquisas de Machado (1998), Rouxel (2014) e Souza (2020). O ponto de partida para o corpus dessa dissertação foi a leitura crítica - pelos estudantes - da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Ana Rachel Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de produção teve como foco a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os Cadernos de Kindzu, presentes na leitura utilizada como base para o estudo, para culminar com a confecção dos Diários de leitura 9A, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. A finalização do projeto foi a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos discentes e a distribuição do PDF da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramentos literários e de aquisição das habilidades propostas pela BNCC a partir de atividades dialógicas |
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Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia CoutoLiterary literacy for ninth grade students: a proposal for dialogical activities and the production of a reading diary with the work Terra Sonâmbula, by Mia CoutoAfrican literatureContextualized LiteratureLeitura literáriaLetramentos literáriosLiterary literacyLiterary readingLiteratura africanaLiteratura contextualizadaMia CoutoMia CoutoO trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do ensino fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do ensino fundamental, baseada nos estudos de letramentos literários de Rildo Cosson (2014), Mirian Zappone (2008), Neves e Bunzen Júnior (2021) e Amorim et al. (2022). A partir desse pressuposto fez-se necessário investigar as definições de letramentos em geral até, especificamente, os literários e a sua inserção nos documentos normativos vigentes, a inclusão da literatura africana no currículo - garantida pela lei 10.639/2003 e ainda pouco implementada - e refletir a respeito da definição de dialogismo e gêneros do discurso propostas por Bakhtin (2016), e do gênero diário de leitura - arcabouço das pesquisas de Machado (1998), Rouxel (2014) e Souza (2020). O ponto de partida para o corpus dessa dissertação foi a leitura crítica - pelos estudantes - da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Ana Rachel Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de produção teve como foco a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os Cadernos de Kindzu, presentes na leitura utilizada como base para o estudo, para culminar com a confecção dos Diários de leitura 9A, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. A finalização do projeto foi a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos discentes e a distribuição do PDF da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramentos literários e de aquisição das habilidades propostas pela BNCC a partir de atividades dialógicasWorking with literary texts is not a recurring practice in the final years of elementary school, given that the focus on this area of Portuguese language study is only given in subsequent grades. Assuming the view of literature as an essential human right - as defended by Cândido (2004) - the research topic developed emerges - a proposal for dialogical activities aimed at training literary readers in the ninth grade of elementary school, based on the literary literacy studies of Rildo Cosson (2014), Mirian Zappone (2008), Neves and Bunzen Júnior (2021) and Amorim et al. (2022). Based on this assumption, it was necessary to investigate the definitions of literacies as a whole and, specifically, the literary ones and their incorporation into current normative documents, the inclusion of African literature in the curriculum - guaranteed by law 10.639/2003 and still poorly implemented - and to reflect on the definition of dialogism and genres of discourse proposed by Bakhtin (2016), and the genre of the reading diary - the framework of research by Machado (1998), Rouxel (2014) and Souza (2020). The starting point for the corpus of this dissertation was the students\' critical reading of Terra sonâmbula, by the Mozambican author Mia Couto, in dialog with other texts on the same theme. The aim of this work was to develop activities - based on the didactic sequence proposed by Dolz and Schneuwly (2004) and Ana Rachel Machado\'s (1998) reading diary proposals - to encourage a taste for literary reading in the classroom, as well as to bring students and the fictional work closer together, given that this book presents a life story close to that experienced by the school community. The production process focused on the critical reading of the two parallel and complementary stories: the survival of Muidinga and Tuahir and Kindzu\'s Notebooks, featured in the reading used as the basis for the study, culminating in the production of the \"9A Reading Diaries\", written by the students based on their experiences and involvement in the reading. The production process focused on the critical reading of the two parallel and complementary stories: the survival of Muidinga and Tuahir and Kindzu\'s Notebooks, featured in the reading used as the basis for the study, culminating in the production of the \"9A Reading Diaries\", written by the students based on their experiences and involvement in the reading. The end of the project was an event to autograph the printed books, hand them over to those responsible for the students and distribute the PDF of the production to friends and family. These activities and productions are the corpus for the analysis of the whole process of literary literacy and the acquisition of the skills proposed by the BNCC based on dialogic activitiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Manoel Mourivaldo SantiagoFeitosa Silva, Renata 2024-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-01082024-134817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T19:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-01082024-134817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T19:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do ensino fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do ensino fundamental, baseada nos estudos de letramentos literários de Rildo Cosson (2014), Mirian Zappone (2008), Neves e Bunzen Júnior (2021) e Amorim et al. (2022). A partir desse pressuposto fez-se necessário investigar as definições de letramentos em geral até, especificamente, os literários e a sua inserção nos documentos normativos vigentes, a inclusão da literatura africana no currículo - garantida pela lei 10.639/2003 e ainda pouco implementada - e refletir a respeito da definição de dialogismo e gêneros do discurso propostas por Bakhtin (2016), e do gênero diário de leitura - arcabouço das pesquisas de Machado (1998), Rouxel (2014) e Souza (2020). O ponto de partida para o corpus dessa dissertação foi a leitura crítica - pelos estudantes - da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Ana Rachel Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de produção teve como foco a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os Cadernos de Kindzu, presentes na leitura utilizada como base para o estudo, para culminar com a confecção dos Diários de leitura 9A, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. A finalização do projeto foi a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos discentes e a distribuição do PDF da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramentos literários e de aquisição das habilidades propostas pela BNCC a partir de atividades dialógicas |
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